Quando devo contratar uma assessoria de imprensa? Quando devo contratar uma assessoria de imprensa?

Quando devo contratar uma assessoria de imprensa?

Por:  Vic Ragazzi

Como artista independente, é sempre muito importante conseguir visualizar quais são seus gastos prioritários na carreira. Muitas vezes o artista busca por um profissional de assessoria de imprensa sem saber no que, exatamente, ele pode ajudá-lo durante o processo de seu lançamentos. Selecionamos dicas que podem ajudar você a não gastar grana à toa e no momento certo!

1.Tenha um produto a ser trabalhado:
Ao procurar uma assessoria de imprensa, pense que ela vai precisar de um produto para vendê-lo aos veículos, afinal, essa é uma das principais funções da profissão. Ele não precisa estar 100% finalizado, mas também não adianta buscar por esse suporte quando a música ainda não foi gravada.

2. Antecedência é tudo!
Apesar do primeiro tópico falar sobre a necessidade do produto, não vai rolar um ótimo trabalho – e retorno – se você buscar pelo serviço quando for lançar, por exemplo, amanhã. Pense que para o profissional produzir releases (a nota de lançamento) e oferecer aos jornalistas leva tempo e dedicação. Procure pela assessoria, em média, 30 dias antes do lançamento.

3.Consuma os veículos de música!
Não adianta você contratar uma assessoria se não entende do seu próprio mercado. É necessário ler os portais, blogs, jornais que falam sobre música para você, de alguma forma, se visualizar nesses lugares. Isso vai ajudar – e muito! – a assessoria a não perder tempo criando essa sua identidade para a mídia e você vai ajudá-la com referências, além de alinharem juntos as expectativas dos resultados. Essa é uma missão conjunta.

4.Respeite o tempo!
Por último – e não menos importante – entenda que assessoria de imprensa é um trabalho com resultados relevantes de médio a longo prazo. Não tem essa de começar hoje e amanhã querer estar no Faustão, viu? Absorva as dicas do profissional que você contratar e sempre o ajude com informações e produtos de qualidade.

E você? Já utilizou uma assessoria de imprensa? Nos conte nos comentários!


Vic RagazziVic Ragazzi é CEO da Ragazzi Comunicação, Pós-graduada em Music Business (UAM) e Consultora para artistas independentes.