Como criar seu canal oficial do artista no YouTube

Reivindique seu canal oficial do artista e assuma o controle de sua presença no YouTube.

Você quer mais controle sobre sua música e marca na plataforma de streaming número 1 do mundo?

Então você precisa de um canal oficial do artista no YouTube.

Estamos muito animados em dar aos clientes da CD Baby o primeiro acesso à verificação de artista do YouTube, ajudando você a reivindicar seu canal oficial de artista diretamente no painel da CD Baby!

O que é um canal oficial do artista no YouTube?

Um canal oficial do artista (ou OAC) oferece uma maneira mais simples de gerenciar seus vídeos, ampliar sua marca, conversar com seus fãs e divulgar sua música no YouTube.

Sem um canal oficial do artista, sua presença no YouTube pode parecer um pouco dispersa. Os vídeos que você enviar diretamente serão armazenados em seu próprio canal; as faixas artísticas entregues pela CD Baby residirão em um canal de tópicos de música do YouTube; e quaisquer vídeos que outras pessoas criem usando sua música (conhecido como UGC, ou “conteúdo gerado pelo usuário”) vão existir em outros canais.

Sem um canal oficial do artista, seus fãs ficarão na dúvida de para onde ir, em qual canal se inscrever, ou o que assistir para ter conhecer melhor, realmente.

Até agora!

Ser verificado para um canal oficial do artista no YouTube resolve esses problemas.

E com a CD Baby como sua distribuidora, é fácil.

Depois de ser verificado, seu canal oficial do artista no YouTube permitirá a você:

  • Consolidar todos os seus vídeos em um só lugar.
  • Combinar assinantes e tempo de exibição em vários canais.
  • Acessar análises mais profundas e ferramentas exclusivas.

Por que você deve ter um canal oficial do artista?

  1.   O conteúdo organizado simplifica sua vida e amplia a sua marca

Com um canal oficial do artista, você poderá apresentar uma imagem de artista mais unificada no YouTube e poderá adotar uma postura de curadoria ao conteúdo que foi consolidado no seu canal oficial do artista.

O layout do canal oficial do artista organiza seu catálogo de música em uma seção de “Álbum” e seus “vídeos musicais” são reunidos como uma lista de reprodução destacada no início do seu canal.

  1.   VOCÊ escolhe o que deve ser destacado

Não é bom que outros canais decidam qual o seu melhor conteúdo. Com um canal oficial do artista, você promove o que quiser.

Para proporcionar uma experiência homogênea aos seus fãs no YouTube, você NÃO PODE editar a seção de álbum e as listas de reprodução dos vídeos mencionados acima, mas existem duas maneiras importantes de personalizar seu canal oficial do artista no YouTube, e atrair mais olhares para o material mais importante:

  • Estante de produtos: essa seção personalizável pode ser colocada na página do seu canal, ACIMA das seções fixas de vídeo e de álbum.
  • Área de vídeo em destaque: posicione seu vídeo prioritário diretamente nesse local, no início, para que todos vejam.
  1.   Sua música será descoberta com mais facilidade nas pesquisas do YouTube

Os fãs serão vinculados diretamente ao seu canal oficial do artista a partir de um “cartão de exibição”, no lado direito da tela. Não há mais dúvida sobre onde acessar, o que assistir ou em que canal se inscrever.

  1.   Você terá mais probabilidades de interagir com todos os seus fãs

Ter um canal verificado significa que a maior interação com os fãs ocorrerá também em um só lugar. Isso torna mais fácil para você monitorar a atividade, responder aos comentários, informar sobre novidades, recompensar os maiores fãs, etc.

  1.   A combinação das estatísticas de diversos canais gera maior alcance

Sua música e seu conteúdo de vídeo não somente são consolidados em um único canal, como também as métricas.

Os assinantes dos canais temáticos serão combinados com os assinantes do seu próprio canal.

O tempo de exibição de outras estatísticas de envolvimento dos canais temáticos, e do seu próprio canal, são contados para obter o desempenho geral de um único canal, o que dá mais força ao seu canal oficial do artista e maior possibilidade de alcance para seus vídeos, por meio dos sistemas de recomendação do YouTube.

  1.   Métricas unificadas significam maior potencial de monetização

A CD Baby já ajuda você a monetizar sua música em todos os lugares elegíveis no YouTube por meio do Content ID.

Mas há uma diferença entre monetizar sua música na plataforma e monetizar seu próprio canal. Para ter direito ao Programa de parceiro do YouTube (YPP na sigla em inglês), seu canal precisa atender a algumas diretrizes mínimas referentes ao tempo anual de exibição, ao total de inscritos, etc. Com um canal oficial do artista, a consolidação de vídeo, música e “Arts tracks”, junto com a consolidação de todas as métricas correspondentes, significa que seu canal oficial do artista ficará mais próximo de alcançar ou ultrapassar os requisitos mínimos para a monetização do canal.

  1.   Você recebe análises mais abrangentes e recursos especiais

Quando você tiver um canal oficial do artista, poderá:

  • Promover sua turnê e venda de ingressos para shows direto do YouTube
  • Visualizar análises de TODO o seu conteúdo no YouTube, onde quer que sua música esteja (seu próprio canal, canais temáticos, VEVO etc.)
  • Qualificar-se para programas promocionais do YouTube, como “Criador em ascensão” e “Artista em ascensão”
  • Aparecer no app YouTube Music
  • E mais

Vou perder o controle do meu próprio canal?

Não.

Esclarecendo: um canal oficial do artista é uma maneira de combinar o conteúdo do seu canal com seus vídeos e suas faixas no YouTube Music, mas continua sendo o SEU canal.

Só que… agora é oficial. Verificado. Assim, seu canal oficial do artista deve estar em conformidade com certos padrões de layout que o YouTube considera mais benéficos para a experiência do usuário (por exemplo, a seção fixa de álbuns e a seção de listas de reprodução de vídeos mencionados acima).

Você ainda mantém muito controle sobre seu canal e muitas opções de personalização.

Como minha música e meus vídeos aparecerão no canal oficial do artista?

Seu canal oficial do artista será muito parecido com o canal do YouTube que você vem gerenciando até agora:

  1. Você terá uma imagem de cabeçalho personalizável na parte de cima.
  2. Depois haverá uma seção de vídeos em destaque que pode ser personalizada de formas diferentes para os visitantes de primeira vez e os inscritos que retornarem.
  3. Em seguida você terá uma estante personalizada para promover o conteúdo mais importante.
  4. Isso é seguido pelas seções fixas de álbum e vídeos musicais.

Saiba como otimizar o seu canal!

Depois disso, você terá total controle sobre as seções e poderá preenchê-las com tudo o que quiser: suas próprias listas de reprodução de vídeos, UGC, conteúdo de outros artistas no YouTube, etc.

Tenho direito a um canal oficial do artista do YouTube?

A CD Baby pode ajudá-lo a ser verificado para ter um canal oficial do artista, desde que você atenda a estes requisitos:

  • Você tem um canal do YouTube que representa um único artista ou uma única banda
  • Você tem pelo menos 3 lançamentos oficiais no YouTube Music distribuído pela CD Baby
  • Você não tem NENHUMA violação da política no seu canal

Seja verificado para ter um canal oficial do artista no YouTube.

Se você estiver usando a CD Baby para distribuir sua música para plataformas de música digital, já entregamos seus álbuns e singles no YouTube Music. Quando distribuímos, o YouTube gera automaticamente um canal de “Tópico” em seu nome. A reivindicação do seu canal oficial de artistas proporciona as ferramentas necessárias para mesclar o conteúdo do canal de tópicos com seu próprio canal de artistas.

 Com a CD Baby, é fácil reivindicar seu canal oficial do artista no YouTube no painel do CD Baby:

  1. Acesse AQUI
  2. Clique em “acessar” no artista correto.
  3. Aguarde o email de confirmação do YouTube (pode demorar cerca de duas semanas até você receber o email)
  4. IMPORTANTE: NÃO exclua seu canal do YouTube depois de solicitar um canal oficial do artista.

Como criar seu canal oficial do artista no YouTube

 

 

 O que devo fazer quando tiver meu canal oficial do artista no YouTube?

Depois de ser verificado, entre lá e comece personalizando seu canal oficial do artista! Enquanto estiver personalizando, não deixe de explorar algumas das novas ferramentas a que terá acesso.

Seu canal oficial do artista simplificará o seu conteúdo no YouTube e o gerenciamento dos canais. Isso significa mais tempo para criar ótimas músicas e ótimos vídeos, conversar com seus inscritos e ampliar sua presença na plataforma. E agora que você tem UM lugar para divulgar para todo mundo, esperamos que também tenha alguns ganhos rápidos na ampliação do seu público no YouTube. Boa sorte!