Guia do músico para publicidade on-line

Como construir um público para sua música com publicidade online

Tem uma coisa que todo artista quer: FÃS!

Os ouvintes leais não inventam a si mesmos. Eles precisam ser encontrados, impressionados e convertidos.

Encontrado, impressionado e convertido — por você.

Por que você deve anunciar sua música?

Lançar a sua música é só o um dos passos que você precisa tomar para criar uma presença na web e um relacionamento real com os seus (futuros) fãs.

Você também precisa:

  1. Ser (realmente)visto
  2. Capturar a atenção
  3. Gerar resultados

Todos os esforços promocionais se aplicam aqui, desde grande publicidade ou campanhas, pitch para colocar a sua música em uma playlist do Spotify, até fazer um show na frente de pessoas que nunca viram você se apresentar.

A publicidade pode desempenhar um papel importante nessa mistura e, felizmente, para músicos independentes, a publicidade online é mais acessível em comparação com as formas mais tradicionais de publicidade. Você pode gastar apenas  US$ 20 em uma campanha de banner interativo – ou gastar alguns dólares por dia em anúncios do Facebook – e ver resultados mensuráveis.

A jornada do ouvinte, de estranho a fã

As pessoas não vão direto de um encontro às cegas para uma proposta de casamento. O mesmo vale para os fãs de música.

Você precisa liderar novos ouvintes em uma jornada, nesta ordem:

  1. Consciência
  2. Curiosidade
  3. Prazer

Primeiro eles precisam saber que você existe, precisam ter curiosidade sobre a sua arte, e precisam se importar.

A publicidade pode ajudá-lo a atingir os três objetivos, mas nem sempre ao mesmo tempo.

A regra dos 7 na publicidade: são necessários vários pontos de contato

Na década de 1930, os chefes dos estúdios de cinema queriam saber quantas vezes uma pessoa comum precisava ouvir sobre um filme antes de comprar um ingresso. Eles finalmente chegaram à ideia de que eram necessários pelo menos sete anúncios diferentes.

Você deve assumir que a Regra dos Sete se aplica igualmente à aquisição de fãs para sua música.

O Efeito Halo para sua marca musical

Nem todos os sete pontos de contato (dar ou receber) ao longo da jornada do ouvinte precisam ser um anúncio, desde que você esteja alcançando as pessoas por outros meios: cobertura de blog, alcance social orgânico, posicionamento de playlists etc.

Mas essas coisas não são garantidas.

Anunciar sua música pode ajudá-lo a preencher as lacunas ou até mesmo suplantar completamente a promoção de relações públicas e playlists. No entanto, quando seus anúncios funcionam em conjunto com outras estratégias, isso pode criar um “efeito halo” em que a soma de seus esforços é maior do que as partes, e o público começa a se inclinar para suas mensagens com maior curiosidade e reconhecimento da marca.

Imagine que você está tentando construir seus seguidores em Los Angeles. Alguém em LA que gosta do seu tipo de música vê um de seus vídeos no feed do Facebook. Eles anotam o nome do seu artista, mas ignoram o vídeo. Então eles veem seu banner interativo no Pitchfork, mas não clicam porque estão atrasados ​​para o trabalho. No caminho para o trabalho, eles estão ouvindo Spotify e seu anúncio de áudio toca: “Ei, Los Angeles, este é (seu nome de artista)…” Agora eles estão REALMENTE curiosos e preparados para OUVIR na próxima vez que forem lembrados de sua música.

A temperatura da fidelidade do público em vários estágios da jornada

  • Público “frio”: essas pessoas nunca ouviram falar de você. Não se importam, porque são estranhos.
  • Público “morno”: talvez eles já tenham ouvido falar de você, assistido a um vídeo, ouvido uma música. Meh.
  • Público “quente”: eles gostam de você. Eles querem ouvir mais.
  • Público “Quente!!”(queimando!!): Esses são seus obstinados. Seus 1000 fãs verdadeiros. Eles querem saber sobre tudo que você faz.

As melhores plataformas para publicidade de música

Existem muitas plataformas e ferramentas de anúncios por aí, incluindo TikTok, Twitter e LinkedIn, mas o seguinte é onde você obterá o maior retorno possível:

  • Facebook/Instagram — O Facebook criou uma das plataformas de anúncios mais poderosas da história da humanidade. A publicidade no Facebook e no Instagram dá aos músicos acesso a bilhões de usuários nas duas plataformas irmãs. Você tem opções de segmentação granulares. E é acessível alcançar novos ouvintes!
  • Google/YouTube — Entre essas duas entidades, você pode veicular anúncios nos mecanismos de pesquisa nº 1 e nº 2, na plataforma nº 1 para consumo de música! São dois gigantes: o Google e o YouTube!
  • Ad Builder — com a ferramenta de anúncios da Show.co, você pode transformar instantaneamente qualquer link do YouTube ou Spotify em um anúncio interativo que alcance fãs de música reais em grandes sites como Pitchfork, MTV, RollingStone e muito mais. A mesma ferramenta também permite executar anúncios de áudio em plataformas como Spotify e iHeartRadio.
  • Mídia impressa LOCAL — Embora este artigo seja principalmente sobre publicidade digital, vale a pena mencionar que a mídia tradicional ainda pode ser eficaz e acessível quando focada localmente. Não estou dizendo que você deve publicar um anúncio caro de rádio ou TV, ou colocar seu rosto em um outdoor ou banco, mas se você tiver um grande lançamento ou show, considere um anúncio único no jornal local ou semanal.

Definindo alguns termos básicos em publicidade digital

Antes de construir seu plano de marketing musical, você precisará conhecer alguns dos conceitos básicos.

O que é uma impressão?

Enquanto QUEREMOS novos fãs, o que PRECISAMOS primeiro é alcançar.

O alcance geralmente é medido na forma de uma impressão, que é definida como qualquer momento em que seu anúncio é renderizado na tela de alguém. Uma impressão não significa necessariamente que a pessoa VIU seu anúncio, lembre-se, muito menos se importou ou clicou, mas o número total de impressões é uma maneira decente de entender rapidamente quantas pessoas estão encontrando sua mensagem, música, nome do artista , vídeo ou qualquer outro conteúdo que você esteja oferecendo.

Combine alcance com boa música e uma mensagem que faça as pessoas terem vontade de clicar, e uma campanha publicitária inteligente PODE, às vezes, levar um ouvinte do frio ao quente. Mas não nos precipitemos; REACH – na forma de impressões – é a única coisa que você garante em sua publicidade. Você está conduzindo alguém ao ponto de partida da jornada do ouvinte: consciência.

O que é um engajamento na publicidade musical?

O engajamento pode ser medido de algumas maneiras diferentes, dependendo de seus objetivos e da plataforma em que você está anunciando. Em geral, porém, você pode definir um engajamento como alguma ação que a pessoa realizou enquanto visualizava o anúncio, dando atenção ao anúncio ou até mesmo clicando no que você deseja que ela clique.

Exemplos de “engajamento” são quando alguém:

  • Assiste a uma determinada duração de um anúncio em vídeo em seu feed do Facebook
  • Reproduz o vídeo do YouTube incorporado em um anúncio de banner interativo
  • Clica em seu anúncio para se inscrever em sua lista de e-mails

O que é uma conversão?

Assim como o engajamento, não há uma única maneira de definir a conversão. Às vezes, é realizar a ação que você deseja que eles executem no próprio anúncio, como um clique ou fornecer um endereço de e-mail. Às vezes, é uma ação ADICIONAL além da frase de chamariz no anúncio, como uma compra de vinil, um “seguir” no Spotify etc.

Expectativas realistas: mesmo anúncios vencedores falham na maioria das vezes.

Ao construir uma audiência para sua música, você deve se lembrar de que nem todos vão adorar suas músicas. A MAIORIA das pessoas não vai. Seu trabalho é encontrar os ouvintes CERTOS, dizer olá, provar seu valor e dar a eles um caminho claro para se tornar um fã.

Ao interpretar os resultados de sua publicidade, lembre-se de que é um jogo de números. Um jogo vitorioso. Um jogo de pirâmide de cabeça para baixo. Muitas impressões. Menos engajamentos, cliques e conversões. Mas essas ainda são suas vitórias, seus fãs.

Eu recomendo para sua própria sanidade que você não gaste muito tempo contando as perdas (impressões que não se envolvem). Taylor Swift não conta o milhão de pessoas que ficaram em casa quando ela toca. Ela vê uma arena cheia.

Porém, como mencionado acima, falhar em sua meta de conversão com mais frequência ainda cria consciência, então talvez essas pequenas perdas sejam a base para conexões futuras.

O que é ROI?

Retorno do Investimento. Em outras palavras, o que você está recebendo de volta pelo valor que está gastando?

Quando você pensa em ROI, lembre-se de que as startups esperam perder dinheiro por um longo tempo antes de obter lucro. Está embutido em seu plano de negócios como “custo de aquisição de clientes”. Portanto, se você executar uma campanha publicitária que realmente gera tanta receita quanto gasta, você terá um começo incrível! É improvável que isso aconteça em sua publicidade inicial.

A publicidade é um investimento no crescimento a longo prazo da sua carreira musical, mas um investimento em que você precisa ser muito intencional sobre os objetivos que definiu.

Qual deve ser o seu objetivo com a publicidade?

Não há resposta certa aqui. Pode ser para aumentar os fluxos no Spotify, aumentar sua lista de e-mail, levar as pessoas ao seu site, vender produtos. Você DEVE medir seu ROI, mesmo sabendo que não vai recuperar o que gastou. Isso ajudará você a se concentrar no objetivo certo – porque NEM TODOS OS CLIQUES SÃO CRIADOS IGUAIS.

Por exemplo, recentemente executei dois banners interativos quase idênticos, um que levou as pessoas ao Spotify e outro que levou as pessoas ao meu site. A página onde eles desembarcaram no meu site tinha uma experiência para o ouvinte: um vídeo do YouTube, ensaios, um player do Spotify, fotos. Ah, e um pop-up de captura de e-mail. Adivinhe qual rendeu resultados mais tangíveis: Sim, meu site.

Sempre que possível, use sua publicidade para gerar resultados e construir públicos para os quais você pode RETORNAR, mantendo o relacionamento com seu público.

Construindo públicos personalizados e sendo dono do relacionamento

A publicidade on-line mais eficaz oferece uma maneira de entender quem se envolveu com seu anúncio e com que profundidade. Você deseja poder veicular mensagens de anúncios adicionais no futuro que sejam apropriadas para cada indivíduo, com base em suas ações e engajamento anteriores.

Dentro do ecossistema do Facebook, por exemplo, você tem a capacidade de “pixelizar” o tráfego do seu site e saber quais páginas eles viram. Você pode criar públicos personalizados com base no envolvimento específico com seu conteúdo. E muito, muito mais. A ferramenta Ad Builder da Show.co também apresentará em breve sua própria solução de “pixeling”, para que você crie segmentações de anúncios sabendo que pode alcançá-los novamente a qualquer momento.

Se o parágrafo anterior soou como um monte de jargão confuso, confira este artigo sobre retargeting, remarketing e públicos personalizados.

O que faz um bom anúncio de música?

Não existe UMA FÓRMULA para fazer um anúncio eficaz, mas aqui estão algumas coisas a serem lembradas:

Chame a atenção, imediatamente.

Você quer agarrá-los imediatamente, fazê-los parar de pensar, coçar a cabeça, ligar o som, clicar no botão. Isso significa que você precisa de mais do que uma impressão, você precisa de uma interrupção de padrão: algo que seja tão chocante, estranho, emocionante ou com um raio laser em seu coração que eles não possam ignorar você!

Pense como o espectador e seja IMPACIENTE

Para chamar a atenção, seu anúncio precisa ser anunciado imediatamente. Se for um anúncio em vídeo, sem fade-ins ou introduções longas. O gancho visual que os agarra precisa acontecer no primeiro ou dois segundos.

O VÍDEO É REI, mas é preciso mais que um rei para governar um reinado inteiro.

Pense em como você consome coisas online. Você responde ao vídeo acima de todas as outras formas de conteúdo de anúncio, certo? Se você tiver um bom vídeo, poderá fazer uma publicidade realmente eficaz com um orçamento limitado.

Mas nem todo videoclipe vai funcionar como anúncio (vídeos com letras, vídeos longos, vídeos com preâmbulo, etc). Além disso, o conteúdo de vídeo pode ser caro e demorado para criar. Por fim, nem toda plataforma é ideal para vídeo. No Spotify, por exemplo, um anúncio de áudio é muito mais apropriado.

Tudo isso para dizer, não coloque todos os seus ovos na cesta de vídeos. Anúncios de banner e anúncios de áudio também podem ser eficazes e são muito mais fáceis de criar. Com anúncios interativos, Show.co fará seu anúncio PARA VOCÊ em minutos – basta inserir o link da sua música no YouTube ou Spotify!

Compartilhe um MISTÉRIO que apenas seu “call-to-action” pode resolver

Uma vez que você chamou a atenção, você quer MANTER essa atenção. Você pode aumentar o drama ou plantar as sementes de uma pergunta que só pode ser respondida quando alguém clica no botão. Você deseja que a pessoa que interage com seu anúncio se sinta compelida a acionar essa call-to-action (o texto no botão ou anúncio que esclarece a ação que você deseja que a pessoa execute).

Você já cria tensão e liberação em sua música; agora incorpore-o à sua publicidade.

Um dos meus exemplos favoritos é o call-to-action de Smalltown Poets: “Ouça a música que fez a gente ser expulso do palco”.

É ruim? Ofensiva? Muito alto? Mesmo que eu nunca tenha ouvido falar da banda, eu quero ouvir a música.

Jogue com seu senso de identidade

Você tem um trabalho duro como artista. Você não está vendendo uma solução ou produto essencial. O seu “produto” é a sua marca e a sua música, e existem milhões de outros músicos por aí que podem atrair um ouvinte. Portanto, a maneira como você anuncia tem que ser mais sobre personalidade e conexão.

Faça com que a linguagem, a aparência e o objetivo do seu anúncio falem diretamente com o senso de identidade de alguém. Fãs anti-sociais de EDM? País fora da lei para trabalhadores de colarinho branco? Mães de futebol? Saiba com quem você está falando e como sua música ajuda.

Mantenha o conteúdo do seu anúncio casual

Como você responde a algo que aparece em seu feed e que obviamente é um anúncio? Você ignora, pula, silencia, passa. Coisas que parecem e soam como anúncios parecem manipuladoras e frias.

O mundo da publicidade online agora visa criar conteúdo viral que pareça comum, peculiar, “autêntico”. Às vezes, uma meta de conversão se esconde – como soldados no Cavalo de Tróia – em um conteúdo que seus amigos podem compartilhar nas redes sociais. Outras vezes, você sabe que é um anúncio, mas simplesmente acerta, então quem se importa.

Isso funciona a seu favor como músico DIY porque você não precisa de um grande orçamento, ferramentas sofisticadas ou habilidades de design malucas para criar um anúncio eficaz. Pode ser áspero nas bordas, desde que pareça real e interessante. Que tipo de coisas seus amigos compartilhariam? Provavelmente é um bom anúncio. Mantenha cas’ ftw.

O conteúdo do anúncio deve parecer “orgânico”

Esta é talvez outra maneira de afirmar o que foi mencionado acima sobre ser casual. Mas com foco específico na vibração e cultura nativas de uma determinada plataforma ou posicionamento.

Por exemplo, se você anuncia sua música com o Instagram Reels, seu anúncio deve parecer… um Reel!

Isso significa que deve parecer viral, divertido, comunitário. Você pode até considerar NÃO ter um CTA ou link em um formato de anúncio como Reels. O que significa que as normas do ambiente devem moldar sua estratégia e onde determinados canais se encaixam em seu funil.

O que é um funil de marketing?

“Funil” é apenas um termo chique para a jornada do seu fã de estranho a obstinado, ou de cliente em potencial à pessoa que possui todos os álbuns em vinil. Ele fornece uma espécie de mapa de como seus verdadeiros fãs se aproximam cada vez mais de completar seu objetivo, bem como uma estrutura para você verificar suas mensagens, ferramentas e táticas.

No “topo” do funil (TOFU), você terá um grande grupo de pessoas que segmentará com sua música ou mensagem.

Os interessados ​​dão algum passo que os aproxima de você. (Eles clicam, ouvem, assistem etc.) Eles agora estão mais abaixo no funil. Você os moveu da simples consciência para algo mais como curiosidade ou consideração. Isso é “meio do funil” (ou MOFU).

Aqueles que não deram o passo inicial ou saem completamente do funil, ou você os redireciona para ver se consegue aquecê-los um pouco mais.

Mas, assim como um funil real, o volume diminui à medida que você se move para baixo. Muito menos pessoas chegarão ao meio do seu funil do que você segmenta no topo. Menos ainda se moverão para o fundo do funil (BOFU), que é o lugar onde eles têm maior probabilidade de realizar a ação desejada: entrar na sua lista de e-mail ou SMS, comprar um ingresso, uma assinatura mensal, comprar o vinil autografado etc.

Novamente, como a referência de Taylor Swift acima, seu funil de marketing é um processo de seleção.

Ele ajuda você a identificar onde os fãs estão na jornada para que você possa se comunicar com cada um deles adequadamente. O melhor de tudo, ajuda você a encontrar os apoiadores ao longo da vida.

Segmentando o público certo para sua música

Então, falamos sobre como criar um anúncio atraente, mas como você determina quem vai responder a ele?

Segmentando

A segmentação é o ato de limitar o público que verá seu anúncio com base em:

  • Dados demográficos (idade, sexo, etc.)
  • Geografia (país, cidade, etc.)
  • Interesses (gêneros, artistas, etc.)
  • Hábitos (quando estão online, se assistem a vídeos ou não, quais sites/plataformas visitam etc.)

Quando você anuncia sua música para as pessoas com base nos artistas e gêneros de que gostam, certifique-se de que realmente soa semelhante a esses artistas e gêneros. Eu invejo muito o Radiohead e a Lizzo, mas não pareço nada com nenhum deles.

Além disso, quando você segmenta pessoas com base em interesses, não limite (necessariamente) apenas música. Suas músicas podem encontrar outro tipo de alinhamento de interesse, como ativismo ambiental, ciclismo, relaxamento, empoderamento pessoal, vandalização de trens de carga etc.

Anuncie sua música com um orçamento independente

Os músicos de bricolage podem anunciar efetivamente com pequenos orçamentos? Em suma, sim. A chave é como você aloca seu pequeno orçamento.

Orçamento durante a fase de testes

Se você estiver executando anúncios no Facebook, por exemplo, é útil gastar cerca de 10 a 20% do seu orçamento total em testes. Você deseja testar diferentes públicos, conteúdo do anúncio e assim por diante, até encontrar a melhor combinação (o que geralmente significa o custo mais barato por resultado desejado).

No Ad Builder da Show.co, você pode executar campanhas de anúncios concorrentes semelhantes, geralmente chamadas de testes A/B, por apenas $ 20 por campanha para determinar o anúncio de melhor desempenho.

Os usuários do Ad Builder viram uma média de:

  • 1,9x as impressões para seus gastos do que os anúncios do Facebook
  • 6,7x as impressões para seus gastos do que os anúncios do Instagram
  • 14,8x as impressões para seus gastos do que o Premium direto
  • 16,9 vezes as impressões para seus gastos do que o Google Ads

Observação: as comparações são baseadas no CPM médio dos anúncios do Show.co Ad Builder em janeiro e fevereiro de 2021 em comparação com os benchmarks de publicidade do primeiro trimestre de 2020 do Ad Stage para Facebook Stories, Instagram Stories e Google Search Ad. As médias premium são baseadas em médias observadas de acordos de grandes gravadoras em sites de editores premium. Lembrar! Os resultados do anúncio podem variar e as impressões/CPM não são garantidos.

Orçamento durante a fase de otimização

Depois de determinar o(s) anúncio(s) vencedor(es) e o(s) público(s) vencedor(es) por meio de seus testes iniciais, é hora de investir o restante do seu dinheiro nesse vencedor.

Depende de você gastar quantias menores por dia durante um longo período ou usar o orçamento rapidamente para saturação; apenas esteja ciente de que, se você definir seu orçamento diário muito baixo, seu anúncio poderá perder para outros anúncios possíveis em um “leilão”, que é como uma plataforma ou site determina quais anúncios serão exibidos quando houver espaço limitado e muito “inventário” (anúncios potenciais a serem exibidos).

No entanto, só porque você está colocando seu orçamento em um anúncio vencedor não significa que seu trabalho está concluído. Você ainda pode fazer ajustes no anúncio ou no público para obter resultados melhores (mais baratos) sempre. Isso é conhecido como “otimização”. O aprendizado de máquina (AI) na plataforma de anúncios do Facebook oferece uma grande ajuda na otimização, praticamente automatizando o processo para você. Quanto mais resultados você obtiver do seu anúncio, mais inteligente será o Facebook ao encontrar resultados semelhantes por menos dinheiro. Isso ajuda você a esticar ainda mais seu orçamento.

A maneira mais fácil de anunciar sua música

Dito isso, a maioria dos músicos independentes não tem muito tempo para fazer otimizações de anúncios o dia todo. Eles também não têm dinheiro para executar campanhas de otimização infinitas.

Às vezes é uma questão de dizer a si mesmo: “Tenho um novo álbum saindo na sexta-feira, apenas $ 100 para gastar em anúncios, e quero cobrir o maior número possível de grandes sites de música com minha música nos próximos 3 dias”. Com o Ad Builder, você pode colocar um pequeno orçamento para colocar seu player de música Spotify ou vídeo do YouTube em sites como Pitchfork, RollingStone, MTV e Billboard.

Ajude sua música a superar o barulho com publicidade on-line

Todo artista quer aumentar seu público, mas esquecemos que “crescer” é um verbo. É preciso esforço e, às vezes, dinheiro.

Como este artigo descreve, você não precisa gastar muito para obter resultados reais. Graças a ferramentas de publicidade digital como o Ad Builder, você pode lançar um anúncio envolvente em minutos, segmentar os ouvintes certos e construir sua base de fãs com um clique de cada vez.