Qual é a diferença de um pre-save do Spotify e um pre-add da Apple Music? Qual é a diferença de um pre-save do Spotify e um pre-add da Apple Music?

Qual é a diferença de um pre-save do Spotify e um pre-add da Apple Music?

Cada plataforma de streaming tem um jeito próprio de incentivar os ouvintes a reservarem sua música antes de ela ser lançada 

A terminologia do mercado da música pode ser bem confusa, ainda mais quando duas plataformas dão nomes diferentes para ferramentas parecidas. O caso em questão: tanto o Spotify quanto a Apple Music oferecem a opção de reservar uma música ou um álbum que ainda não saiu, para aparecer numa playlist assim que for lançado.

E a parte confusa disso? Cada um chama essa ferramenta de uma coisa. O Spotify chama de  “pre-save”, ou “pré-salvar”. E a Apple Music chama de “pre-add”, ou “pré-adicionar”. Então, quais são as diferenças dos dois? Existe alguma diferença? Vamos dar uma olhada.

O que é um pre-save do Spotify?

O pre-save do Spotify é uma ferramenta que permite que os usuários salvem uma música ou um álbum inteiro antes mesmo do lançamento. Essa opção é conveniente tanto para os artistas quanto para os usuários porque, bom, as pessoas esquecem com frequência de um lançamento de que ouviram falar semanas antes

Saiba como colocar a sua música no Spotify.

Com o pre-save, o usuário pode salvar uma música ou álbum assim que fica sabendo dele, esquecer completamente, e ser lembrado no momento em que for lançado, porque vai aparecer na lista de músicas do seu Spotify.

Como eu crio um pre-save para a minha música no Spotify?

Criar um pre-save no Spotify é fácil, se você usar CD Baby e Show.co! Você só vai precisar de um código que chama URI do Spotify, e que significa  “unique resource indicator”, ou “indicador de recurso único”. 

Para conseguir o seu código URI e montar um pre-save do Spotify para a sua música que já foi enviada para as plataformas de streaming, mas ainda não foi lançada para o público, siga as instruções do nosso guia passo a passo de pre-saves no Spotify.

O que é um pre-add na Apple Music?

Um pre-add é a versão da Apple Music do pre-save. Ele funciona basicamente do mesmo jeito que a ferramenta do Spotify, com o usuário agregando a música que ainda não foi lançada à sua playlist, para poder ouvir assim que o som sair.

E como eu crio um pre-add na Apple Music?

A grande diferença do pre-add é para os artistas. Para começar, a Apple Music só oferece pre-adds para álbuns completos, então singles não entram nessa ferramenta.

Depois, já que a Apple Music e o iTunes são ligados, os critérios usados para aceitar um pre-add são mais rígidos na Apple Musica. Para que seu som se enquadre na categoria pre-add, ele precisa:

  • Ser um álbum que é distribuído pelo iTunes
  • Ser um álbum que está em pré-venda no iTunes
  • Ter uma faixa “Bônus” para quem comprar na pré-venda
  • Ter uma data de lançamento que seja ao menos um dia à frente da data em que você está começando sua pré-venda
  • Ser um álbum que é distribuído para os territórios em que você quer que o pre-add esteja disponível

Para emprestar uma frase de Ben Gibbard, esses são nomes diferentes para quase a mesma coisa. O pre-save do Spotify e os pre-adds da Apple Music têm pequenas diferenças entre eles, mas ambos têm algo em comum: são jeitos bem fáceis de tornar sua música mais acessível para os fãs na hora do lançamento.

E você? Já fez um pre-add ou um pre-save? Nos conte nos comentários!