O guia de marketing musical para músicos indie

Se você é como muitos artistas, o marketing musical parace ser aquela coisa assustadora que você deve fazer quando terminar a sua música. Mas não precisa ser assim

Você escreveu e gravou uma música ou álbum do qual se orgulha muito. Agora você precisa deixar seus fãs existentes entusiasmados, alcançar novos ouvintes e encontrar mais maneiras de ganhar dinheiro com essa música/álbum.

E é aí que entra toda essa coisa de marketing musical.

Se você está lendo isso, provavelmente podemos assumir que você não tem uma equipe de gestão sofisticada ou uma grande gravadora lidando com seu marketing. Tudo bem. Você pode realizar muito com táticas de marketing de música “faça você mesmo” e um orçamento pequeno.

Como? Nós vamos chegar a isso. Mas primeiro…

O que é marketing musical?

O marketing musical é o processo de satisfazer as necessidades dos fãs em relação à sua música, produtos e shows. É também sobre alcançar as pessoas certas e transformá-las em fãs em primeiro lugar.

Saiba como criar um plano Marketing.

Muita coisa pode cair sob o guarda-chuva do marketing. Da publicidade à promoção, e muito mais. Os especialistas vão debater as diferenças entre essas várias atividades. Mas para seguirmos em frente, vamos apenas dizer que o marketing pode abranger ou se sobrepor a todos esses esforços.

Quando dizemos “marketing musical”, queremos dizer colocar ativamente sua música na frente do público desejado por meio de um esforço concentrado chamado “campanha”. Por meio de uma campanha, você convence seu público a realizar uma ação específica. Essa ação que você está tentando fazer com que seu público execute pode ser algo como:

Etc.

Você com certeza tem algo que deseja que seu público faça. O marketing é um esforço para conduzir seu público em uma jornada da conscientização à conversão (e além). E por falar em “público” e “conversão”, vamos definir alguns termos antes de entrarmos em táticas específicas.

Termos de marketing importantes que você deve saber

Vamos examinar um rápido glossário da terminologia de marketing:

Público: em um sentido que não seja de marketing, você poderia dizer que seu público é todo o seu ecossistema de fãs. É todo mundo que curtiu sua música que você pode recorrer de alguma forma. Mas, em marketing, “público” é definido de forma mais restrita como as pessoas específicas que você pretende motivar com uma determinada mensagem ou atingir por meio de um determinado canal. Também pode ser um grupo de pessoas que já realizaram uma ação específica.

Segmento: uma parte de seu público que compartilha características semelhantes, geralmente determinadas por dados demográficos como idade, sexo, localização geográfica ou outras delimitações facilmente marcadas. Os segmentos são importantes para seus esforços de marketing porque eles podem dizer que tipo de pessoa ouve sua música. Eles também podem dizer quem realizou determinadas ações, como quem abriu seus e-mails recentes ou assistiu ao seu vídeo mais recente.

Segmentação: focar ativamente em um segmento específico, uma vez que você identificou quais são seus segmentos. Targeting é o verbo para o substantivo do segmento. Quando você está direcionando seu marketing para um determinado segmento, você os está direcionando.

Aqui estão alguns exemplos de segmentos de público que você pode atingir com sua mensagem de marketing musical:

  • Fãs de Júlia Santos no Brasil, maiores de 25 anos
  • Pessoas no Instagram que se envolveram com uma de suas postagens nos últimos 45 dias
  • Fãs de hip-hop no Reino Unido que nunca ouviram falar de você, mas provavelmente irão tocar sua música no Spotify

Conversão: quando seu público-alvo realiza a ação que você está pedindo a ele. Isso pode ser qualquer coisa, desde comprar seu produto até fazer streaming de sua música ou ações menores desejadas, como clicar em um link em um e-mail que você enviou.

Impressão: o número de visualizações que algo (geralmente um anúncio, mas também algo como um e-mail) recebeu. Observe que esse não é o número de cliques no anúncio ou e-mail em si, mas sim quantas pessoas viram o anúncio. Como muitos anúncios são anúncios em vídeo, uma impressão nem sempre é um sinal de engajamento. Se alguém apenas vê que o anúncio está lá, é uma impressão, mas não é a mesma coisa que ver o anúncio inteiro.

CTA: “Call to action”. Isso é o que você deseja que seu público faça, a ação que deseja que ele execute após a impressão. É também a linguagem que você usa para fazê-los fazer isso, como “Ouça minha nova música!” ou “Compre ingressos aqui”.

Taxa de abertura: a quantidade de assinantes que abrem uma mensagem como um e-mail ou texto SMS. Isso é medido em porcentagens, então se você enviou um e-mail para 100 pessoas e 90 delas o abriram, é uma taxa de abertura de 90%.

Taxa de cliques: a quantidade de assinantes que clicam no link de uma mensagem de marketing. No marketing musical, este link será para sua nova música, um item de mercadoria ou uma página para comprar ingressos para os próximos shows. Assim como as taxas de abertura, as taxas de cliques também são medidas em porcentagens.

CPM: “Custo por 1.000 impressões” (o “M” significa mille, que em latim significa mil). As impressões são normalmente avaliadas na casa dos milhares, já que mesmo 100 impressões de anúncios são apenas 100 pessoas vendo seu anúncio on-line. No caso de anúncios pagos, o CPM é medido pelo custo por 1.000 impressões em um anúncio. Idealmente, você gostaria que seu CMP fosse o mais baixo possível, mas há ocasiões em que o custo por impressão é alto, mas o retorno vale a pena.

ROI: “Retorno sobre o investimento”. Quanto sua campanha contribui para o crescimento de sua receita, geralmente em relação a quanto custa a campanha. Esta é outra medida do sucesso de uma campanha. Seus gastos valem o que você vê em troca? Nem todas as campanhas terão um ROI positivo. Na verdade, muitos COSTARÃO a você mais do que você recebe de volta, mas isso não significa que não vale a pena o investimento. Mais sobre isso em um segundo.

“Resposta direta” versus “Madison Avenue”

Em um nível superior, existem alguns modos de marketing.

O primeiro modo é “Madison Avenue”. O objetivo é criar uma impressão duradoura. Pode até impulsionar as vendas. Mas não necessariamente obriga a uma ação imediata. Pense em um outdoor gigante na Times Square. Um comercial do Super Bowl. Ou um anúncio de página inteira em uma revista brilhante. Uma grande transmissão de marca. Algo que muitas vezes parece um, para muitos.

E, a menos que o anúncio contenha um código QR, URL dedicado ou qualquer outra coisa que seja rastreável, não há uma maneira rápida de avaliar o envolvimento e atribuir crescimento ao anúncio. Um aumento nas vendas seria uma boa correlação, é claro, mas conectar os pontos ainda envolve algumas suposições.

A “resposta direta”, por outro lado, é uma tradição de marketing que muitas vezes tenta atrair um indivíduo. Parece um a um. Esse estilo de marketing também exige que o indivíduo FAÇA algo. Responda a esta carta. Use este cupom. Reivindique este conjunto de faca grátis. Clique neste link.

O apelo direto, combinado com a capacidade de SABER e MEDIR o que os destinatários da mensagem estão fazendo em resposta, tornam esse estilo de marketing a escolha inteligente para empresas que não podem simplesmente gastar dinheiro à toa. E adivinha? Isso é a maioria dos músicos!

A forma como as plataformas de anúncios gigantes como Google, Facebook e Instagram funcionam é essencialmente a evolução digital do marketing de resposta direta.

Pontos-chave para uma campanha de marketing musical de sucesso

Antes de mergulharmos nos diferentes tipos de marketing musical e nas plataformas que você pode usar para comercializar sua música, aqui estão algumas diretrizes gerais e dicas do estrategista analítico da CD Baby, Dan Parscale.

Defina o orçamento certo para suas campanhas de marketing musical

Aquele velho ditado comercial “você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro” se aplica aqui. O marketing da sua música é um investimento … em você! E você é responsável por impulsionar o sucesso da sua música.

Algumas campanhas de marketing musical podem ser mais acessíveis do que outras, mas raramente são gratuitas. Portanto, faça um orçamento e invista na sua campanha. Mas não quebre o banco. Parscale avisa: “Pode ser fácil gastar muito dinheiro em sua campanha. Certifique-se de obter um bom ROI por seus esforços. ”

Podem haver exceções a essa regra, no entanto. Quando você está construindo sua base de fãs pela primeira vez, está construindo um negócio. A maioria das empresas espera perder dinheiro por um ou dois anos antes de ter lucro. Essas perdas são frequentemente levadas em consideração nos planos de negócios desde o início e podem ser consideradas custos de aquisição de clientes, custos de reconhecimento de marca, etc.

Você também deve considerar a rapidez com que gasta seu orçamento. É tentador distribuir seu orçamento por um período mais longo, e muitos profissionais de marketing de música falam sobre campanhas de 1 real por dia. Mas se você estiver usando uma plataforma de anúncios como o Facebook ou Instagram para alcançar novos ouvintes, é necessária uma certa quantidade de interação antes que a plataforma reúna dados suficientes para entender seu público ideal, otimizar a entrega de anúncios e assim por diante.

Portanto, embora algo como 1 real por dia seja atraente, talvez seja melhor gastar uma quantia decente com antecedência na fase de “teste”. Isso ajuda você a otimizar seu marketing mais rapidamente. Depois que sua campanha estiver fora da fase de teste, você pode determinar se deseja gastar o restante de seu orçamento rapidamente para uma massa crítica ou se deseja alocar o restante do orçamento por um período mais longo, como uma espécie de gasto de manutenção .

Não há uma única maneira correta de usar seu orçamento de marketing, mas certifique-se de:

  1. Você economize para ter dinheiro suficiente para testar adequadamente o conteúdo e a segmentação do anúncio.
  2. Mas NÃO gaste todo o orçamento tão cedo. O teste é apenas a primeira fase. Assim que o seu marketing estiver ligado, coloque o resto do dinheiro para trabalhar!
  3. Alinhe o cronograma de sua campanha com o resultado desejado. Vendendo ingressos para um show na próxima semana? Gaste todo o orçamento de publicidade o mais rápido possível. Dirigindo tráfego frio para uma lista de reprodução do Spotify? Não. Melhor ainda, estique seu orçamento por várias semanas ou meses.
  4. Monitore o desempenho do anúncio todos os dias. Otimize ao longo do caminho, porque cada centavo conta.

Seu marketing deve diferenciar sua música e sua história

O marketing musical não é você gritando “ouça minha música!” em todas as comunicações que você tem com fãs em potencial.

Essa é uma maneira fácil de seus esforços se perderem no barulho de inúmeras outras campanhas direcionadas às mesmas pessoas. Vivemos em uma época em que somos bombardeados todos os dias, seja por meio de mídias sociais, e-mail, mensagem de texto SMS, etc.

Pense em seu marketing como uma forma de contar a história de sua música ou de confirmar algo sobre seu público que eles consideram essencial para sua identidade.

Para fazer isso com sucesso, você deve considerar seu conteúdo de marketing por vários ângulos. Teste diferentes abordagens. E lembre-se de que começamos a duvidar rapidamente de coisas que PARECEM ser um marketing corporativo e frio. Isso é uma boa notícia para você, porque significa que você pode ser muito mais autêntico, casual e peculiar para conquistar seus fãs.

Seu marketing musical deve chamar a atenção imediatamente

“Não nos aborreça. Vá para o refrão. ”

A capacidade de atenção das pessoas é curta nos dias de hoje. Em sua primeira impressão, entre, transmita sua mensagem e saia. Se você demorar muito para chegar ao ponto, seu público simplesmente continuará sem ver sua mensagem.

Também continuaremos surfando pela nossa timeline, sem parar, a não ser que o conteúdo pule pela tela e interesse nossos olhos nos primeiros 3 segundos. Portanto, mesmo que a frase de ação (call to action) venha um pouco mais tarde, algo atraente precisa acontecer imediatamente.

Preste muita atenção à impressão imediata que você está criando. Deve ser intrigante o suficiente para que possamos fazer a próxima coisa: reativar o som, clicar no botão, continuar assistindo, etc.

Com e-mails, torne-os pessoais, mas tente não escrever um romance.

Saiba quem é o seu público

“É uma boa ideia focar na publicidade para pessoas que gostam de artistas com quem você se identifica ou que te influenciam”, diz Parscale. “Então, se você notar que as pessoas que gostam de Queens of the Stone Age também gostam de sua música, você vai querer atingir os fãs dessa banda, pois você sabe que eles também podem gostar de sua música.”

Mas não necessariamente limite sua segmentação a artistas que parecem com seu som. Podem haver outros interesses e tópicos que se sobrepõem à sua música também. Continue testando, continue aprendendo!

Felizmente, você não precisa manter tudo isso em sua cabeça, em uma planilha ou como um palpite. Plataformas como o Facebook aprendem continuamente sobre seu público à medida que você executa mais campanhas. À medida que sua conta de anúncios se torna “experiente”, o Facebook oferece resultados mais inteligentes (e geralmente mais baratos).

Use um CTA claro

Se você lançou um novo single e deseja que o público ouça, “Ouça o novo single” ou “Nova música lançada agora!” funciona.

Quer que eles assistam à sua transmissão ao vivo ou comprem ingressos? “Inscreva-se na transmissão ao vivo” passa a mensagem.

Soletre para eles.

A exceção a isso são as audiências de primeiro contato (pessoas que são totalmente novas em sua música) em uma plataforma social. Faça com que o primeiro anúncio seja apenas “conteúdo” normal, sem se parecer com um anúncio real. Sem CTAs ou links. Apenas bom conteúdo entregue às pessoas certas. Dessa forma, eles não sentem que estão sendo anunciados logo de cara, o que os torna mais propensos a se engajar.

Assim que eles se engajarem, você pode …

Fazer um remarket para seus fãs

Na linguagem de marketing, remarketing é o processo de apresentar as mensagens sequenciais corretas a um público definido com base em suas ações anteriores. Simplificando, você está tentando levar os fãs em uma jornada de A a Z; e você trata cada fã de maneira diferente de acordo com quando, se e como eles dão o próximo passo ao longo do caminho.

Eventualmente, essa jornada leva seu público da introdução a um fã de longa data, do frio ao morno, ao morno ao quente. Você não começa com uma grande pergunta inicial. Você trabalha lentamente em direção à oferta de vinil, a camiseta do clube do mês, os ingressos VIP.

O remarketing exige que você entenda quais etapas seu público deu e quais ele não deu ao longo da jornada. Uma das melhores maneiras de rastrear o comportamento desse público é com o pixel do Facebook. Para obter as etapas de criação e instalação de um pixel do Facebook em seu site, consulte nosso guia do músico para anúncios no Facebook e Instagram.

Siga a regra dos sete: promova sua música repetidamente

É um axioma tão antigo quanto o marketing em si, mas ainda é válido na era moderna do marketing digital: seu público precisa ver sua mensagem pelo menos sete vezes antes de converter. Na verdade, na era moderna, “sete vezes” é mais uma abreviação de “muitos e muitos”.

Basicamente, seu público não vai adorar seu anúncio na primeira vez, e provavelmente não algumas vezes depois disso. Fique na frente deles!

Identifique e diferencie sua marca como músico

Assim como as grandes empresas, você tem uma marca.

Sua marca é sua história; é quem você é e o que sua música representa para as pessoas, e qualquer outra coisa que o diferencia de outros artistas e o torna você. Ou isso os torna (falando sobre seus fãs).

Confira o nosso artigo sobre Por que músicos independentes precisam ter um plano de marketing (e como criar um) para ver como alinhar seus esforços de marketing e sua história de artista.

Não se concentre muito em ganhos de curto prazo

É tentador colocar todos os seus esforços de marketing para impulsionar algo como streams do Spotify ou visualizações de vídeo do YouTube, porque essas estatísticas são públicas. Parece que seu ego está em jogo.

No entanto, o que você REALMENTE deseja que seu marketing faça é cultivar um relacionamento vitalício com seus fãs. As transmissões passivas desaparecerão, mas uma conexão profunda com seu público – mesmo que seja um público pequeno – pode levar a coisas como vendas de produtos e participação em shows no futuro.

O que significa…

Comece com sua meta de marketing em mente

Comece com o resultado final e, em seguida, certifique-se de que tudo funcione em conjunto para esse objetivo.

Pergunte a si mesmo:

  • Qual é o objetivo final da minha campanha de marketing?
  • Estou almejando o público certo?
  • A oferta é certa para esse público?
  • Meu público achará o incentivo atraente o suficiente?
  • Eles sabem POR QUE esta oferta ou conteúdo os beneficiará?
  • O criativo e o texto do anúncio (imagens, vídeo, texto etc.) transmitem a vibração certa?

Saiba qual será a PRÓXIMA etapa da jornada

Vamos supor que sua campanha de marketing seja bem-sucedida. Isso é ótimo. Mas se você não tiver um plano de acompanhamento, pode perder o fôlego, seu público pode ficar inativo ou expirar (isso é uma coisa no mundo da publicidade digital) e você pode ter que gastar mais tempo e dinheiro voltando para algumas dessas mesmas pessoas.

Portanto, antes de lançar uma campanha de marketing musical, tenha uma ideia de qual será o próximo passo nas semanas ou meses que se seguem.

O seu site (ainda) é essencial para o marketing musical

Sim, você ainda precisa de um site em 2021. Por quê?

Ter um site oficial do artista é uma parte indispensável de seus esforços de marketing pelos seguintes motivos:

Você é dono disso. Seu site é seu e de mais ninguém, ao contrário dos perfis de mídia social.

Faz você parecer profissional. Um site mostra que você leva a sério sua carreira musical.

Você controla a experiência. Você decide cada aspecto da sua página e personaliza como achar melhor.

Dados valiosos. Você pode adquirir dados essenciais de seu site que talvez não consiga acessar em outro lugar, como uma lista de e-mail.

Venda sua música diretamente para os fãs. Não quer que ninguém fique com uma parte das vendas de seus discos? Você pode vender música e produtos diretamente em seu site se quiser enviá-los você mesmo.

Instale o código de segmentação em seu site

Mas talvez o mais crucial para seus esforços de marketing, você pode colocar um código de remarketing como o pixel do Facebook em seu site! Isso fornece uma grande janela para a eficácia de seus esforços de marketing e ajuda a construir públicos de retargeting.

Ah, e por último, mas NÃO menos importante …

Aproveite ao máximo as squeeze/landing pages

Com o seu próprio site, você pode direcionar o tráfego para uma landing page ou “squeeze page”.

Essas páginas basicamente “comprimem” informações dos visitantes ou os leva a uma ação, são páginas simples, projetadas especificamente para obter informações (como um endereço de e-mail) em troca de algo, ou para direcionar o público para uma ação específica.

Não há distrações. Você remove opções, oculta a navegação superior, exclui o rodapé, evita outros links. O visitante executa a ação desejada ou clica no botão Voltar. Você remove barreiras removendo escolhas.

Um uso comum para as “squeeze pages” no espaço de música digital é criar uma ponte entre a plataforma de anúncio escolhida e o Spotify.

Por que você não enviaria tráfego direto do Instagram para o Spotify? Bem, você poderia. Mas, para limitar o tráfego de bots e lixo eletrônico, primeiro você enviaria o tráfego de anúncios para a página de captura em seu site. Esta página teria UMA opção – transmitir a música no Spotify.

Sim, isso significa menos tráfego geral para o Spotify. Mas dada a etapa extra, a ação demonstra uma intenção maior. Os cliques no botão em sua página seriam rastreados como conversões, ajudando o Facebook a aprender mais sobre seus verdadeiros fãs e, assim, compartilhar o conteúdo do seu anúncio com cada vez mais membros qualificados de seu público-alvo.

Além disso, uma squeeze page também está rastreando as visitas, então você está construindo um público redirecionável a partir dessas visualizações de página, que é algo que você não pode fazer no Spotify.

Mais sobre as squeeze páginas em conexão com o e-mail abaixo.

O marketing por email é mais importante do que nunca para os músicos

O e-mail é um componente importante do marketing. E alguns estudos mostram que o marketing por email está mais eficaz do que nunca. Quase todo mundo tem um endereço de e-mail, muito mais do que até mesmo quem tem contas em redes sociais. Além disso, todos nós verificamos nossos e-mails quase todos os dias, e estudos mostraram que os consumidores preferem ser anunciados por e-mail do que por qualquer outro meio de publicidade.

Mas como você realmente consegue os endereços de e-mail dos fãs em potencial?

Existem algumas maneiras criativas de fazer isso:

Colete endereços de e-mail em shows ao vivo (eles estão voltando!), Solicitando-os aos participantes.

Distribua seus produtos, incluindo seu CD. Sim, as pessoas ainda ouvem CDs! Você pode adicionar uma tonelada de pessoas à sua lista de e-mail, oferecendo-se o envio de um CD grátis se elas cobrirem apenas o envio e o manuseio.

Use uma squeeze page. Você pode adicionar uma squeeze page ao seu site solicitando assinaturas para o seu boletim informativo, que por sua vez adiciona o e-mail do assinante à sua lista. Aqui também é onde você pode atrair os visitantes com algo grátis em troca de seu endereço de e-mail, como uma música inédita ou um vídeo exclusivo.

Basta perguntar. Coloque um CTA em seu site que obriga os fãs a se inscreverem em sua lista de e-mails. Incentive-os a serem os primeiros a saber de qualquer notícia, como novos produtos, anúncios de shows / turnês e, claro, novas músicas!

O que devo escrever em meus e-mails de marketing?

Então você reuniu um monte de e-mails de fãs e tem um público considerável com quem se comunicar. O que você realmente escreve?

Alguns e-mails importantes que todo artista deve saber escrever:

E-mail de boas-vindas: como parece, o seu e-mail de boas-vindas é o primeiro e-mail que você envia para alguém depois que essa pessoa se inscreve na sua lista de e-mails. Você deve definir isso para enviar automaticamente. Um e-mail de boas-vindas é um dos seus e-mails mais abertos, o que significa que também é um dos mais importantes. Temos várias dicas excelentes para garantir que seu e-mail de boas-vindas seja efetivo, veja também nosso artigo Como aumentar sua lista de emails no próximo show.

E-mail pessoal: também chamado de boletim informativo, um e-mail pessoal é uma espécie de comunicação do tipo “é isso que estou fazendo”. Pode ser uma atualização do estúdio, um diário de viagem da estrada ou apenas alguns insights sobre sua vida pessoal. Este e-mail permite que seu público conheça você como pessoa e não apenas como artista.

Grande anúncio por email: Você tem um novo single (ou álbum) lançado! Você fez alguns novos produtos! Um passeio que você acabou de reservar! Isso é uma grande notícia e, definitivamente, um e-mail que muitos fãs vão querer abrir. Obtenha os detalhes do seu anúncio com antecedência (não “enterre a lede” como dizem no jornalismo) e forneça todos os links relevantes onde o seu público pode ouvir sua música ou comprar suas novas camisetas ou conseguir ingressos para seus shows.

Pedimos ao próprio gerente de marketing por e-mail da CD Baby, Luke Kashdan, seus conselhos para artistas que buscam divulgar suas músicas por e-mail. Ele diz que a primeira coisa que você quer fazer é aumentar as taxas de abertura em seus e-mails. “Para fazer isso, você precisa aprender a escrever linhas de assunto”, diz Kashdan. “Aprenda o que funciona e obtenha os melhores resultados.”

Em seguida, você precisa saber qual é o benefício para o leitor. “O benefício geralmente é o que você está oferecendo, portanto, sua nova música ou algum novo produto”, diz Kashdan.

No próprio e-mail, Kashdan diz que usar um botão pode ser uma ótima maneira de atrair a atenção do leitor para o foco principal do e-mail. Se você estiver usando um sistema de e-mail como o Mailchimp, é fácil adicionar um botão a qualquer e-mail. Junte seu botão a um CTA atraente para realmente aumentar os cliques.

Melhore o seu marketing musical com e-mails automatizados

Automação de e-mail é o processo de configuração de seu sistema de e-mail para que o conteúdo do e-mail leve seus fãs em uma jornada de assinante a fã. É uma maneira de configurar seus e-mails para que sejam enviados automaticamente, o que é ótimo para coisas como seu e-mail de boas-vindas ou outra série, como sua jornada pessoal. Automatizar seus e-mails é uma maneira de trabalhar de forma mais inteligente.

Marketing por texto SMS

SMS significa “serviço de mensagens curtas”. Simplificando, SMS é uma mensagem de texto.

Se você já recebeu uma mensagem de texto de uma empresa tentando vender algo, seu marketing foi feito por mensagem de texto.

Você também sabe que mensagens de texto e marketing via texto são um ato de equilíbrio delicado. A mensagem de texto parece muito mais pessoal do que o e-mail. Seu telefone é seu, um dispositivo que você carrega com você para qualquer lugar e verifica com mais frequência do que o e-mail. Portanto, ser comercializado via SMS pode parecer invasivo se você for cuidadoso sobre como o faz.

Algumas diretrizes gerais para marketing de SMS:
  • Obtenha permissão do seu público para enviar mensagens de texto.
  • Seja breve em seus textos.
  • Interaja com o seu público quando ele responder.
  • Acompanhe o que funciona.
  • Facilite o processo de cancelamento.
Quais plataformas estão disponíveis para marketing de SMS?

Existem muitos aplicativos para escolher quando você deseja comercializar sua música com SMS. Aqui estão algumas opções:

Como faço o marketing da minha música em plataformas de streaming?

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para promover sua música nas várias plataformas de streaming é realmente distribuir essa música para essas plataformas. Para isso, você precisará de um distribuidor de música.

A CD Baby é a melhor do setor em levar sua música a todos os lugares que você precisa para obter o máximo de exposição. Do Spotify à Apple Music ao YouTube, a CD Baby leva sua música para todas as principais plataformas de streaming e dezenas de outras em territórios específicos.

E o que é realmente legal é que distribuir música é, em muitos aspectos, sua própria forma de promoção. Isso porque simplesmente colocar sua música, digamos, o Spotify já está colocando-a na frente de possíveis fãs que usam essa plataforma por meio das listas de reprodução automatizadas do Spotify. Chegaremos a isso em breve, mas o primeiro grande passo é …

Verifique seu perfil de artista nas plataformas de streaming

O primeiro grande passo para promover sua música em plataformas de streaming é verificar seu perfil de artista nas plataformas que o permitem. Já dissemos isso antes, mas vamos repetir: verificar seu perfil de artista é uma das coisas fundamentais mais importantes que você pode fazer por sua música em plataformas de streaming.

Os artistas da CD Baby podem ter seus perfis verificados nas principais plataformas de streaming:

Tudo o que você faz como artista nas plataformas de streaming decorre da verificação de seus perfis. A principal vantagem de verificar seus perfis de artista é que você pode personalizar sua marca e aparência. Este também é o seu próprio tipo de promoção, porque um perfil de artista personalizado e com aparência profissional atrairá mais ouvintes.

Se você olhar para os perfis de dois artistas sem nunca ter ouvido uma música de nenhum dos dois, e um deles tiver um perfil totalmente verificado com uma foto de um artista profissional e outros recursos destacados em seu perfil, e o outro apenas tiver uma imagem genérica do último lançamento e sem verificação confirmada, qual música você vai conferir?

A forma como você apresenta sua música tem um impacto em como (e se) as pessoas a ouvem.

Faça seu público tocar e salvar sua música

É aqui que CTAs claros entram em ação. Explique explicitamente a sua mensagem para o seu público; diga a eles o que eles precisam fazer quando você lançar uma nova música. Nem todo mundo conhece todo o funcionamento interno das plataformas de streaming. E nem todo fã entende o impacto positivo que suas ações podem ter em sua música.

Certifique-se de dizer ao seu público que eles devem:
  • adicionar sua música às listas de reprodução
  • salvar sua música na lista deles
  • compartilhar e recomendar sua música nas redes sociais
  • seguir seu perfil de artista

A verdade sobre streaming: qualidade em vez de quantidade.

Você quer fãs verdadeiros, não ouvintes passivos.

As plataformas de streaming valorizam o engajamento de qualidade. Essencialmente, ao monitorar o comportamento do ouvinte, eles querem saber se as pessoas realmente se importam com sua música quando a ouvem.

Como tal, sua contagem geral de stream é menos importante do que a porcentagem de pessoas que salvaram ou colocaram sua música na playlist, ouviram tudo, ouviram novamente, etc.

Sempre que você olhar para as estatísticas de streaming, lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Quando os ouvintes se comportam de uma forma que sugere que eles APRECIAM sua música, plataformas como Spotify e Pandora são mais propensas a recomendar sua música para novos públicos.

Aproveite o poder das playlists do Spotify

Depois de verificar seu perfil de artista, você está pronto para usar as listas de reprodução do Spotify para expandir seu alcance. A maior parte desse trabalho promocional básico é feito por meio de listas de reprodução algorítmicas, das quais existem duas potências:

Radar de novidades – atualizada todas as sextas-feiras com até duas horas de novas músicas e faixas relevantes de artistas que você demonstrou interesse como ouvinte no Spotify.

Descoberta da Semana atualizada com novas músicas todas as segundas-feiras, com músicas escolhidas de acordo com seu próprio histórico de audição e de outros usuários que gostam de músicas semelhantes.

Quanto mais seguidores você tiver no Spotify, quanto mais vezes alguém salvar sua música em sua lista, biblioteca ou playlists, maiores serão as chances de sua música ser adicionada a qualquer uma dessas playlists personalizadas.

É por isso que é crucial fazer com que seus fãs o sigam no Spotify, uma vez que seus lançamentos podem ser adicionados automaticamente às listas de reprodução Radar de novidades e novidades da semana de seus seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais fãs nunca perderão suas novas músicas. Quanto mais pessoas gostarem de um novo lançamento no início, mais o Spotify servirá essa música em listas de reprodução mais algorítmicas.

Você pode criar expectativa e encorajar seguidores criando uma campanha de desbloqueio social com Show.co, para maiores informações não deixe de ler nosso artigo: Marketing de Influência para músicos Independentes

O Social Unlocks incentiva seu público a seguir, salvar, fazer o pré-save e tocar sua música no Spotify em troca de conteúdo especial como:

  • um download de MP3 ou FLAC
  • um PDF
  • um link de vídeo não listado no YouTube ou Vimeo
  • um URL oculto
  • uma lista de reprodução especial do Spotify
  • um código de cupom
  • mercadoria grátis
  • Acesso VIP a uma transmissão ao vivo
  • ingressos para um show ou meet-and-greet

Envie sua música para consideração de uma playlist

Esse é um bom começo para alguma promoção passiva, mas vamos ser um pouco mais pontuais, certo?

Você pode enviar sua música diretamente para os editores do Spotify para consideração em suas listas de reprodução personalizadas e selecionadas, veja:
Siga estes passos para entrar em uma playlist no Spotify!
E você pode fazer isso diretamente em sua conta do Spotify para Artistas assim que for verificado!

Essas playlists são muito importantes porque são organizadas por gênero e estilo e têm milhares de seguidores que as consultam em busca de novas músicas de acordo com seus gostos. Então, se você tem um novo metal, hip-hop, jazz ou qualquer outra música que deve ser lançada em breve, colocá-la em uma grande lista de reprodução com curadoria de especialistas em todas as coisas pesadas, rimadas ou totalmente legais é uma ótima maneira de apresentar sua música a um público mais amplo .

Dois benefícios adicionais deste processo de argumento de venda do Spotify:

O Spotify pede que você forneça um monte de informações adicionais sobre o som, gênero e instrumentação de sua música, todas as quais podem ajudar na descoberta.

Você tem a garantia de posicionamento do radar de novidades para a canção sugerida

Garantir que sua nova música apareça nas listas de reprodução do Radar de novidades de seus seguidores é enorme, porque seus seguidores existentes são as pessoas com maior probabilidade de desfrutar de suas músicas. Isso também significa que eles são mais propensos a realizar ações que demonstrem envolvimento de qualidade, o que, por sua vez, envia sinais ao Spotify de que vale a pena compartilhar sua música além de sua base de fãs existente.

Crie um pré-save para sua música

O Spotify e o Apple Music oferecem aos usuários a capacidade de adicionar músicas ou álbuns de um artista às suas listas de reprodução antes do lançamento da música. O Spotify chama esse recurso de “pré-save” e a Apple Music chama de “pré-add”, confira nosso artigo sobre isso: Qual é a diferença de um pre-save do Spotify e um pre-add da Apple Music?

Tanto os pré-saves do Spotify quanto os pré-adds da Apple Music desempenham um papel fundamental nos esforços promocionais do Spotify e da Apple Music.

Execute uma campanha pré-save no Spotify

Os pré-saves ajudam a garantir que os fãs ouvirão sua música no dia em que for lançada.

Para ajudar a construir tração no Spotify para sua nova música, você pode executar uma campanha de “pré-save”. Isso dá a você uma janela de tempo onde os fãs podem realmente FAZER algo com a música que você está promovendo antes de seu lançamento.

Todos os artistas da CD Baby têm acesso gratuito às ferramentas promocionais da Show.co (incluindo pré-save), direto no painel da CD Baby.

Embora uma campanha de pré-salve seja um ótimo começo, Show.co oferece muito mais para aqueles que querem realmente ir além para atrair novos ouvintes, incluindo promoção em outros sites. Como você faz isso? Que bom que você perguntou!

Anuncie sua música em sites de música premium

Quer anunciar sua música mais diretamente para fãs em potencial? Fora de suas opções gratuitas de pré-salve, Show.co também oferece um recurso pago chamado “Anúncios interativos”. Como o nome sugere, os anúncios interativos são anúncios que transformam qualquer faixa do Spotify ou vídeo do YouTube, em um anúncio atraente que pode ser reproduzido em sites populares como Rolling Stone e Pitchfork.

Esses anúncios serão direcionados aos fãs de música que visitam sites relacionados ao seu gênero, para que você saiba que eles são o público certo. Eles podem tocar sua música diretamente no anúncio, para que a navegação não seja interrompida para abrir um novo programa como o Spotify.

Mas se quiserem ver a música nessa plataforma, podem clicar no anúncio para abrir o aplicativo. É assim que você converte um ouvinte em um fã/seguidor, e você só precisa investir de forma efetiva.

Faça o Marketing da sua música nas redes sociais

Então, falamos sobre como chamar a atenção para sua música diretamente em plataformas de streaming e em sites, mas e as mídias sociais? Afinal, plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok são ferramentas importantes para os músicos aumentarem seu público e manterem contato com seus fãs. Ou, como diz a estrategista de mídia social da CD Baby, Cassia Saranovich, “Canais de mídia social são as plataformas que permitem que você seja sua pessoa mais exagerada”.

A maneira mais básica de promover sua música nas redes sociais é postar sobre seu novo lançamento. O lançamento de novas músicas é um grande evento para um artista, então você vai querer divulgar esse anúncio em todos os canais. Publique links de streaming para sua música no Facebook, adicione-os ao seu perfil do Instagram e crie IG Stories and Reels com sua música para encorajar outros a fazerem o mesmo.

Mas lembre-se de que seu conteúdo deve ser muito mais do que apenas “novas músicas chegando”. Torne o seu conteúdo importante. Mostre-nos os diferentes lados da sua personalidade. Vá fundo nos seus interesses fora da música.

O poder de marketing das plataformas de vídeos rápidos/curtos

Quando se trata de vídeo, não pense apenas em vídeos longos no YouTube e no Facebook. Pense na plataforma de vídeo de formato curtos mais quente e crie um vídeo com sua música no TikTok. “Interagir com seu público nas mídias sociais mostra que você se envolve com seus fãs e os aprecia como ouvintes”, diz Saranovich. O melhor do TikTok é que você pode fazer vídeos curtos em seu telefone. Não há necessidade de fazer alarde em um videoclipe caro. Agora, tudo se resume a vídeos curtos, baratos e memoráveis.

E o TikTok não se trata mais apenas de desafios, duetos e vídeos de dança. As pessoas estão ficando muito criativas e diversificadas com seu conteúdo. Junte suas músicas e talvez uma delas comece a ser tendência. O objetivo aqui é encorajar o maior número de pessoas possível a usar sua música de maneiras divertidas, e como a CD Baby oferece música para plataformas de vídeo sociais como TikTok, Triller e Instagram Reels, os usuários podem facilmente criar conteúdo com sua nova música!

Mas você pode levar o marketing social para o próximo nível com a ajuda de alguns especialistas.

Divulgue sua música com uma campanha de influenciadores de mídia social

Um número crescente de músicos indie está se voltando para influenciadores de mídia social para ajudar a construir seu público nas redes sociais. Isso porque os influenciadores são especialistas em mídia social com bases de fãs integradas que podem ajudá-lo com o seu alcance.

Os influenciadores podem atrair novos ouvintes para a sua música fazendo com que ela se torne tendência em uma plataforma de mídia social como o TikTok por meio da veiculação em vídeos. Pense nisso como uma versão ampliada do que você faria por conta própria, criada por alguém que conhece as estratégias necessárias para realmente decolar nas plataformas.

Existem algumas etapas que você pode seguir para divulgar sua música nas redes sociais com um influenciador:

  1. Determine se é a hora certa. Este é principalmente um olhar subjetivo sobre sua música e se você tem um trabalho, alguém gostaria de trabalhar com ele.
  2. Encontre um influenciador. Faça pesquisas nas redes sociais para encontrar um criador cujo trabalho você admira. Se você se lembra de um vídeo engraçado de que gostou, descubra quem o fez.
  3. Verifique seu influenciador. Confira o perfil deles, observe o engajamento online e certifique-se de que a marca deles está alinhada com a sua. Basicamente, você quer ver se eles são alguém com quem você realmente poderia trabalhar e não apenas alguém cujo conteúdo você gosta.
  4. Crie sua campanha. Trabalhe com seu influenciador para fazer uma campanha que usará sua música de forma a atrair novos ouvintes. O influenciador é o especialista, mas lembre-se de que é a sua música, então forneça informações e dê sua visão sobre como sua música é usada.
  5. Converta seus espectadores em ouvintes. É disso que se trata.

Crie um press kit (kit de divulgação) eletrônico

Um kit de imprensa eletrônico (EPK para abreviar) é uma maneira eficiente de combinar todas as suas informações em um documento. É realmente útil para candidatos a promotores, DJs de rádio e outras pessoas com quem você está procurando trabalhar ter um EPK simples para resumir o que você está fazendo.

Essa natureza abrangente também pode tornar as EPKs bastante intimidantes. O que você realmente adiciona ao seu EPK?

  • Uma citação: algo que descreva seu som ou sua atração – da mídia ou de um booker anterior.
  • Uma biografia: escreva uma biografia de um músico que inclua algumas frases sobre você, uma descrição de sua música e suas conquistas atuais.
  • Música: selecione suas faixas mais recentes, faixas mais populares ou faixas do álbum que você está promovendo.
  • Fotos: adicione imagens de alta resolução. Certifique-se de oferecer uma variedade de opções, desde fotos ao vivo até fotos de estúdio. Tenha também alguns tamanhos diferentes (paisagem, retrato e quadrado).
  • Vídeo: Escolha o seu melhor vídeo, tendo em mente que ele pode ser reutilizado online para mostrar a aparência e o som de sua banda.
  • Contato: facilite o contato de um mediador ou agente com você.
  • Links de mídia social: adicione seus ícones de mídia social para as plataformas nas quais você é mais ativo, limitado a 3 ou 4.

As coisas mais importantes a serem lembradas ao fazer o marketing de sua música

Este artigo já tem um bazilhão de palavras, e mal estamos arranhando a superfície sobre todas as coisas que você pode fazer para divulgar sua música, construir sua base de fãs e vender mercadorias ou ingressos.

Ferramentas e táticas específicas podem mudar ao longo dos anos, mas existem alguns princípios básicos de marketing que são bons para fechar:

  1. Coloque-se no lugar de um estranho. Você se importaria? Continue ajustando seu conteúdo e mensagens até que a resposta seja um sólido sim.
  2. Não vá à falência. O marketing, assim como a produção musical em si, é um jogo longo. Isso deve se refletir em seu orçamento. Certifique-se de que o dinheiro que você gasta traz resultados.
  3. Se não parecer autêntico, não é um bom marketing. Se o marketing é uma extensão de sua própria arte e narrativa, seus esforços de marketing devem parecer verdadeiros e sustentáveis, não bajuladores e exaustivos.
  4. É muito trabalhoso, então você também deve se divertir. O marketing não é um pó mágico que você espalha sobre a boa música para ficar famoso da noite para o dia. É uma busca totalmente criativa, assim como sua música. Você não vai ficar bom nisso a menos que tente. E ao fazer isso, seja você!
  5. Inspire-se roubando dos melhores. Como a música, o marketing é um campo em que você ganha muito copiando suas influências no início. Mantenha suas antenas sintonizadas com o que você vê funcionando no mundo. O que te fez rir, chorar ou clicar? Guarde essas ideias para o seu próprio marketing musical no futuro. Contanto que você filtre essa inspiração por meio de sua própria voz e sensibilidades, não é realmente um roubo.

Por último, como as ferramentas e táticas estão mudando constantemente, lembre-se de que o marketing musical é uma atividade na qual você sempre pode se sentir um estudante em algum grau. Tudo bem. O que você deve fazer é dominar os fundamentos. O resto está a apenas a um Google de distância.

Adoraríamos saber o que você está fazendo para divulgar sua música. O que funcionou e o que não funcionou? Diga um olá abaixo para compartilhar algumas inspirações de marketing.