YouTube Shorts

Se você é um músico que cria muito conteúdo de vídeo, agora tem outra forma criativa de promover sua música no YouTube: o YouTube Shorts.

Nos últimos anos, o rápido crescimento do TikTok e do Instagram Reels provou que os vídeos curtos são um formato poderoso para criadores independentes que buscam construir e entreter seus seguidores.

E agora o YouTube está entrando em ação com seu recurso de vídeo curto vertical, apropriadamente chamado de YouTube Shorts.

O que é  YouTube shorts?

Shorts é o formato de vídeo vertical curto do YouTube.

Como um usuário do YouTube, é claro, você pode ASSISTIR Shorts. Mas, indo direto ao ponto deste artigo, como artista você agora pode CRIAR Shorts no YouTube, que aprofundam sua conexão com fãs e assinantes do canal e vão além de seu público por meio do mecanismo de recomendação do YouTube.

Com o YouTube Shorts, você pode fazer clipes que apresentam áudio original, que usam uma música existente, ou até mesmo extrair trechos de áudio de milhões de vídeos enviados ao YouTube.

Quanto tempo duram os vídeos do YouTube Shorts?

Seus vídeos do YouTube Shorts podem ter até 60 segundos de duração. O limite de tempo de 60 segundos incentiva os criadores a serem, bem, criativos e o forçam a usar cada segundo em seu potencial máximo. Vídeos curtos se prestam bem a coisas como esquetes, confissões, danças e edição rápida que exige um replay.

Ao contrário das histórias do YouTube, que expiram após 7 dias, os curtas são feitos para durar como conteúdo perene no YouTube.

Onde você assiste o YouTube Shorts?

Bem, no YouTube! Mas mais especificamente …

Os Shorts do YouTube são exibidos por meio de algoritmos na guia “Shorts” na parte inferior de seu aplicativo do YouTube para celular.

Eles também podem ser vistos na homepage dos canais do YouTube:

Como o YouTube Shorts é diferente de outras plataformas de vídeo de formato curto

Então, por que os músicos deveriam se preocupar com os Shorts do YouTube?

Em primeiro lugar, porque o YouTube já é um gigante do vídeo, e o Shorts oferece outro formato que pode levar o engajamento de volta ao conteúdo de seu canal. Ao contrário do TikTok, em que o vídeo de formato curto é comumente considerado a experiência INTEIRA, os Shorts podem ser uma extensão de sua marca e esforços de envolvimento da comunidade no YouTube. É uma peça importante de um ecossistema maior.

Saiba como divulgar o seu som no YouTube.

Além disso, como mencionado acima, os curtas permitem que os criadores usem amostras de áudio de milhões de vídeos enviados ao YouTube, bem como músicas da biblioteca do YouTube. Isso significa que outros criadores podem fazer vídeos com sua música!

A biblioteca do YouTube Shorts vem do YouTube Music, que contava com 60 milhões de músicas em agosto de 2020 (provavelmente é um pouco mais agora).

Além disso, mencionamos que o YouTube Music é o serviço de streaming de música mais popular do mundo, com 2 bilhões (sim, com um “b”) de usuários mensais? Todos esses usuários significam toneladas de tráfego vindo para o YouTube a cada mês, o que significa que todas essas pessoas podem assistir Shorts com sua música!

Como coloco minhas músicas na biblioteca de Shorts do YouTube?

Como o YouTube Shorts usa música da biblioteca do YouTube Music, você só precisa fazer uma coisa para garantir que sua música seja qualificada para veiculação em vídeos curtos: distribuir para o YouTube Music.

A CD Baby distribui para o YouTube Music e YouTube Shorts – junto com mais de 150 outras plataformas digitais.

Como faço para criar um Short do YouTube com minha música?

O YouTube criou um guia passo a passo para a criação de Shorts na sua Central de Ajuda.

Para criar um vídeo no YouTube e adicionar sua música a ele, siga esses passos:

  1. Faça login no YouTube no celular.
  2. Toque em “criar” e depois em “Criar um Short”.
  3. Para tornar seu Short mais longo do que 15 segundos, toque 15 acima do botão de gravação para gravar até 60 segundos. (Observação: a gravação com música da biblioteca de curtas do YouTube ou o áudio original de outros vídeos é limitada a 15 segundos em vez de 60).
  4. (Opcional) Toque em “Velocidade” para acelerar ou desacelerar a gravação.
  5. (Opcional) Toque em “Temporizador” para definir a contagem regressiva para gravar sem as mãos e escolha quando interromper a gravação automaticamente.
  6. Para encontrar a Biblioteca de áudio do YouTube quando estiver pronto para gravar, toque em “Adicionar som”. Faça uma seleção e grave até 15 segundos.
  7. Para gravar um clipe, segure o botão “capturar” ou toque nele para iniciar a gravação e depois novamente para parar.
  8. Toque em “desfazer” para remover o videoclipe anterior que você gravou ou toque em refazer para adicioná-lo de volta.
  9. Toque em “concluído” para visualizar e aprimorar seu vídeo e, em seguida, toque em “PRÓXIMO” para adicionar detalhes ao seu vídeo.
  10. Para adicionar uma música ou outro áudio após a gravação, toque em “Som” na parte inferior da tela de edição.
  11. Adicione um título (máximo de 100 caracteres) ao seu Short.
  12. Toque em “CARREGAR” para terminar.

 

Como faço para promover minha música no YouTube Shorts?

Os Shorts são um terreno fértil para artistas independentes promoverem sua música. Esteja você seguindo o caminho do faça-você-mesmo ou contratando um influenciador para expandir sua marca, criar vídeos no YouTube Shorts pode aumentar seriamente sua base de fãs.

Os mesmos princípios para promover sua música no TikTok e outras plataformas de vídeo curtas se aplicam à promoção de sua música no YouTube Shorts:

Mantenha a leveza: vídeos curtos são feitos para serem divertidos. Sua brevidade é o que os torna tão viciantes, e o que os torna propícios a serem repetidos indefinidamente.

Crie um momento musical: Ao criar um Short com sua música, certifique-se de selecionar o gancho para o áudio. Encontre os 15 segundos em sua música que inspirarão as pessoas a criarem seus próprios esquetes, tutoriais, danças ou vídeos sincronizados com os lábios.

Pense no visual: assim como no TikTok, os criadores do YouTube Shorts estão criando tendências e memes. Você pode aumentar a popularidade de uma tendência existente ou, se estiver realmente criativo, pode tentar até criar um novo meme seu.

Não ignore seu catálogo anterior: certifique-se de estar pensando em todo o seu catálogo em termos de qual música contém o trecho de áudio viral mais cativante. Não se concentre apenas em seu último single. Pode ser uma música de alguns anos atrás que vai fazer sucesso agora.

Seja prolífico: como outras plataformas de vídeos curtos, os Shorts do YouTube permitem que você crie conteúdo mais rapidamente em comparação com a mídia de formato longo, como os vídeos normais do YouTube. Essa velocidade criativa também significa que você pode postar vídeos com mais frequência, o que aumenta sua visibilidade para os fãs.

O que devo postar no YouTube Shorts?

Como outras plataformas de vídeo de formato curto, o que você realmente posta no YouTube Shorts é limitado apenas pela extensão de sua própria criatividade.

Existem muitos tipos de vídeos que você pode postar no YouTube Shorts, incluindo:

Vídeo no estilo “confessionário” – em que você fala diretamente para a câmera sobre algo que você gosta ou fez.

Tutoriais – como aulas de instrumentos ou talvez uma técnica de produção que você usa.

Sincronização labial com a música de outros artistas ou sua própria (lembre-se de que você deseja incentivar a participação e os ouvintes de suas músicas).

Danças, novamente ao som de músicas de outros artistas ou especialmente as suas (se for o seu estilo, obviamente).

Música ambiente para um conceito visual, como um pequeno videoclipe ou algo que represente sua música

Qualquer um desses tipos de vídeo chamará a atenção para seu canal oficial do artista e, portanto, para sua música.

Onde os Shorts do YouTube estão disponíveis?

O YouTube estreou os Shorts na Índia em 2020 e lançou a versão beta nos EUA na primavera de 2021. Desde então, eles disponibilizaram os Shorts do YouTube em mais de 100 países.

Embora o YouTube não tenha publicado uma lista completa de todos os países em que Shorts estão disponíveis, eles sugerem atualizar seu aplicativo e procurar a opção “Criar Shorts”. Se você ainda não o vê, é provável que estejam trabalhando para adicionar seu país.

Os artistas ganham royalties com o YouTube Shorts?

Se um criador usar sua música em um Short do YouTube, você receberá alguma receita pela veiculação. Como a plataforma é muito nova, o valor exato e o prazo desse pagamento ainda são desconhecidos. No entanto, é importante observar que, como os Shorts não incluem publicidade, eles não geram tanta receita quanto os vídeos completos.

O dinheiro real que você verá com o uso de suas músicas nos Shorts, resultará dos espectadores que ouviram as suas músicas. Os Shorts do YouTube são uma ótima maneira de divulgação, porque qualquer pessoa que reproduz um vídeo com sua música, pode ver facilmente qual é a faixa, e encontrá-la no serviço de streaming de sua escolha.

E você? Já provou o YouTube Shorts?