O que é Monetização no YouTube?

São mais de seis bilhões de horas de vídeo transmitidas todos os meses para mais de um bilhão de usuários únicos – e a grande maioria está procurando por música. Entenda o que é monetização no YouTube hoje mesmo!

O que é monetização no YouTube

Nesta artigo, forneceremos uma explicação abrangente sobre o processo de monetização no YouTube, incluindo definições básicas sobre o tema, assim como apresentar os primeiros passos para ter e monetizar conteúdo no YouTube.

O que é monetização e porque é importante?

Monetizar (verbo); monetização (substantivo): Gerar renda com mídias digitais. A monetização pode ser algo simples, tipo o dinheiro que você ganha quando seu som é tocado nas plataformas de streaming ou a parcela da renda que você recebe do YouTube, por exemplo. Como como definição, O TERMO “MONETIZAÇÃO” refere-se ao processo pelo qual a receita é gerada, por meio do uso/comsumo de conteúdo DENTRO DO ECOSSISTEMA DIGITAL.

De acordo com Brian Botkiller, o YouTube tornou-se “a jukebox do mundo”. Sendo a ferramenta online mais popular na descoberta de novas músicas.

São mais de seis bilhões de horas de vídeo transmitidas todos os meses para mais de um bilhão de usuários únicos – e a grande maioria está procurando por música. Toda essa atividade musical está gerando dinheiro para os músicos independentes.

Por isso a importância de se manter informado sobre todos os tipos de renda que o sua música pode trazer.

Como Minha Música Vai Ser Encontrada Em Vídeos de Outros Canais?

O Content ID — que vale para todas as gravadoras e artistas — é a maneira como o YouTube tira a “impressão digital” da sua música, e depois procura em todos os vídeos da plataforma para identificar se ela é usada em algum (mesmo que sua música seja usada em vídeos que você não publicou). E é este sistema que torna a monetização no YouTube possível. Content ID é uma funcionalidade que permite que o uso do seu conteúdo (áudio e/ou vídeo) em outros canais seja detectado e que a monetização vá para você, proprietário. Ou seja: se alguém posta o seu videoclipe num outro canal ou usa um trecho da sua música no vídeo, a gente detecta. Como este conteúdo é seu, quem vai receber essa receita de monetização é você. Isso é importante porque evita que outras pessoas lucrem com o seu conteúdo.

E

Então, se sua música for utilizada em outro canal, o YouTube tem como saber e vai te remunerar por isso. O mesmo ocorre se seu canal utilizar a música de alguém em um vídeo remunerado, tendo autorização para tal, você estará remunerando parcial ou integralmente os detentores dos direitos daquela obra/gravação.

Mas você está sendo pago por essas músicas no YouTube? Se não, você deveria.

Nós já pagamos perto de meio milhão de dólares para artistas independentes pelo uso de suas músicas em vídeos no YouTube.

Existem diferentes formas de monetização, hoje em dia inclusive após algumas mudanças já existe uma separação entre conteúdo musical e conteúdo não musical, mas vamos ver isso ao longo desse artigo…

Para monetizar no digital é preciso distribuir o seu som

E para que isso seja possível de maneira correta, você vai precisar:

  1. Do seus metadados:  Para que o seu som seja encontrado facilmente e para que você e todos os envolvidos no seu lançamento possam também ser pagos corretamente.
  2. Material autoral: Você só pode monetizar material de sua autoria.
  3. Um distribuidor (a) digital com um programa de monetização no YouTube para que você possa disponibilizar o seu som nas redes.
  4. Ativar/autorizar o envio do seu som para Monetização (te damos o passo a passo mais embaixo).

Saiba a importância de ter metadados corretos no mundo da distribuição digital.

Mas de onde vem o dinheiro que o YouTube está pagando aos músicos?

A resposta é simples: receita publicitária. YouTube é uma empresa do Google, afinal de contas. Como você sabe existem diversas publicidades no site – publicidade de banner, publicidade em vídeo, publicidade em vídeo que pode ser passado depois de 5 segundos.

O YouTube veste suas roupas de mágico do Google e insere a publicidade no que pensa ser mais atrativo ao usuário, baseado nas suas buscas anteriores, hábitos de navegação na web, localização, e vários outros fatores arrepiantes que é melhor você não pensar sobre isso. O Google SABE.

Enfim, companhias pagam o YouTube por essa publicidade direcionada — às vezes, pagando por impressão, por clique ou por visualização (publicidade de vídeo) — e o YouTube divide essa receita com o criador do conteúdo (a pessoa que fez upload do vídeo em que está sendo veiculado o anúncio).

Resumindo, o modo em que o músico ganha dinheiro do YouTube é permitindo que anúncios apareçam nos vídeos que contam com suas músicas.

Já possui um canal no YouTube? Saiba se você está MESMO monetizando o seu canal.

As diferenças entre monetizar vídeos e músicas no YouTube.

Ok. Muito do que falamos até agora é razoavelmente senso comum, pelo menos entre músicos que entendem mais sobre YouTube. Mas tem algo que muitos músicos não sabem: você pode monetizar QUALQUER vídeo no YouTube que use sua música, não só os vídeos em seu canal – Quando alguém usa uma de suas músicas em um vídeo maluco de gatinhos, o YouTube pode identificar e colocar uma publicidade no vídeo, direcionando uma parte da receita de publicidade para você. É isso mesmo: quando outra pessoa utiliza uma música sua no vídeo dele, essa pessoa abre mão de recolher receita de publicidade por esse vídeo – e é pago diretamente para você.

Quem mais estaria usando minha música no YouTube além de mim?

Muitas pessoas – e quanto mais pessoas usarem suas músicas em vídeos no YouTube, mais dinheiro você vai ganhar. Aqui estão algumas maneiras que sua música pode ser usada em vídeos de outras pessoas:

  • Vídeos de fãs (o que você pode encorajar através de concursos e outras maneiras)
  • Vídeos engraçados de gatinhos ou qualquer outro pet (ou qualquer filme familiar ou caseiro que se queira adicionar trilha sonora)
  • Apresentações corporativas e vídeos.
  • Comerciais.
  • Vídeos de música (em que alguém faz upload da sua música com uma imagem do CD, foto da banda, etc)

O que é Monetização no YouTube?

  • Monetização do seu canal no YouTube: Receita gerada por anúncios exibidos nos vídeos do seu canal
  • YouTube Music: É uma plataforma de streaming, como qualquer outra.
  • Programa de Monetização da CD Baby no YouTube: Monetização dos vídeos que usam a sua música dentro no YouTube

Como Habilitar a Monetização no YouTube para o seu canal no Seu Computador ou Celular

Bom, primeiramente, você precisar ter ou criar um canal no YouTube. É bom lembrar que nem todo conteúdo a ser monetizado no YouTube é musical. Você pode ter um canal onde você fala sobre produção musical ou outro tema e ainda assim monetizar seus vídeos.

Para que você não tenha dúvidas ou dificuldades fizemos aqui um passo a passo de como habilitar a monetização do seu YouTube pelo celular ou computador, caso você faça pelo celular não use o aplicativo do YouTube, em vez disso acesse o endereço do YouTube pelo seu browser e nas configurações utilize a opção “versão para computador” no seu navegador. Daqui pra frente os passos serão iguais para computador ou celular, mas antes..

Requisitos de qualificação mínimos para ter o seu canal monetizado.

  1. Seguir todas as políticas de monetização do YouTube.
    • Elas são um conjunto de diretrizes para você gerar receita na plataforma. Se você tem parceria com o YouTube, seu contrato inclui as políticas do Programa de Parcerias do YouTube e exige que você siga essas políticas de monetização para ganhar dinheiro com seu canal.
  2. Morar em um país ou região onde o Programa de Parcerias do YouTube está disponível.
  3. Ter mais de 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.
  4. Ter mais de mil inscritos.
  5. Ter uma conta do Google AdSense vinculada.

Agora o passo a passo:

  • Vá até o painel do seu canal do YouTube
  • Clique em Monetização
  • Na opção “Inscreva-se no Google Adsense” clique em iniciar
  • Escolha a opção que mais se aplicar (se já tem uma conta ou não)
  • Caso não tenha uma conta basta preencher o formulário, criar e vincular sua conta ao seu canal – contas Adsense são para maiores de 18 anos.
  • Após vincular sua conta no Adsense basta aguardar pela avaliação do YouTube para aprovação do seu canal, nessa etapa o YouTube avalia seu conteúdo, todos os vídeos do canal serão avaliados para a aprovação do processo de monetização.
  • É possível escolher ativar anúncios em vídeos específicos do seu canal.

Veja maiores informações sobre o programa de afiliados do YouTube.

A cada 100 USD acumulados no Adsense o Google transfere dinheiro para sua conta bancária cadastrada.

Como Ajudar o seu Canal no YouTube crescer: A otimização.

Já pensou na importância da sua base de seguidores para sua remuneração? Com certeza já e é natural que com uma base de seguidores maior você tenha um engajamento maior e seus vídeos tenham uma remuneração bem melhor, inclusive servindo como plataforma de divulgação da sua música muitas vezes. Existem muitas técnicas, coisas complicadas e outras nem tão corretas que as pessoas fazem hoje em dia para adquirir seguidores, mas o básico que funciona nunca sai de moda.

Para entender melhor como turbinar o seu canal do YouTube, não deixe de ler nosso artigo completo sobre como otimizar o seu canal no YouTube.

Uma forma simples e correta de divulgar o seu canal é o compartilhamento de um link curto do seu canal para as pessoas se inscreverem, esse link pode ser extremamente poderoso se compartilhado nos locais corretos onde seu público está!

Para saber mais sobre como ganhar assinantes para o seu canal no YouTube!

Como Optar pelo Programa de Monetização da CD Baby dentro da sua conta:

Se a opção “Coletar Dinheiro do YouTube” já está ativada nos seus lançamentos, é porque você já faz parte do programa, e estamos monetizando para você os vídeos em que sua música for usada. Se o seu canal no YouTube ainda não pode ser monetizado, ativar essa opção garante que você está monetizando pelo menos a parte do áudio dos seus vídeos.

O que é monetização no YouTube

 

É importante saber ainda que alguns conteúdos não são aceitos pelo Content ID, não se pode utilizar qualquer conteúdo nessa ferramenta com fins de remuneração. Para entender melhor sobre o que não pode ser aceito pelo Content id confira esse artigo: Que tipos de músicas não se qualificam para entrar no programa YouTube Content ID?

Como vimos acima, existem critérios mínimos para aprovação do sistema de monetização no YouTube e ainda critérios mínimos após a aprovação, para que a remuneração de fato ocorra, para saber mais sobre as condições do seu canal e avaliar se realmente você está atingindo os critérios, verifique se você está mesmo monetizando o seu canal.

Uma das Novidades Mais Importantes do YouTube para Músicos – Os Direitos Autorais no YouTube

Em 2018 uma decisão importantíssima foi tomada, não diretamente pelo YouTube mas pelo Supremo Tribunal Federal que em Abril deste mesmo ano julgou ser devido pela plataforma o pagamento de direitos autorais, entendendo que portanto há execução pública nas plataformas digitais. Até então o tema era discutido nas mais altas esferas do mercado da música nacional pois os direitos autorais não estavam sendo repassados, após o resultado do processo movido pela Oi FM o YouTube começou a pagar inclusive referente a períodos anteriores ao julgamento, aumentando assim de forma substancial a arrecadação de direitos autorais e remunerando os autores que não vinham recebendo seus direitos, para conferir este caso com mais detalhes veja: Direitos autorais no YouTube: vai rolar!

Este caso foi o maior divisor de águas envolvendo o mercado autoral brasileiro nos últimos anos. Vale lembrar que fora do Brasil os conceitos são diferentes e por isso a plataforma teve que se adaptar ao formato de arrecadação de execução pública, nos EUA a arrecadação é mais simples.

Seja pago pelo uso de suas músicas no YouTube

A missão da CD Baby é ajudar artistas a ganhar. Enquanto o ramo da música muda para alcançar as mudanças tecnológicas, nós queremos nos certificar que músicos independentes não estão sendo deixados de fora. Por isso que criamos o programa de monetização da CD Baby, para termos certeza que você está sendo pago por suas música no YouTube:

E por que queremos que você esteja por dentro desta possibilidade de ganhar dinheiro, não existe custo adicional para se inscrever no nosso programa  (além do custo inicial para seu álbum ou single).

E você? Já está monetizando o seu som?

Comente

Seus email não será publicado.