Um fotógrafo dá dicas de fotos profissionais para músicos

Como se preparar para a sessão de foto da sua banda

Ter boas fotos é um elemento chave para um músico se divulgar.

Você pode usar essas fotos nas redes sociais, na capa de um álbum, no seu perfil de Spotify, ou quando a imprensa quiser escrever sobre você. É por isso que as próximas fotos que você for fazer de si mesmo, ou da sua banda, precisam ter esses pré-requisitos: 

  • Ser em alta qualidade
  • Ser visualmente interessante 
  • Refletir o seu estilo atual

Mas, acima de tudo, suas fotos artísticas PRECISAM TER A SUA CARA!

Para te ajudar a se preparar para a sua próxima sessão de fotos, eu fui trocar ideia com o fotógrafo Josh Telles. Eu tive o prazer de acompanhar várias sessões de foto com o Josh (além de eu mesmo ter posado para a câmera uma vez), e posso dizer que ele tem o dom de deixar artistas à vontade.

Você pode conferir os retratos que ele fez de artistas como Nicole Kidman, Vance Joy, Mary J. Blige, George Clooney e Ziggy Marley no site dele.  

8 coisas para você fazer ANTES da sessão de fotos da sua banda:

1.Saiba com antecedência que mensagem suas fotos têm de passar

No fim, a responsabilidade pela sua identidade visual é sua e só sua. O que você QUER QUE AS FOTOS DIGAM sobre a sua música? Faça o dever de casa!

Faça sua música e seu visual se aproximarem. Qual dessas opções faz mais sentido? 

  • Preto e Branco ou Colorida? 
  • Poluída ou minimalista? 
  • Bonitinha ou agressiva? 
  • Em clima mais íntimo (olhando para a câmera) ou mais distante (olhando para o horizonte)?

Lembre-se: você não vai conseguir expressar toda a sua alma artística em uma só foto, então escolha um ou dois elementos visuais da sua identidade musical que possam ser capturados visualmente. 

Quando você tiver uma ideia bem clara de aonde quer chegar, vai ver como a sessão de fotos vai ser mais tranquila.

2. Pesquise a locação da sessão de fotos

A foto da sua banda deve ser feita em um lugar que converse com as emoções da sua música. Confira algumas locações com antecedência, e não tenha medo de pedir para fazer a foto em um museu, um monumento, um parque etc. É só conseguir a autorização, se ela for necessária!

Você quer ser fotografada em um lugar exótico? Quer ser fotografado no meio de um estúdio profissional, com luzes maravilhosas por todos os lados? As duas escolhas podem render bom resultados, dependendo de o que você quiser alcançar. 

3. Escolha a roupa para a sessão de fotos

“O figurino pode fazer de uma foto um sucesso ou um fracasso”, diz Josh. “Pense na história que você quer contar, se sua banda for descolada, não apareçam vestidos como quem vai à missa.

Eu fotografei uma banda outro dia. Eles trouxeram um baú cheio de roupas, e foi ótimo!

Vista-se com roupas que você ame e em que esteja confortável. Qual é o tipo de figurino mais natural para você? Suas roupas fazem parte da voz que você usa para contar uma história. Saiba a mensagem que você quer passar, e depois cumpra esse papel. 

No campo das questões técnicas: se você for fotografar em estúdio, estampas e padronagens não são a melhor escolha, mas ainda assim depende do estilo da sua banda. Dito isso, algumas regras gerais: sem roupa amarrotada (passe o seu figurino!); se sua roupa estiver gasta e com furos de tanto usar, isso pode até ser cool, mas roupa amarrotada sempre parece desleixo. 

Eu, pessoalmente, amo cores neutras, e cores que ornem com o plano de fundo.”

Ainda não sabe o que vai vestir? Vista a roupa que usaria em um show. Evite usar figurinos muito malucos, a não ser que eles façam parte da alma da sua banda. Fantasias podem tirar a atenção do que é mais importante na foto: seu rosto. 

4. Faça um “mood board” da sua sessão de fotos

Reúna algumas imagens de capas dos seus álbuns prediletos, de sites de banda,  revistas ou blogs. O que elas têm em comum? Esse exercício vai ser útil na hora de discutir as referências estáticas com o fotógrafo ou a fotógrafa. E também vai te ajudar a ter mais clareza, se for você mesmo fazer as fotos. 

5. Converse sobre o que esperar da sessão de fotos

Qual é o processo do seu fotógrafo? Ela curte fazer mil fotos disparando sem parar? Ou prefere preparar tudo e só fazer um punhado de cliques?

Depois da sessão de fotos, eles vão te deixar olhar TODAS as imagens que fizeram, ou editar e te mandar as prediletas?

Não existe um método certo, mas é bom que você saiba o que esperar. 

Como eu disse acima, você tem que chegar com uma ideia clara de qual é o objetivo. Mas é bom que também deixe um espaço para as sugestões do fotógrafo ou da fotógrafa.

A música é O SEU negócio. Fotografia é o negócio deles. E, como muitos fotógrafos gostam de dizer, um bom retrato é uma boa troca. E troca é uma conversa. Esteja com os ouvidos abertos para ouvir.

6. Liste todos os tipos de fotos que você vai ter de fazer na sessão

Uma foto boa não basta.

Suas fotos profissionais servem para muita coisa, inclusive:

  • Banners
  • Fotos de redes sociais
  • Blogs, podcasts e outros véiculos digitais
  • Mídia impressa, tipo jornal e revista
  • Capa de álbum
  • Pôsters

“Sempre leve em conta os usos que essas fotos vão ter”, aconselha Josh. “Por exemplo, se for uma foto para a capa de uma revista, vai ser necessário ter espaço para o título em cima da foto, então é sempre bom trabalhar com essa margem.

Se você estiver trabalhando com fotos digitais, pode sempre cortar, então peça que o fotógrafo deixe uma margem ao redor. Use bom-senso. A orientação da foto, vertical ou horizontal, sofre influência do cenário. Onde a imagem vai ser usada? Para que vai ser usada? Garanta fotos com espaço suficente para os cortes.”

Quanto mais opções você tiver, mais seguro estará –ainda mais se for tentar ser publicado por uma revista que exige muitas fotos de tipos e tamanhos diferentes. 

Se for possível, tente ter algumas fotos de cada tipo:

  • Closes e “retratos”
  • Fotos que mostrem seu corpo todo
  • Fotos individuais dos integrantes da banda
  • A banda toda
  • Segurando os instrumentos e sem instrumentos[
  • Opções em preto e branco & coloridas
  • Opções horizontais & verticais
  • Uma imagem em que você esteja no canto da foto (para usar em banners, anúncios digitais etc.)
  • Uma imagem que possa ser cortada de vários jeitos, sem perder a composição original
  • Uma imagem que funcione quando reduzida a um thumbnail (aquelas imagens em miniatura para um vídeo ou link)

7. Use sua sessão de fotos para criar uma linguagem consistente em vários lugares diferentes

Suas fotos vão aparecer em plataformas de streaming, anúncios digitais, seu perfil de redes sociais e em outros lugares. Então seja coerente!

Isso não significa que suas fotos têm de ser feitas na mesma locação, com a mesma roupa. Mas as fotos de divulgação que você for usar em lugares diferentes (internet, capa de álbum, divulgação para veículos de imprensa) devem estar ligadas de algum jeito. 

Certifique-se de que as fotos conversam uma com a outra, e que deem ideia de uma história maior.

8. Acima de tudo, aja “naturalmente” durante a sessão de fotos

“Quando eu fotografei o Thom Yorke, ele estava com uma cara bem cool, bem de tô nem aí”, diz Josh. “E ele não estava com essa cara porque estava fazendo tipo, ele realmente é assim”. 

Autenticidade é a coisa mais importante. Se você não acreditar em si mesmo, no que está transmitindo, as fotos vão ficar fake. Seja você mesmo. Fotógrafos existem para capturar sua essência, não para inventar uma.

Sua música é a expressão de quem você é. Leve a mesma energia para as suas fotos. Se você está fazendo rock progressivo, pegue toda a energia que usa no palco para as fotos.”

É mais fácil falar do que fazer, é claro. Mas faz parte do trabalho do fotógrafo ou da fotógrafa fazer com que você se sinta confortável para ser você mesmo diante das câmeras.

Você pode fazer as próprias fotos?

Com ferramentas como as câmeras potentes de um smartphone, apps como o PS Express e programas de design como o Canva, dá para fazer muita coisa por conta própria. E algumas pessoas podem até preferir não ter um desconhecido ou uma desconhecida por perto na hora de posar. 

Mas repito que o fotógrafo ou a fotógrafa devem deixar o artista ou a banda se sentindo confortável na hora da sessão. Contratar uma profissional é um investimento que geralmente se paga com um resultado superior.

Antes de sair por aí contratando fotógrafos, confira seu trabalho! Veja as fotos em destaque no seu site. Peça dicas e referências para artistas que já trabalharam com eles. 

Por fim, converse bem com o fotógrafo ou a fotógrafa com quem for trabalhar. Passe por todos os pontos que listamos acima. Preparem-se dos dois lados para a sessão de fotos. 

E você, tem alguma dica de foto para dar? Quais são seus retratos prediletos de músicos ou de bandas?

Conte para a gente nos comentários, aqui embaixo.