A indústria da música em 2022: Retrospectiva CD Baby Brasil

A marca de 100 mil músicas lançadas por dia foi alcançada. Estamos na era do algoritmo e da “vibe”. A nova geração está mais interessada em “sensações” do que gêneros musicais. O poder e alcance da música latina foi estabelecida mundialmente. 

Um resumo do que rolou na indústria musical em 2022 + CD Baby

Sabemos que os serviços de distribuição digital abriram uma porta muito necessária para artistas independentes em todo o mundo. 

E este é um ponto positivo da democratização deste serviço. O ponto negativo é justamente o número astronômico de músicas lançadas todo dia. 

Com tanta música nova para ser explorada e a tendência das novas gerações em possuir uma atenção muito mais limitada, a música está se transformando em um pano de fundo e fica mais evidente a necessidade que o artista independente possui de aproveitar todas as formas de monetizar o seu som.

Mas calma! Isso na verdade pode ser vantajoso para você, porque em um mundo onde 100 mil músicas são lançadas por dia….

O poder está no autêntico, no seus fãs e em sua relação com eles

As novas gerações buscam experiências ativas com a sua música. 

Elas querem saber sobre o seu processo criativo e querem opinar sobre o seu trabalho.

A era das mídias sociais derrubou o muro invisível que separava o artista do seu fã.

Com esta tendência de recessão da atenção, a música agora compete diretamente com outras formas de entretenimento. Como o relatório da MiDia Research de junho declarou: Antes, artistas buscavam maneiras de levar os seus fãs até a sua música. Hoje, você precisa levar a sua música até onde estão os seus fãs. 

E a melhor maneira de fazer isso, é educando o tão amado e odiado, algoritmo. 

Na era dos vídeos curtos e super-dinâmicos, o perfeito é secundário, e o autêntico e real é celebrado. Esta é uma tendência que continua crescendo, e as plataformas notam a necessidade de se adaptar. Veja o caso do YouTube com o YouTube shorts.

As grandes tendências, mudanças e desafios da indústria musical que veremos em 2023.

Contribuição de Chris Robley

De muitas maneiras, o mundo da música independente é uma fera diferente da “indústria da música”.

Com artistas famosos e até mesmo algumas novas grandes gravadoras atuam, o desperdício pode ser uma oportunidade para melhorias posteriores. Quando você tem uma base de milhões de fãs, um projeto considerado “legal” ainda pode impulsionar milhares de vendas. No nível indie, porém, quando seu público total pode ser bem menor, o desperdício pode significar um fracasso duradouro sentido em tempo real.

Portanto, os artistas independentes “bem sucedidos” têm que abordar suas carreiras de uma maneira mais holística  – porque tudo precisa acontecer dentro do alcance limitado e das ferramentas disponíveis. Sim, isso pode ser cansativo e difícil. Mas, pelo lado positivo, isso significa que a inovação muitas vezes acontece no nível indie primeiro. E isso é algo do qual o lado indie (independente!) da indústria deve se orgulhar.

Passou rápido!

Aqui e fora! E muito poucas pessoas estiveram na mesma página durante todo o ano. Durante os primeiros meses, muitos lugares ainda estavam completamente imersos em considerações relacionadas à Covid e à onda da Omicron. Em outros lugares, eventos ao vivo e festas estavam de volta com força total.

Preocupações com grana.

Então, assim como todos pensavam que os concertos ao vivo voltariam com toda a força, a inflação subiu ao topo, fazendo com que os artistas questionassem a validade financeira da turnê. Isto foi agravado pelo aumento nos preços do petróleo e do gás após a invasão da Ucrânia.

O “Catálogo” recebeu ainda outro impulso.

Canções antigas claramente ainda têm relevância, e 2022 provou novamente que canções antigas muitas vezes têm MAIS potencial de ganho do que os novos lançamentos. Pense em Kate Bush e Metallica de Stranger Things.

TikTok alcançou o domínio sobre a indústria musical.

O poder e a influência do aplicativo vinha crescendo há anos, mas em 2022 TikTok conquistou a atenção do público, o esforço dos criadores e a ênfase da indústria musical de uma só vez. 2022 também viu (acho que pela primeira vez) o TikTok ir na defensiva expandindo suas características para se assemelharem a novos aplicativos (BeReal, por exemplo).

O ano bilionário da música latina nos EUA

Liderado por atos superstar como Bad Bunny, Grupo Firme e Rosalía, o gênero explodiu globalmente em 2022.

Dados da RIAA (The Recording Industry Association of America®) mostram que a música latina vai alcançar pela primeira vez a marca de um bilhão de dólares em receitas no final do ano nos Estados Unidos. Um número incrível! E antes que você dispense essa informação como não relevante para artistas independentes, lembre-se que as tendências da indústria também te afetam. O efeito latino também se deve ao fato que mencionamos acima. 

Para as novas gerações, o idioma da música não importa, mas sim as sensações e a vibe que a arte em si, passa. 

O relatório de receitas da RIAA mostrou que o streaming desempenhou um papel crucial no aumento do consumo de música latina em 2022.  

Número record de shows in 2022

Uma coisa importante que aconteceu em 2022 foi a volta definitiva dos shows. No ano passado, teve um retorno tímido, tanto dos artistas quanto do público, por causa da Covid-19. Agora, a coisa voltou com força e, para 2023, promete vir com ainda mais força! Disse Alexandre Saldanha, artista independente (Reverendo Frankenstein) e profissional da indústria da música.

De acordo com a gigante Live Nation, mais de 44 milhões de pessoas atenderam a shows no último trimestre. Um número nunca visto antes!

CD Baby em 2022!

A presença de artistas independentes seguiu forte na premiação do Grammy Latino deste ano. 

Artistas que lançaram com a CD Baby receberam 18 indicações em 11 categorias.

4 destas 18 indicações levaram a estatueta para casa. 

No dia 20 de Setembro de 2022 a lista completa para os Latin GRAMMYs 2022 foi anunciada.

Foi a vigésima terceira edição da maior noite da música latina, que aconteceu em Las Vegas, dia 17 de novembro no Mandalay Bay Resort and Casino.

Berta Rojas ganhou o primeiro (e segundo) Grammy Latino para o Paraguai: melhor composição contemporânea  e melhor álbum clássico. O primeiro por trabalhos no ANIDO’S PORTRAIT: I. CHACARERA, com Sergio Assad, e o segundo por trabalhos com o  LEGADO, com Sebastián Henríquez.

Melhor Álbum de Tango foi para Pablo Estigarribia e Horacio Salgán com “Piano Transcriptions”, enquanto Melhor Álbum Folclórico foi para Sintesis, X Alfonso e Eme Alfonso com o lançamento Ancestros Sinfónico.

Berta Rojas
Berta Rojas com o Grammy Latino  Álbum: Legado

“O CD Baby contribuiu para fortalecer as vozes dos artistas independentes, incluindo eu mesma”, diz a artista CD Baby e a ganhadora do Latin GRAMMY em 2022, Berta Rojas. “Desde o primeiro álbum lançado com você [CD Baby], Cielo Abierto (2008) até os 3 álbuns que receberam indicações ao Grammy Latino: Dia y Medio (2012) com Paquito de Rivera, Historia del Tango (2015) com Camerata Bariloche, e Salsa Roja (2013), cada álbum conseguiu chegar ao público através da plataforma de distribuição que o CD Baby oferece. Estou muito feliz em promover meu trabalho através de vocês e aproveito esta oportunidade para dizer obrigado”!

Parabéns a todos os indicados e ganhadores do GRAMMY Latino deste ano. Nos enche de orgulho poder fazer parte desta jornada com os nossos artistas!

Os artigos mais visitados do blog SomosMúsica

Seguimos educando e informando nossos artistas da melhor maneira possível. 

Este ano, vimos que muitos artistas se interessaram pelo tema dos NFTs e conteúdo em vídeo.

O artigo mais popular foi o dos 7 tipos de singles para lançar, e, sem muitas surpresas, em segundo lugar vimos o artigo sobre o algoritmo do Spotify, que despertou a curiosidade de muitos!

De Artista para Artista: 6 entrevistados na nova série da CD Baby Brasil!

 

 
A nova série visa dar destaque a jornada e experiências de artistas independentes como você.

Todo mundo tem uma história para contar! Foi uma honra poder conhecer um pouco mais sobre o processo criativo, vitórias e derrotas destes artistas incríveis. 

Seguiremos com mais entrevistas e encontros em 2023!

O que esperar de 2023?

Que esse seja ano das suas realizações musicais!

A CD Baby Brasil deseja a todos os artistas independentes um ano incrível.

Lembre-se que você é único! Ame aquilo que te faz autêntico e diferente. Cuida da sua saúde mental e lembre-se que o mais importante é o amor que você tem pela sua arte. Seus fãs estão te esperando!