Como o artista independente Abel Capella conseguiu aumentar seus ouvintes mensais de 540 a 16 mil em 3 meses.

O Abel utilizou a Assistente de lançamento para o lançar do single “Só vem”, e essa é a sua jornada

Músico de longa data, para o Abel o mundo da distribuição digital ainda era uma novidade. Até que ele decidou pular de cabeça nesse universo.

O ambiente musical digital está em constante mudança, e navegar por este território pode ser um pouco complicado e difícil. Principalmente ser for a sua primeira vez lançando no digital, ou se for a primeira vez que você está levando um lançamento a sério, e tenha decidido seguir todos os passos, corretamente.

Antes de tudo, serei clara: o sucesso de tudo isso depende da qualidade, do conceito, e da identidade da sua música.

Mas acredite: se educar e seguir um plano, é possível e traz resultados concretos.

E foi isso que o Abel decidiu fazer. E essa é a história dele:

Música sempre

Vindo de uma família que sempre foi conectada com a música, Abel Capella não é estranho no cenário musical. Fez parte de 3 bandas, sendo a última chamada “Cão de rua”, que esteve na ativa até 2014, e que teve música tocando na rádio, e turnê por 7 estados brasileiros.

 “Desde sempre em meio ao universo da música, meu tataravô Manuel era um grande Luthier e sanfoneiro da região do Triângulo Mineiro, assim com seu irmão Tote e muitos outros membros da família. Meu pai é violeiro, tocador popular, daqueles que sacam de música caipira à bossa Nova, apaixonado pela música brasileira e por Sinuca” Disse Abel.

Daí a vida aconteceu: Abel casou e teve dois filhos. E por um período esteve concentrado somente em cuidar da sua família e da sua chácara, que fica ao redor da Cidade de Palmas, no Estado do Tocantins. Mas ele nunca deixou de compor e de tocar.

O retorno a cena musical

Finalmente em 2020 Abel decidiu se aventurar no mundo digital, e no começo de 2021 lançou o Ep “Dias de Solidão” por uma outra distribuidora.

Neste primeiro lançamento, ele trabalhou com as ferramentas que ele tinha em mãos para fazer a divulgação: suas redes sociais, seus amigos e sua família.

Foi neste período que o Abel descobriu a CD Baby, por indicação de uma amiga (eu!).

Sim, eu conheço o Abel a mais de 20 anos. E é claro que eu tive que apresentar a CD Baby a ele.

Neste mesmo momento, eu e meus colegas da equipe de marketing da CD Baby lançávamos uma ferramenta chamada Assistente de Lançamento, criada e desenvolvida para ajudar artistas como o Abel. Que precisam de um necessário “empurrão”, e como o próprio Abel disse, ser um “personal trainer”. Foi aí que surgiu a ideia de criar um diário em vídeo sobre a jornada do Abel: Ele estava animado a fazer o trabalho, e eu tinha uma ferramenta novinha para ele testar.

O diário:

Combinamos que o Abel iria fazer todo o processo segundo o cronograma e usando todas os recursos que o Assistente de Lançamento oferecia a ele. E foi exatamente isso que ele fez, e o resultado você pode acompanhar abaixo:

O primeiro pitch a gente nunca esquece:

Antes do seu primeiro lançamento no digital, o Abel não conseguiu fazer o pitch para playlist das músicas do seu EP, porque para que isso fosse possível, seria necessário já ter uma página verificada de artista e acesso ao Spotify For Artist. Por isso a necessidade de lançar um single de menor importância, antes do seu projeto principal.

Já para o single “Só Vem”, e seguindo o cronograma e dicas do assistente de lançamento, o Abel conseguiu fazer o seu primeiro pitch oficial, para tentar a oportunidade de entrar em uma lista de reprodução editorial no Spotify e aparecer automaticamente nas playlists “Radar de Novidades”, dos seus seguidores.

Ainda não foi dessa vez que o Abel conseguiu que sua música fosse colocada em uma Playlist editorial, mas o single apareceu em todas as playlists “Radar de Novidades” de seus seguidores, inclusive a minha! E o Abel estava prestes a descobrir o poder da sua própria comunidade…

Marketing Totalmente Orgânico e a Importância do Pre-save:

No seu primeiro lançamento no digital o Abel também não fez a campanha do Pre-save, por falta de ter alguém, ou um guia para indicá-lo o caminho ideal. Já no lançamento de “Só vem” o Abel focou bastante em criar antecipação e redirecionar seus seguidores do Instagram (que naquele momento era a mais forte de suas redes) para o Spotify. Mas isso requer trabalho e investimento do seu tempo, para criar uma relação verdadeira com o seu público e transformá-los em fãs:

“Foi um relacionamento real mesmo, eu me abri para as pessoas. Eu gosto de conhecer quem aparece nessa jornada para seguir junto comigo. Somando forças e trocando boas energias.
Uma coisa incrível que aconteceu foi o movimento NOVA ERA DO ROCK! Bandas de todos as regiões do Brasil, de diferentes estilos, fazendo amizade, sacando os sons uns dos outros, unindo forças e
esforços.”

 O Marketing do Abel consistiu basicamente em fazer Lives, publicar stories usando um certo filtro do próprio Instagram (o de Alien, que se alinha com a proposta do Single). E responder a todo e qualquer comentário deixado no seu feed. E a tática funcionou. O pessoal se envolveu e mostrou interesse e curiosidade sobre o lançamento.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Abel Capella (@abelcapella.oficial)

O Single:  

O single, chamado “Só Vem” é uma canção indie-pop-rock, com uma vibe bem “feel good”. Nas palavras do próprio Abel:

“Só Vem” é um convite para que possamos viver uma vida mais leve, natural, verdadeira e satisfatória. O que você gosta de fazer? Como você gosta de viver? Essa música fala sobre isso. Meu intuito foi, e é, ser fonte de bons sentimentos e pensamentos.” Disse Abel

O Lançamento:

“Só Vem” foi lançada dia 16 de julho de 2021! E a comunidade musical ao redor do Abel, que já antecipava o lançamento, apareceu em massa.

Muita gente compartilhou o som em suas redes, mandaram vídeos para o Abel mostrando a música dele em suas playlist “Radar de Novidades”, incluíram o single em suas próprias playlist, e ciclo foi se repetindo, alimentado o algoritmo do Spotify e amplificando ainda mais o alcance do lançamento.

O Abel agradeceu a cada um, individualmente. Um ato que pode parecer simples, mas demonstra um real carinho e relação com os seguidores, que se transformam e fãs.

Toda essa movimentação criou um ciclo completamente orgânico. Muitos compartilhamentos por parte dos amigos, causaram ainda mais compartilhamentos…

E número mensal de ouvintes do Abel começou a crescer, e não parou até então.

Estando no momento, a mais de 18 mil mensais…

Como o artista independente Abel Capella conseguiu aumentar seus ouvintes mensais de 540 a 16 mil em 3 meses.

“Foi tudo mágico no dia do lançamento, muitas mãos estendidas! Como um beijo amável do cosmos, muito amor e abraços extrafísicos virtuais, em um momento de profundo isolamento.” Disse Abel.

Música de qualidade + ser real e vulnerável

Em nenhum momento o gol e a intenção primária do Abel ao lançar o single foi conseguir “seguidores” ou “Ouvintes mensais”, mas sim passar uma mensagem verdadeira e tentar criar uma relação real com aqueles que o acompanham. É claro que aumentar a sua lista é importante, se não, não estaríamos escrevendo este artigo agora. Mas é muito importante se perguntar: como a minha música vai servir o meu público? Como eu, artista, posso somar e marcar o dia, a hora ou a manhã de uma pessoa, com a minha arte?

Faça essas perguntas a si mesmo, siga um cronograma com a ajuda do assistente de lançamento, não tenha medo de arriscar e fale diretamente e seja real com os seus fãs.

“Simplifique as coisas, faça o máximo de coisas você mesmo, use ferramentas que possam te ajudar, assim como o assistente da CD Baby. E lembre-se sempre de colocar o coração comandando a mente. LAHARA 👽🖖🏼✨” Abel Capella.

Criar o seu plano de lançamento com o Assistente de Lançamento da CD Baby é completamente grátis!

Receba o seu cronograma completo hoje mesmo!