É importante entender o comportamento daqueles que você busca: os Ouvintes.
Temos que dar o devido mérito ao Spotify, que não se limita apenas seus dados e está sempre buscando novos insights, o que de fato deveria ser feito por todas as empresas de todos os setores hoje em dia. Mas em vez de guardar essas informações e analisar apenas internamente, o Spotify está apresentando aos seus usuários em forma de insights essas informações que são muito valiosas para os artistas que querem desenvolver suas carreiras nessa plataforma.
- Você sabia que um usuário que salva sua música tende a ouvi-la 3 vezes mais do que o ouvinte regular?
- Sabia que um ouvinte que adiciona sua música a playlist pessoal dele, tende a te ouvir 41% a mais? E que 60% do merchandising comprado por perfis do Spotify vem diretamente desses usuários que adicionaram o artista às suas playlists?
- Seus fãs de carteirinha ouvem sua música 6 x mais do que os ouvintes médios.
O CD ainda não morreu!
No Spotify Fan Study você pode conferir esse insight, os dados mostram as principais cidades onde se vendem mais CDs, algumas de fato tem uma população de idade mais avançada, que ainda prefere consumir música nesse formato, mas outras são cidades mais jovens, fica a questão em aberto, considerando que o número de lojas para se comprar CDs foi drasticamente reduzido no mundo todo, será que essas cidades apenas possuem mais lojas abertas proporcionalmente? Será que o número de vendas poderia ser ainda maior hoje em dia se mais lojas estivessem abertas? São questões a se pensar, nada que vá mudar drasticamente o consumo nesse formato que tende a ficar cada vez menor com o tempo frente ao streaming, mas são questionamentos interessantes sobre o mercado da música.
Vinil e o desempenho por gênero
Já que falamos do CD, no Spotify Fan Study você também tem insights sobre o Vinil, um belo exemplo é sua relação com os diferentes gêneros de música, o mesmo ocorre com o famoso “merchandising”, ou seja, produtos auxiliares dos artistas musicais, os fãs de música country por exemplo costumam comprar mais chapéus, enquanto os fãs de Rock costumam comprar mais camisetas de suas bandas favoritas. Como mercadoria auxiliar o vinil teve resultados bem surpreendentes em suas vendas, foi a mercadoria mais vendida em todos os gêneros musicais listados pelo estudo, exceto rock e metal, ainda assim ficando em segundo lugar nestes.
Outra surpresa se refere aos artistas que mais vendem vinil nesse momento em relação aos seus outros produtos, você poderia pensar que seriam os artistas mais antigos e clássicos, fazendo relançamentos no formato vinil, mas na verdade não, são artistas novos, que viram que seus lançamentos em vinil em 2020 representaram mais da metade das suas receitas.
Ainda em relação a venda de mercadorias auxiliares, o Spotify Fan Study apresenta um gráfico onde é possível ver que não necessariamente, ter muitos streams na plataforma significa uma grande venda em mercadorias auxiliares, isso varia muito de artista para artista, alguns dos que mais vendem mercadorias tiveram inclusive poucos streams, mas sabem desenvolver muito bem o seu marketing pessoal na internet e isso ajuda com as vendas.
Informações geográficas
No estudo também é possível ver que algumas cidades também estão mais abertas a novas músicas do que outras. São Paulo por exemplo está no topo dessa lista. Isso por si só já é uma informação muito valiosa para fazer e analisar um lançamento musical! Temos também novos artistas surgindo a cada dia de lugares inesperados ao redor do mundo. A América Latina é onde mais se descobre novas músicas!
Comportamento do Consumidor (ouvinte)
Uma parte particularmente interessante é a que analisa o comportamento dos ouvintes em si, você pode ver estudos indicando por exemplo como o comportamento de consumo atual em comparação com anos anteriores, ao longo das últimas décadas, o consumo musical tem se tornado cada vez mais isolado/segmentado, inclusive por gêneros, porém tem-se por outro lado, fãs que transitam muito facilmente entre diferentes estilos, e o consumo entre diversos estilos também ficou muito mais fácil do que antigamente, portanto os ouvintes acabam tendo a mente mais aberta em relação às suas experiências de consumo de música nas plataformas digitais.
Há muito mais neste Spotify Fan Study, e você definitivamente deve explorar essa ferramenta, é uma oportunidade única de entender mais a fundo a indústria musical e saber melhor como você pode se posicionar de forma inteligente nesse mercado.
A importância de uma Playlist
Um dos pontos mais interessantes é ver o % de crescimento de streams em músicas de diferentes gêneros após a inclusão em playlists (siga estes passos para entrar em uma playlists). A grande maioria dos estilos apresenta um crescimento de no mínimo 40% após fazer parte de playlists. Se você deseja aumentar os plays de sua música, trabalhar para entrar em playlists é definitivamente um dos caminhos a seguir!
Entenda: entrar em playlist é a solução?
Em suma o Spotify Fan Study é um compilado de estudos de dados que contém um grande valor e uma grande quantidade de informações para ouvintes e artistas de modo geral, não deixe de conferir essa novidade do Spotify que pode agregar muito a sua carreira!