Como Colocar A Sua Música No Spotify: Um Guia Completo

Muitas dúvidas podem surgir na hora de colocar suas músicas em uma plataforma ou player digital, mas não se preocupe, estamos aqui para tirar essas dúvidas de uma vez por todas!

Como Colocar A Sua Música No Spotify: Um Guia Completo

Apesar de já estarmos vivendo a era digital por alguns bons anos, muitas dúvidas podem surgir na hora de colocar suas músicas em uma plataforma ou player digital como o Spotify, mas não se preocupe, estamos aqui para tirar essas dúvidas de uma vez por todas e deixar seu caminho livre para a criatividade fluir com sua música!

Para que tudo corra bem é fundamental que você entenda como a plataforma funciona e os benefícios que são oferecidos aos usuários, sejam artistas ou ouvintes.

Porque é importante ter sua música no Spotify (é a maior Plataforma de streaming)

Já bem conhecido do grande público, o Spotify é o maior Player de streaming de música chegando a ter mais de 70% do tráfego de usuários em alguns mercados, ou seja, se você quer que sua música seja ouvida por muitas pessoas, ainda não há melhor lugar do que o Spotify para um bom começo.

Se você ainda não conhece bem o Spotify, é um player definitivamente muito bem feito e programado para oferecer uma ótima experiência ao usuário, com um visual escuro e clean, a plataforma utiliza o formato de playlists de artistas, gêneros e temas como alternativa para facilitar a vida do usuário, oferecendo uma experiência mais personalizada e permitindo inclusive a criação de playlists customizadas sem restrições pelo próprio usuário.

O sistema de playlists é um caminho muito interessante para a obtenção de destaques e plays na plataforma, é muito mais fácil ter sua música ouvida por muitos usuários se ela estiver inserida em uma playlist de destaque.

Fizemos um artigo incrível mostrando o que você precisa fazer para enviar suas obras inéditas para a avaliação da equipe do Spotify para inclusão em playlists:

8 Coisas Para Saber Sobre o Envio de Músicas Para o Spotify Usar nas suas Playlists

Ter suas músicas em uma playlists pode ser um grande diferencial na sua carreira, porém é muito importante que voce saiba o que está fazendo, pois alguns errinhos simples podem prejudicar o desempenho da sua música no Spotify, para não cair nesses erros não deixe de ler nosso artigo: 3 coisas que você está fazendo errado no Spotify

Bom, agora que você já entendeu como o Spotify e suas playlists funcionam é normal que você esteja se fazendo aquela velha pergunta:

Quanta grana eu vou ganhar se meu som for usado em playlists do Spotify?

(pode abrir esse artigo vai…sem julgamentos…)

O que você precisa para poder colocar a sua música no Spotify (metadados e uma distribuidora digital- CD Baby!)

Ok você tem sua música gravada e finalizada, vamos ver o que mais você precisa para disponibilizar sua música no Spotify. Como falamos a era digital não é mais uma novidade tão grande para grande parte dos usuários do mercado musical, mas quando chega a hora de articular as coisas e colocar a música “no mercado” muitos acabam tendo dificuldades.

No mundo da música digital os metadados garantem que a sua música esteja realmente pronta para o lançamento e comercialização. As informações conhecidas como metadados garantem a classificação, identificação e armazenamento adequado do seu conteúdo onde quer que ele esteja sendo disponibilizado. Dessa forma seu conteúdo poderá ser encontrado, compartilhado e principalmente, devidamente remunerado!

Se suas músicas tiverem uma informação de metadados incorreta ou precária, você estará correndo o grande risco de não receber os créditos devidos pela utilização das suas obras.

Para que não restem dúvidas, os metadados são informações inseridas nos arquivos de áudio, como por exemplo: gênero, nome do artista, título das faixas, selo, nome do álbum e número de cada faixa.

É possível incluir os metadados diretamente em seus arquivos de áudio, mas existe a chance de erros e os players costumam utilizar as informações provenientes das distribuidoras digitais para a identificação das músicas. Apenas envie as informações da melhor maneira e sua distribuidora digital cuidará do resto para colocar suas músicas no Spotify.

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre a importância dos metadados neste artigo: Por que os metadados da sua música não podem ter nenhum erro.

A CD Baby faz um trabalho muito forte de gerenciamento de metadados, por isso temos uma “taxa de rejeição” muito baixa com os parceiros digitais, em relação a problemas de direitos autorais, discrepâncias e falta de informações. Por isso a CD Baby é um dos principais parceiros do Spotify e da Apple Music & do Spotify.

A CD Baby faz um processo proativo coletando informações que o mercado não exige até o momento, mas que enriquece o nível de informação do nosso conteúdo. Damos grande importância ao assunto “metadado”, fazemos o máximo possível para estar à frente do mercado, tendo o cadastro mais completo e eficiente, garantindo assim a melhor arrecadação e distribuição para nossos artistas e autores.

Como é o processo e o quanto demora

Agora que você já sabe da importância de um player como o Spotify, como funcionam as playlists e os metadados, vamos voltar ao processo de enviar sua música para ver como isso acontece e quanto tempo pode levar do início ao fim.

Na CD Baby você não perde seu tempo para colocar suas músicas no Spotify! Oferecemos uma verificação instantânea como artista no Spotify, assim você pode reivindicar sua conta no Spotify for Artists e assim poderá personalizar sua foto de perfil de artista no Spotify, editar sua Biografia, compartilhar playlists no perfil de artista, exibir datas de shows e acessar dados analíticos, entre outras funções exclusivas para artistas!

Não perca tempo, entre no Spotify e outras plataformas com a CD Baby!

Como verificar o seu perfil depois da entrega

Após entrar no Spotify for Artists, você precisará verificar seu perfil, antes havia um critério de ter ao menos 250 seguidores para ter o perfil verificado, agora a verificação do Spotify está disponível para todos os artistas, independentemente do número de seguidores.

Tenha acesso imediato ao Spotify for Artists.

Se você usa a CD Baby para distribuir sua música, temos uma parceria com o Spotify que lhe dá ACESSO INSTANTÂNEO a sua conta de artista verificado.

Se você for pedir a verificação da sua conta sem a ajuda da CD Baby, o Spotify vai te fazer algumas perguntas, e você precisará confirmar algumas informações que passou, para eles terem certeza de que você é a pessoa a acessar sua conta no Spotify for Artists.

Como usar a função Escolha do Artista no Spotify.

Esse processo pode demorar alguns dias, mas em geral após ter dado todas as respostas, o Spotify vai considerar sua conta verificada e colocar aquele símbolo azul do lado do seu nome.

Veja nosso artigo com maiores informações sobre o processo de verificação de conta e os benefícios dessa opção:  Como se tornar um artista verificado no Spotify (é bem simples!) e começar a ganhar seguidores na plataforma

Saiba como criar o seu Promo Card personalizado no Spotify!


Guia do Spotify