7 motivos para lançar covers

Você pode ser uma das pessoas que não reconhece motivos para lançar covers e prefere dedicar seu tempo apenas em trabalhar as suas canções próprias.

Neste post vamos te apresentar sete boas razões para mudar de ideia e lançar o seu cover

Isso porque, não se engane, mesmo dentre os ouvintes mais interessados no hype e em garimpar novas canções inéditas, todo mundo gosta de ouvir suas músicas queridas várias vezes. A familiaridade acalma, conforta, dá prazer e energia. Já falamos sobre familiaridade e no que você deve pensar ao escolher a música para fazer seu cover aqui. Apesar disso, alguns artistas da atualidade resistem a investir em lançar covers de canções de sucesso pelos mais diversos motivos.

Estas são algumas das objeções comuns de se ouvir quando se trata de covers:

“Não sou um artista sério se faço covers.”

“O mundo já tem covers suficientes.”

“As leis para lançar covers no Brasil são muito complexas.”

“Há apenas tantas horas no dia; por que eu perderia tempo com a música de outra pessoa?”

Tudo bem. Você pode fazer o que quiser como artista. Mas esta postagem vai trazer motivos para você repensar sua postura e escolher como e quando lançar os covers que tem a ver com o seu trabalho e se beneficiar desta preciosidade. Isso porque, se estamos falando de shows ao vivo, singles ou vídeos do TikTok, as versões podem ser uma ferramenta muito poderosa.

E sobre as questões legais, já falamos bastante aqui.

Veja 7 motivos para você apostar em lançar covers

1. Manter ritmo de lançamentos

A maioria de nós sabe como é ficar enrolado tentando terminar de escrever dez ou doze ótimas canções originais para o próximo álbum. Mesmo lançando singles originais, às vezes esse processo é mais lento. Por isso, lançar versões de músicas nos ajudam a voltar ao trabalho.

2. Agilidade para criar e gravar

Primeiro porque você está focado em gravar apenas aquela música – e lançá-la como single. Mas também porque ela já tem uma estrutura estabelecida. Então, quer você adote ou resista a essa estrutura, uma música pronta oferece um ponto de partida específico e isso ajuda muito no processo de criação.

Nada te impede de fazer um cover fiel ao estilo da música original. Mas, ainda que você faça uma versão totalmente nova, ser inovador a partir de um arranjo que já existe geralmente é mais rápido do criar do zero. Aproveite!

3. Alcançar novos públicos (quer motivo melhor para lançar covers?)

Escolher a música certa para fazer um cover pode ajudar a capturar um público diferente nas plataformas. Pensa só: muitas pessoas buscam suas canções preferidas em pesquisas em sites como YouTube ou TikTok ou clicam em recomendações algorítmicas nestas plataformas. Algumas pessoas sentem dificuldades de buscar coisas novas para ouvir, gostam de repetir o que é familiar. Portanto, se você tiver feito uma versão de uma música muito procurada, a chance de que esses cliques aumentem sua base de seguidores é grande. Faça vídeos!

4. Aprender coisas novas!

Se empenhar em fazer sua versão pode ser uma ótima maneira de crescer como escritor, arranjador, artista ou produtor. Isso porque mergulhar no trabalho de outra pessoa ajuda você a entender mais profundamente o motivo pelo qual aquela música FUNCIONA – e por isso você deve lançá-la. Essa é uma das formas de destravar e te tirar da rotina na hora de criar.

Uma música cover também ajuda você a tirar algumas de suas próprias dúvidas como artista porque…

5. Os covers tem valor comprovado no mercado

Todos esses 7 motivos para lançar covers dependem que você escolha uma canção original que o mundo já mostrou que amava. Quer dizer: ela deve ser sucesso pelo menos para um grupo bom de pessoas. Assim, você estará investindo em uma música que já tem valor de mercado. Por outro lado, o mesmo não acontece com as suas próprias canções. Não porque elas sejam ruins, mas porque são desconhecidas pela maioria das pessoas. E, ainda que você lance e seu público goste, será sempre necessário muita dedicação para que ela seja ouvida e faça sucesso.

Então, quando você faz um cover, a voz que mora na sua cabeça que está sempre perguntando “alguém vai gostar dessa música?” simplesmente não faz sentido. Silenciar essa dúvida abre um espaço interno que deve te levar a avançar com mais confiança para entregar a sua criação.

6. É uma linguagem musical que os fãs já conhecem

Uma música cover pode funcionar como uma espécie de introdução fácil ao restante do álbum, lista de reprodução, show ou conteúdo. Você não estará pedindo demais do ouvinte, muito pelo contrário.

Em resumo, as músicas conhecidas são familiares e, portanto, deixam as pessoas à vontade. Logo, provavelmente estarão mais receptivas ao brilho das suas canções. Em outras palavras, se suas músicas originais são o evento principal, os covers tendem a ser um convite eficaz.

7. As versão entregam algo sobre a sua marca

Por fim, este é um dos principais motivos para se empenhar em lançar covers neste momento que tantas versões estão circulando por aí. Aqui fizemos uma análise sobre as versões lançadas por Chris Cornell e falamos sobre a escolha das músicas e a forma de deixar a própria impressão nos arranjos.

Não é perda de tempo: dedicar-se a fazer um cover com a sua cara é uma forma de deixar bem evidente a sua visão de mundo, seus interesses musicais e seu talento. Naturalmente seu carimbo será muito mais perceptível. Portanto, ao ouvir uma música familiar em uma versão, o ouvinte terá a oportunidade de intuitivamente reconhecer quem é você como artista. E é isso que você precisa para que ele se conecte com você e deseje conhecer suas outras criações, certo?

_________________________________________________________

Se você compreende inglês, assista a este episódio do DIY Musician Podcast para saber mais sobre como escolher a música cover certa para shows ao vivo, álbuns e vídeos sociais.