Ganhe Mais Dinheiro Com Seus Shows

Se você está em turnê há anos ou apenas começando e tentando agendar seu primeiro show, trabalhar com um contratante tem muitos benefícios.

O que é um contratante?

Um contratante é alguém que contrata músicos para tocar nos locais que representam.

Eles também podem funcionar como intermediários quando você negocia o cachê que ganha pelo seu desempenho. Como em qualquer negócio, há uma arte em negociar com os organizadores e locais de shows para garantir que você ganhe o máximo de dinheiro possível com seu show.

 
Aqui estão algumas coisas para pesquisar e ter em mente antes de reservar seu próximo show:

Conheça o mercado e o local

Muitos locais maiores em grandes mercados pagam a mesma quantia para cada banda. Se o padrão for US$ 100 por pessoa mais gorjetas, então esse é o limite e há pouco espaço para negociação.

Esses locais sabem que estarão lotados, não importa o que aconteça, e os participantes não estão necessariamente lá apenas para vê-lo. Às vezes as pessoas estão em um show apenas pela música ao vivo e algumas bebidas.

Saiba se o show é um evento com ingressos

Se for um evento com ingresso, o valor do pagamento será “X” vezes a bilheteria? Você consegue o preço total da bilheteria? Tem um valor garantido independente da bilheteria?

Como muitos eventos com ingressos, os locais farão um acordo onde a banda precisa “trazer” uma certa quantidade de pessoas, antes de poder receber uma parte da receita.

Saiba se é um show privado

A maioria dos shows privados deve custar mais caro, porque estão pagando por um serviço específico. A menos que você esteja fazendo um favor para alguém, você deve pedir mais para fazer um show privado do que para fazer um show normal. Às vezes, é uma empresa bem financiada, a prefeitura local, uma igreja ou organização artística que o contratará. Outras vezes é uma festa de casamento ou aniversário.

Não importa, você deve ganhar o que vale! Os shows privados geralmente exigem que você traga seu próprio equipamento de PA e faça muito mais trabalho braçal sozinho, então a taxa cobrada por eventos privados deve ser maior!

Saiba quantos artistas estão competindo pelo mesmo show


Se você está em um lugar que bomba o tempo todo, e todas as bandas só querem tocar lá, você provavelmente não terá muito poder de negociação. Se o local tem sua escolha de bandas para preencher os buracos, eles detêm todas as moedas de barganha e podem simplesmente seguir em frente com outro artista se você pedir demais, tenha cuidado.

Conheça o mercado em que você está tocando e descubra o que outros músicos estão fazendo na área.

Saiba seu Valor

Às vezes, um contratante ou casa de shows perguntará qual é o seu preço. Então, depois de fazer uma boa pesquisa, esteja preparado com um número em mente para essa ocasião. Isso dará ao comprador uma noção do que você está pedindo.

O que exatamente é uma taxa justa para você? Isso depende de vários fatores, como se você está em turnê e precisa colocar gasolina na van e comer, ou se você pode se contentar com um pouco menos e garantir um show com um artista um pouco mais estabelecido, e que te dá uma certa visibilidade.

Coloque tudo na balança!

Seja eficiente e decidido


Depois de definir seu preço, a melhor maneira de informar o comprador ou proprietário do local é ser eficiente e decidido.

Uma boa regra é dizer ao mesmo tempo: “Esse é meu preço. Isso está no seu orçamento?” Fazer isso afirma seu valor e mantém uma questão aberta para negociação.

Boa sorte na sua próxima negociação!