Porque você deve ter sua música na Deezer (um dos principais players de streaming!)
Você com certeza já deve conhecer muito bem esse grande concorrente do Spotify, a Deezer ocupa um lugar de destaque entre os players de streaming, inclusive já foi escolhido por alguns usuários como o preferido no lugar do gigante Spotify! Mas quando chega a hora de saber como ter sua música tocando em um player desse porte as coisas podem ser novas para você, por isso preparamos esse guia completo pra te ajudar em todo esse processo, e de quebra você aprende um pouco mais sobre esse player!
Saiba tudo sobre distribuição digital.
Deezer é um dos maiores players do mercado
Apesar de termos uma grande fatia do mercado de streaming utilizando o Spotify, (mais de 70% dos usuários em alguns mercados), a Deezer é um dos maiores players do mercado e como vimos, é preferido por uma boa parte dos usuários de música que não se identificam tanto com o Spotify. Pense que ter sua música na Deezer é garantia de que ela possa ser acessada por uma imensa base mundial de usuários de música.
Desde sua fundação em 2007, o Deezer acumulou um total de 16 milhões de usuários. Na verdade, a Rolling Stone chamou o Deezer de “o maior serviço de streaming de música do qual você nunca ouviu falar” em um perfil do serviço publicado em 2014, dois anos antes de a Deezer se expandir para os EUA. Hoje, a Deezer é a quarta maior empresa global de streaming de áudio.
A interface da Deezer é extremamente bem feita e detalhada para oferecer ao usuário uma experiência única. O player oferece playlists prontas bem como uma interface customizável onde o usuário pode criar suas listas de músicas favoritas com muita facilidade.
Assim como no Spotify e em outros players, as playlists prontas são um incrível veículo para a divulgação de novas músicas, se você conseguir entrar em uma playlist a exposição da sua música aumenta radicalmente.
Artistas que conseguem ter suas músicas em boas playlists recebem centenas/milhares de plays por dia e portanto têm um aumento em sua receita de streaming, existem algumas formas de tentar incluir sua música em uma dessas playlists, mas na verdade não existe um caminho fácil e rápido para isso.
Saiba como o streaming está mudando a maneira como música é produzida, e o que você pode fazer.
Entre as principais dicas, você deve fazer:
- Enviar suas músicas para a plataforma
- Manter uma base de fãs e amigos dentro do player
- Criar suas próprias playlists (de qualidade), outros fãs podem te ajudar a ter engajamento com os algoritmos da plataforma
Entendendo essa parte inicial você pode estar se perguntando o quanto pode ganhar em receita com isso, mas a verdade é que até para ter essa idéia você precisará ter uma noção de quantos plays mensais suas obras poderiam ter e aí então comparar com os pagamentos do player por streaming, que também variam de acordo com as receitas de publicidade e base de assinantes a cada período.
Deezer se concentra em mercados importantes na Europa e América Latina
Deezer tem a presença global mais ampla de todos os DSPs de streaming de áudio estabelecidos. Hoje está disponível em mais de 180 países ao redor do mundo. Os principais mercados do Deezer incluem França, Alemanha e Brasil, bem como territórios como Reino Unido, Colômbia, México e EUA. O Deezer também está presente em territórios de rápido crescimento como Rússia e outros países do Leste Europeu, bem como regiões da América Latina e Oriente Médio.
Deezer oferece streaming em alta taxa de bits
A partir de 2014, o Deezer lançou uma camada de streaming de música de alta resolução originalmente chamada Deezer Elite, que desde então mudou para Deezer HiFi. Esse nível de assinatura mais alto permite que os membros transmitam música em FLAC, um codec de arquivo sem perdas igual à qualidade de áudio de um CD. FLAC é uma taxa de bits mais alta do que os MP3s das camadas inferiores do Deezer, dos MP3s padrão de associação do Spotify e do AAC da Apple Music.
O que isso significa em termos não geeks de áudio? O streaming de músicas em FLAC soa melhor do que o streaming em MP3, desde que você tenha o equipamento de reprodução adequado.somo
O Deezer está à frente no jogo nesse assunto, superando o lançamento da plataforma de streaming de alta resolução Tidal em outubro de 2014 por um mês. O Spotify e a Apple Music anunciaram no início deste ano que estão lançando níveis de streaming de alta resolução, com o streaming sem perdas da Apple Music chegando aos aplicativos há cerca de um mês. A grande diferença é que, onde apenas uma parte da biblioteca do Apple Music está disponível para streaming sem perdas, o Deezer disponibiliza 95% de seu catálogo em alta resolução. Audiófilos, alegrem-se!
O que você precisa fazer para ter sua música na Deezer (metadados e a distribuição digital pela CD Baby!)
Se você já tem sua música gravada e masterizada, prontinha para mandar para os players, vamos ver o que você precisa fazer para disponibilizar sua criação para os serviços de streaming como a Deezer. Boa parte dos músicos já estão acostumados com os players de música, mas do ponto de vista do usuário, e na hora de subir seu conteúdo para uma plataforma as coisas podem ser um pouco diferentes.
Como já vimos algumas vezes aqui em nosso blog os metadados são de fundamental importância no mundo da música digital, eles garantem que sua música esteja pronta para ser lançada e comercializada sem nenhum problema. Essas informações são responsáveis pela identificação, classificação e utilização do seu conteúdo da melhor forma, em qualquer lugar que ele esteja sendo disponibilizado. Isso facilita as pesquisas pela sua música e a correta remuneração do seu trabalho.
A identificação de uma obra/fonograma é o principal meio de remunerar corretamente o artista/autores com base na utilização da música no meio digital. Sem isso o artista fica sujeito a ter receitas não direcionadas para ele. No mundo da música, metadados são as informações inseridas nos arquivos de áudio digital, como informações de: selo, gênero, nome do artista, título de faixas, título do álbum e o número das faixas.
Você até pode incluir os metadados em seus arquivos, mas existe um grande risco de erros e como vimos, essa informação é bem importante, os players costumam utilizar as informações provenientes das distribuidoras digitais para a identificação das músicas. Apenas envie as informações da melhor maneira e sua distribuidora digital cuidará do resto.
Para entender um pouco mais sobre metadados no mercado da música e sua importância, leia esse artigo:
Por que os metadados da sua música não podem ter nenhum erro.
Nós da CD Baby fazemos um trabalho grande e focado na parte de gerenciamento de metadados, isso nos deixa com uma “taxa de rejeição” extremamente baixa com os players, ou seja, nossos clientes praticamente não têm problemas em relação ao recebimento de direitos autorais, divergências em relação a títulos de obras, autoria etc.
Ficamos muito orgulhosos em estar sempre um passo à frente para ajudar nossos clientes, pois hoje em dia a CD Baby coleta e armazena dados que não são exigidos ainda pelo mercado de modo geral, mas que enriquecem a base de informações e que serão muito úteis no futuro quando esses dados forem prática de mercado, nossos clientes já terão tudo pronto e organizado, nosso cadastro é mais completo e eficiente visando garantir uma correta arrecadação e distribuição de direitos aos autores e artistas.
Verifique seu perfil de artista do Deezer com o Deezer for Creators
Deezer for Creators (anteriormente Deezer Backstage) é uma plataforma que permite que você oficialmente reivindique seu perfil de artista do Deezer e obtenha insights sobre como sua música está performando. Depois que sua música for distribuída para o Deezer, clique aqui e clique em “solicitar acesso”. Certifique-se de ter estas informações em mãos:
- Nome do artista
- Seu email
- O UPC de seus lançamentos que são distribuídos pela CD Baby
- O nome da sua gravadora (pode ser o nome do artista, a menos que você tenha uma gravadora)
- Seu distribuidor (somos nós!)
- E-mail do seu distribuidor (cdbaby@cdbaby.com)
E para finalizar com chave de ouro, não deixe de dar uma lida nesse artigo onde reunimos os maiores mitos sobre o mercado de streaming de música: Os Maiores Mitos Sobre Streaming Musical