Seu guia completo para o Deezer

 

Porque você deve ter sua música na Deezer (um dos principais players de streaming!)

Você com certeza já deve conhecer muito bem esse grande concorrente do Spotify, a Deezer ocupa um lugar de destaque entre os players de streaming, inclusive já foi escolhido por alguns usuários como o preferido no lugar do gigante Spotify! Mas quando chega a hora de saber como ter sua música tocando em um player desse porte as coisas podem ser novas para você, por isso preparamos esse guia completo pra te ajudar em todo esse processo, e de quebra você aprende um pouco mais sobre esse player!

Vamos ver todas as etapas para você dominar a utilização desse player de trás pra frente!

Saiba tudo sobre distribuição digital.

Deezer é um dos maiores players do mercado

Apesar de termos uma grande fatia do mercado de streaming utilizando o Spotify,

(mais de 70% dos usuários em alguns mercados), a Deezer é um dos maiores players do mercado e como vimos, é preferido por uma boa parte dos usuários de música que não se identificam tanto com o Spotify. Pense que ter sua música na Deezer é garantia de que ela possa ser acessada por uma imensa base mundial de usuários de música.

A interface da Deezer é extremamente bem feita e detalhada para oferecer ao usuário uma experiência única. O player oferece playlists prontas bem como uma interface customizável onde o usuário pode criar suas listas de músicas favoritas com muita facilidade.

Assim como no Spotify e em outros players, as playlists prontas são um incrível veículo para a divulgação de novas músicas, se você conseguir entrar em uma playlist a exposição da sua música aumenta radicalmente.

Artistas que conseguem ter suas músicas em boas playlists recebem centenas/milhares de plays por dia e portanto têm um aumento em sua receita de streaming, existem algumas formas de tentar incluir sua música em uma dessas playlists, mas na verdade não existe um caminho fácil e rápido para isso.

Saiba como o streaming está mudando a maneira como música é produzida, e o que você pode fazer.

Entre as principais dicas, você deve fazer:

  • Enviar suas músicas para a plataforma
  • Manter uma base de fãs e amigos dentro do player
  • Criar suas próprias playlists (de qualidade), outros fãs podem te ajudar a ter engajamento com os algoritmos da plataforma

Entendendo essa parte inicial você pode estar se perguntando o quanto pode ganhar em receita com isso, mas a verdade é que até para ter essa idéia você precisará ter uma noção de quantos plays mensais suas obras poderiam ter e aí então comparar com os pagamentos do player por streaming, que também variam de acordo com as receitas de publicidade e base de assinantes a cada período.

O que você precisa fazer para ter sua música na Deezer (metadados e a distribuição digital pela CD Baby!)

Se você já tem sua música gravada e masterizada, prontinha para mandar para os players, vamos ver o que você precisa fazer para disponibilizar sua criação para os serviços de streaming como a Deezer. Boa parte dos músicos já estão acostumados com os players de música, mas do ponto de vista do usuário, e na hora de subir seu conteúdo para uma plataforma as coisas podem ser um pouco diferentes.

Como já vimos algumas vezes aqui em nosso blog os metadados são de fundamental importância no mundo da música digital, eles garantem que sua música esteja pronta para ser lançada e comercializada sem nenhum problema. Essas informações são responsáveis pela identificação, classificação e utilização do seu conteúdo da melhor forma, em qualquer lugar que ele esteja sendo disponibilizado.  Isso facilita as pesquisas pela sua música e a correta remuneração do seu trabalho.

A identificação de uma obra/fonograma é o principal meio de remunerar corretamente o artista/autores com base na utilização da música no meio digital. Sem isso o artista fica sujeito a ter receitas não direcionadas para ele. No mundo da música, metadados são as informações inseridas nos arquivos de áudio digital, como informações de: selo, gênero, nome do artista, título de faixas, título do álbum e o número das faixas.

Você até pode incluir os metadados em seus arquivos, mas existe um grande risco de erros e como vimos, essa informação é bem importante, os players costumam utilizar as informações provenientes das distribuidoras digitais para a identificação das músicas. Apenas envie as informações da melhor maneira e sua distribuidora digital cuidará do resto.

Para entender um pouco mais sobre metadados no mercado da música e sua importância, leia esse artigo:

Por que os metadados da sua música não podem ter nenhum erro.

Nós da CD Baby fazemos um trabalho grande e focado na parte de gerenciamento de metadados, isso nos deixa com uma “taxa de rejeição” extremamente baixa com os players, ou seja, nossos clientes praticamente não têm problemas em relação ao recebimento de direitos autorais, divergências em relação a títulos de obras, autoria etc.

Ficamos muito orgulhosos em estar sempre um passo à frente para ajudar nossos clientes, pois hoje em dia a CD Baby coleta e armazena dados que não são exigidos ainda pelo mercado de modo geral, mas que enriquecem a base de informações e que serão muito úteis no futuro quando esses dados forem prática de mercado, nossos clientes já terão tudo pronto e organizado, nosso cadastro é mais completo e eficiente visando garantir uma correta arrecadação e distribuição de direitos aos autores e artistas.

Como é o Processo

Agora que já vimos a importância e o tamanho de um player como a Deezer, e a importância dos metadados e playlists, vamos ver como é o processo para você ter suas músicas nesse player.

Na CD Baby você não tem dor de cabeça para disponibilizar suas músicas no Deezer! Oferecemos uma verificação instantânea como artista no Deezer, assim você já consegue reivindicar sua conta no Deezer Backstage podendo escolher sua foto de perfil de artista, editar sua Bio em diferentes idiomas, compartilhar playlists, exibir suas datas de shows e ter acesso a várias análises de performance. Basta preencher alguns dados no Backstage:

  • Nome de Artista
  • Email
  • Códigos UPC dos seus lançamentos pela CD Baby
  • Nome da sua gravadora (pode ser seu nome artístico gravadora)
  • Sua distribuidora (somos nós!)
  • Email da sua distribuidora (cdbaby@cdbaby.com)

Não perca tempo, entre agora mesmo no Deezer e outras plataformas junto com a Cd Baby!

Como verificar o seu perfil depois da entrega

Assim como o Spotify for Artists, a Deezer tem o Deezer Backstage, o Backstage tem alguns benefícios para você como: ver o número de ouvintes e traçar comparativos, nele você pode atualizar links de duas mídias sociais no seu perfil, biografia, foto, ver dados demográficos e as playlists que incluíram sua música e quantos plays foram gerados com isso, entre outras vantagens…

Se você usa a CD Baby para distribuir sua música, tudo fica mais fácil, a CD Baby tem uma parceria com o Deezer que lhe permite ter sua conta verificada de forma instantânea. Sem a ajuda da CD Baby, o Deezer vai precisar fazer algumas perguntas para confirmar que você é realmente o artista dessa conta para ter acesso ao Backstage.

E para finalizar com chave de ouro, não deixe de dar uma lida nesse artigo onde reunimos os maiores mitos sobre o mercado de streaming de música: Os Maiores Mitos Sobre Streaming Musical