
Quando o assunto é o mundo virtual, ter um campo em que a pessoa pode inserir o endereço de email dela para fazer parte do seu mailing é uma das coisas mais importantes em um site. Ter um atrativo para o internauta fazer isso (por exemplo: um download grátis de música, de partitura etc.) é um ótimo jeito de atrair as pessoas a entrarem na sua newsletter, mas há também outros truques que você pode usar para aumentar seus contatos.
Para músicos, esse contato é uma oportunidade de conseguir endereços de emial e ter acesso direto aos seus fãs. Num episódio recente do podcast The Jazz Spotlight, Dave Kusek falou sobre como listas de e-mail podem ser uma ferramenta para um artista conseguir mais shows.
Promoters e donos de casas de show querem trazer para a casa o maior número de pessoas o possível, então você pode usar sua lista para atrair pessoas para o estabelecimento. “Se sua lista de e-mails tem 200 pessoas que moram num raio de 30 quilômetros da casa de show, é bom que você conte isso para os promoters”, explicou Kusek. “Se você mostrar aos donos do lugar e aos promoters que consegue trazer mais pagantes para o seu show, você tem mais chances de conseguir que te contratem.”
Então, se você não tem uma lista de e-mails ainda, chegou a hora de começar uma. Se você já tem uma lista de e-mails, aqui vão quatro táticas para aumentá-la fora da internet, durante o seu próximo show.
1. Concursos e Brindes
É provável que as pessoas vão passar na sua mesinha de mercadorias (porque você monta uma em cada show, certo?) depois da sua apresentação. Então, por que não aproveitar a oportunidade e convidá-los a fazer parte da sua lista de e-mails?
Você pode fazer isso muito facilmente, usando um caderninho ou uma lousa em que as pessoas possam deixar seus nomes e seus endereços de e-mail.
Ou, ainda melhor, você pode oferecer em troca brindes ou fazer concursos. Coloque uma caixa em algum lugar da mesa e peça que as pessoas escrevam seus nomes e endereços de e-mail num papelzinho e peça que os coloquem na caixa. É assim que eles podem concorrer ao sorteio de brindes que você fará mais tarde.
O próximo passo é colocar esses endereços novos de e-mail na sua lista, de maneira manual, sortear um nome aleatoriamente e dar o prêmio para ele ou para ela.
2. Use Apps feitos para coletar endereços de e-mail
Ter uma lista ou uma caixa em que as pessoas podem colocar seu nome e endereço de e-mail é uma ótima ideia. Há o risco, entretanto, que você tenha de gastar muito do seu tempo colocando esses endereços manualmente na sua lista.
Por sorte, há uma alternativa digital para isso. Apps como ProspectSnap, SignupAnywhere e Chimpadeedoo, por exemplo, permitem que você adicione pessoas instantaneamente à sua lista de e-mail.
Essas ferramentas são ótimas para fazer ‘networking’ em feiras e eventos, mas também podem ser bem úteis durante shows. Por que não entregar seu telefone ou tablet para as pessoas e pedir que elas coloquem ali seu nome e endereço de e-mail, enquanto você assina o CD que eles acabaram de comprar?
Esses aplicativos funcionam mesmo sem uma conexão wi-fi e eles sincronizam as novas informações com sua lista de e-mails assim que você tiver uma conexão com a internet.
3. Use um QR Code que redirecione as pessoas para a sua lista de e-mails
Outro jeito de aumentar sua lista de e-mails é colocar um QR Code em seus materiais de divulgação, tipo pôsteres, panfletos e cartões de negócio.
Para fazer isso, você tem de já ter uma página em que as pessoas possam se inscrever na sua lista de e-mails. Desse jeito, as pessoas podem usar seus smartphones para ler o QR Code e eles serão levados diretamente para o seu site, onde eles poderão se inscrever na sua lista de e-mails.
Se você decidir usar essa tática, é bom que coloque uma explicação clara e sucinta ao lado do código, para os fãs saberem para que ele serve.
Você também pode inserir o QR Code num concurso e escrever alguma coisa do tipo“leia o código e inscreva-se na lista de e-mails para concorrer e ganhar um [nome do prêmio].”
4. O poder do boca a boca
O bom e velho boca a boca é um ótimo jeito de passar sua mensagem para a frente e conseguir mais fãs.
Quando as pessoas pagam para ver você se apresentando, elas estarão focadas (pelo menos durante a maior parte do seu show). Então por que não aproveitar esse foco todo e pedir que eles se inscrevam na sua lista de e-mails?
É claro que, se você optar por esse caminho, você quer ter um link que seja fácil de lembrar (por exemplo, algo do tipo www.seunome.com/email) e tenha um ímã com o link gravado, para distribuir e incentivar as pessoas a assinarem.
Da próxima vez que você cair na estrada para fazer um show, lembre-se que há jeitos ótimos de aumentar sua lista de e-mails sem usar a internet.
Biografia do autor: Yannick Ilunga escreve sobre o mercado de música para o The Jazz Spotlight e conversa sobre jazz com artistas, profissionais do mercado e escritores de “best-selling”