As 5 Dicas Top Para Promover seu Videoclipe bem no YouTube

O YouTube hoje em dia é tão importante para vc estourar quanto o rádio era 20 anos atrás. Mas, ao contrário das emissoras, aqui você tem o controle. E tem o controle de fazer as pessoas gostarem mais dos seus vídeos, com 5 dicas que o Blog CD Baby te dá

Screen-shot-2012-10-05-at-9.32.42-AMPor Chris Robley

[Baixe o Guia de YouTube para Músicos, de graça!]

Uma nova pesquisa mostra que a maioria dos ouvintes de música que têm menos de 18 anos preferem o YouTube a qualquer outra ferramenta para achar música (inclusive iTunes, Pandora, Spotify, etc.) É mais importante que nunca que você esteja no YouTube.

E aqui vão umas dicas para você ter sempre em mente e para aumentar sua presença em vídeo.

1. Coloque links no espaço para descrição de cada vídeo

Avise para seus fãs onde eles podem comprar sua música. Coloque simplesmente o URL do seu blog ou site (ou da sua página de artista do cdbaby.com) no comecinho do espaço para descrição do vídeo (para garantir que estará visível a todos os espectadores). O YouTube fará o hyperlink automaticamente.

2. Faça os 15 primeiros segundos valer

Como diz o ditado “Não entendie o pessoal. Chegue logo no refrão.” Você tem de fisgar eles logo de início. Os vídeos do YouTube são como canções pop; eles são mais vistos e compartilhados se forem curtos e pegajosos. O YouTube é a prova de que estava certa a frase do Andy Warhol, “no futuro, todo mundo terá seus 15 minutos de fama.” Mas, na realidade, as pessoas só têm direito a 15 segundos.

Para capturar a atenção da sua audiência, o  Official YouTube Blog, blog oficial do YouTube, ofereceu algumas dicas de como tornar os 15 primeiros segundos de um vídeo irresistíveis:

Coloque o conteúdo mais interessante no começo…

• Comece com algo que vai prender a atenção de imediato, pode ser aquilo que você diz ou um efeito visual.

Deixe bem claro sobre o que é seu vídeo logo no começo, para que os espectadores não fiquem confusos com o que estão assistindo.

• Dê amostras do resto do vídeo, para que as pessoas fiquem curiosas e queiram ver até o fim.

…e faça o “branding” do seu canal depois.

• Uma introdução bacana pode parecer um bom caminho, mas não é o que as pessoas estão lá para ver — deixe que eles vejam você ou seu ótimo conteúdo antes.

• Faça do seu “branding” algo interessante, adaptando para cada um dos vídeos de maneira diferente

3. Coloque tags no seu canal e nos seus vídeos

Tags são importantes. Tags são as palavras-chave que ajudarão as pessoas a encontrarem seu vídeo na ferramenta de busca do YouTube. O que seus fãs vão digitar no YouTube para achar seu vídeo? Tagueie seus vídeos com nome da casa de shows onde se apresentaram, o nome da sua banda (a grafia correta e também as erradas, mas que as pessoas escrevem), nomes de canções, cidade, Estado, tipo de música e outras informações relevantes. Então, quando alguém digitar alguma informação que tenha a ver com sua banda, você terá mais chances de aparecer primeiro.

4. Dê ótimos nomes a seus vídeos

Não são muitas as pessoas que vão no YouTube buscar por “músicatriste.2 s/ vocal gravado no Zezinho.” Inclua o nome da sua banda, o nome da música, o nome da casa de show ou o local onde vocês tocaram (se isso for relevante) e talvez até algumas palavras que definam sua música.

Por exemplo: Banda do José Toledo toca Máscara na Feira da Uva de Jundiaí, SP – caipira, sertanejo e música de raiz.

5. Responda todos os comentários

Responder a todos os comentários não só vai fazer seus fãs se sentirem bem-quistos, mas também fará outros terem vontade de comentar também. Tente puxar conversa fazendo uma pergunta ou apontando algo de interessante no seu vídeo mesmo.

YouTube Guide

 

1 Comentário

  1. Pingback : As 5 Dicas Top Para Promover seu Videoclipe bem no YouTube - Grupo Eidos

Comente

Seus email não será publicado.