Não há segredo, nem mistério nem mágica, para entrar em uma playlist no Spotify. Mas sim, um processo.
Hoje em dia, um dos fatores mais interessantes para qualquer artista é conseguir entrar em uma playlist editorial no Spotify, mas por não entenderem o processo, muitos artistas acreditam que entrar em playlist é quase impossível, a não ser que você tenha “contatos” ou pague por isso. Nada disso é verdade (NUNCA PAGUE PARA ENTRAR EM PLAYLIST).
Então, vamos aos passo, na prática?
- Ative e atualize seu perfil de artista no Spotify:
A primeira coisa que você deve fazer, para poder entrar em uma lista de reprodução no Spotify, é solicitar acesso – se ainda não o tiver – à sua conta do Spotify para Artistas. Se você usar a CD Baby para enviar sua música para o Spotify, terá acesso para reivindicar seu perfil do Spotify usando nossa ferramenta Spotify para Artistas em seu painel na conta da CD Baby (Ferramentas e Promoções → Ferramentas → Solicitar acesso ao Spotify para Artistas) Isso verificará seu perfil de artista na plataforma e permitirá que você edite seu perfil.
Saiba tudo sobre o spotify for artist.
Depois de ter acesso, você deve atualizar todos os seus dados se quiser ser considerado para entrar nas listas de reprodução. Tenha certeza de :
Adicione uma foto de perfil
Anexar uma foto no cabeçalho
Digitar sua biografia (veja como escrever uma biografia que vá se destacar).
Adicionar fotos à galeria
Conecte suas redes sociais
Use a função “escolha de artista” (veja como aqui)
- Faça o Pitch no Spotify for Artist
Em primeiro lugar, o que é um pitch? Pitching no mundo playlist significa recomendar ou tornar sua música conhecida para os editores. É dar a eles o máximo de informações possível sobre sua música, desde o gênero até a inspiração por trás de cada letra. Por isso é uma parte muito importante deste processo, portanto, escreva um bom texto de pitch!
Desde 2018, o Spotify permite que todos os artistas façam esse argumento de venda a partir de seu aplicativo ou site do Spotify for Artist. Você só precisa preencher o formulário que eles apresentam a você. Recomendo não pular nenhuma seção, pois quanto mais informações você compartilhar com eles, mais oportunidades terá de ser ouvido.
Algumas dicas importantes e informações relevantes:
- De preferência, preencha o formulário em inglês.
- Você DEVE fazer tudo isso ao menos uma semana antes de sua música ser lançada, para o som que você está lançando poder entrar nas playlists algorítmica de seus seguidores. Mas… o que é uma playlist algorítmica?
No Spotify, existem diferentes tipos de playlists: editorial, editorial algorítmica e algorítmica.
Algorítmica: playlists personalizadas para seus seguidores, significa que sua música entrará no Descobertas da Semana, Radar de novidades, Daily Mix, etc. Daqueles que seguem você ou que seguem artistas semelhantes a você.
Algorítmico-personalizado: essas listas são selecionadas editorialmente, mas variam para cada usuário, dependendo de seus gostos. Ou seja, você e um amigo podem ter muitas das mesmas músicas ao ouvir uma dessas listas de reprodução e muitas outras serão diferentes. A ordem das músicas na lista também pode variar.
Editoriais: As músicas da lista são selecionadas pelos editores especializados do Spotify em cada região.
- Seja consistente e colabore com outros artistas
As primeiras tentativas de pitch podem não funcionar. Mas não desista, continue tentando.
É muito importante ter um planejamento de lançamento para que a equipe editorial do Spotify comece a notá-lo. Outra opção que pode trazer bons resultados é colaborar com artistas que tenham mais experiência na área musical.
Leve em consideração que, se você é um artista iniciante, ou emergente, não é conveniente tentar entrar em uma playlist grande e extremamente competitiva. Por exemplo, se sua música é pop e você é um artista emergente, não quer competir na mesma lista de reprodução com alguém como Dua Lipa, Ariana Grande ou Justin Bieber. Entrar em uma lista de reprodução é a parte “fácil”, mas permanecer é a parte complicada. Cada vez que sua música entra em uma lista, ela estará competindo com as outras músicas dentro dela. O ideal é ter uma “skip rate”(taxa de pulos) baixa (para que as pessoas não pulem sua música). Dessa forma, a “classificação” da sua música será mais alta e é mais provável que ela passe para uma lista maior e assim por diante.
O Spotify oferece muitas ferramentas úteis para artistas, incluindo histórias de como vários artistas conseguiram escalar de uma lista de reprodução para outra. Você pode encontrar as informações em https://artists.spotify.com/
Boa sorte!