Código QR: link rápido e direto para sua música!
Há alguns anos, o código QR era algo estranho e apenas para conhecedores. Mas as medidas sanitárias impostas pela pandemia o tornaram popular, pois todos nós, que adoramos comer burritos, sanduíches de pastrami ou sushi, fomos obrigados a nos familiarizar com a imagem geométrica em preto e branco e a digitalizá-lo com nossos celulares se quiséssemos continuar jantando em nosso restaurante favorito com nossos amigos.
Mas este não é um blog de culinária (talvez o fato de ainda não termos comido tenha condicionado a introdução), então vamos direto ao ponto: o código de resposta rápida (QR code) é útil para você se promover como artista musical? A resposta é SIM.
O que é um código QR?
É um link para um conteúdo associado a ele e predeterminado pelo gerador de código QR. No entanto, ele também pode ativar outras funções, como enviar um SMS, um e-mail etc. Em 90% dos casos: é um link para um conteúdo digital.
Como gerar um código QR:
Se você pesquisar “gerar código QR” no Google, encontrará milhares de opções. O encurtador de URL bit.ly também permite que você crie códigos QR e rastreie quem o escaneou – não é uma má opção.
Abaixo, vamos explorar como o QR code funciona no Spotify.
Usando o código QR para promover sua música
A facilidade e a rapidez com que um código QR é gerado o torna particularmente adequado para promover eventos ou conteúdos únicos, desde um show até o lançamento de um single.
Aqui estão algumas ideias.
Você tem um show em breve e está imprimindo pôsteres físicos? Coloque um código QR neles com um link para uma música que você acha que fala bem de você e da sua música.
Você acabou de lançar um single e está fazendo um lançamento? Promova-o distribuindo panfletos que incluam um código QR com link para um vídeo de uma versão acústica caseira da faixa.
Você tem CDs físicos à venda na mesa de mercadorias do seu show? Algumas pessoas não têm toca discos. Coloque um código QR na mesa ao lado de cada CD para que elas possam baixar suas músicas digitalmente.
Você está com fome e quer compartilhar suas habilidades culinárias com seus fãs? Grave você cozinhando um curry de frango enquanto comenta sobre a lista de reprodução com suas faixas tocando ao fundo e conte a eles o segredo da sua receita. Gere um código QR com um link para o vídeo e envie-o para eles na hora do almoço.
Como você pode ver, as opções são ilimitadas. Tenho certeza de que a sua imaginação e a de seus colegas de banda são capazes de criar novas ideias, novos usos do código QR para promover sua música, seus shows etc.
O melhor de tudo é que seus fãs já estão acostumados a usar seus smartphones quase todos os dias para ler códigos QR. Aproveite isso!
O QR code do Spotify
Um Spotify Code é uma etiqueta “escaneável” semelhante a um QR que pode ser usada para compartilhar ou acessar rapidamente um conteúdo no Spotify.
Você pode criar códigos do Spotify para perfis de artistas, perfis de marcas, listas de reprodução, álbuns e músicas. Se houver um URI do Spotify, você poderá gerar um código do Spotify.
A criação de um Spotify Code é bastante simples. Você só precisa copiar e colar o URL de sua preferência, como na imagem abaixo, personalizar e gerar o código.
Mas, embora seja conveniente, sem mencionar a ótima aparência impressa, os códigos do Spotify estão vinculados apenas ao conteúdo do Spotify. Você não pode vinculá-lo a um site ou a outro serviço de streaming de música
Abaixo deixamos algumas dicas sobre como utilizar o code do Spotify.
1. Mostre um Spotify Code na sua barraca de mercadorias (ou no palco)
Fale para o público que eles podem tirar uma foto do código e que já podem ir ouvindo sua música no carro, na volta para casa.
2. Tenha sempre uma imagem dos seus Spotify Codes no rolo da câmera do seu celular
Daí você vai ter um jeito bem fácil de compartilhar sua música quando estiver cara a cara com alguém que quer conferir seu som. Eles podem sacar o celular, abrir o Spotify e escanear a imagem bem na sua tela.
3. Imprima um Spotify Code nos pôsteres do seu show
E nos seus flyers, cartões de visita, releases etc. Se a arte do seu material chamar a atenção, você pode acabar atiçando as pessoas para ouvirem seu som ali mesmo.
E você? Já usou os QR codes para promover o seu som? Conta para gente nos comentários.