O que importa não é a quantidade de seguidores que você tem, mas sim, a qualidade.
Você já parou para perceber que números de seguidores não significa conexões reais? Quando você visitar um perfil com o número de seguidores surpreendentemente alto no Instagram, e antes de começar a se julgar por não ter alcançado tal feito, observe o número de comentários em alguns dos posts deste perfil (comentários que tenham uma real relação com a publicação. Que não sejam comentários de bots) e você vai notar que este número alto de seguidores nem sempre é reflexo de uma conexão real com os fãs.
Veja como colocar a sua música no Instagram!
Aqui vão 3 dicas para transformar os seus seguidores, em fãs.
1. Ao invés de focar sempre em aumentar o seu número de seguidores no Instagram, foque em cuidar daqueles que já te apoiam
Sabe aquela pessoa que sempre comenta nas suas publicações? Que compartilha a sua música, que participa das suas Lives? Pois é, cuida dela! Responda seus comentários, agradeça, seja real. Um pouco de atenção é tudo que um fã precisa para não se sentir somente um número, e é essa pessoa que vai falar da sua música na mesa de jantar, que vai enviar o seu som para o grupo do WhatsApp dos amigos dela. O Marketing do boca a boca ainda é o mais efetivo que existe. Nada se compara a indicação musical de um amigo!
2. Você não precisa gastar dinheiro para conseguir engajamento. O que você precisa é de tempo e conteúdo.
Internet e medias sociais quebraram a barreira artista / fã que existia antes.
Antes do falecido MySpace aparecer e mudar completamente o ambiente das relações entre artistas e fãs, as bandas e artistas que amávamos eram praticamente inatingíveis. Com essa nova realidade, o “homen do meio” (neste caso a gravadora e empresários) não existe mais. Fãs agora possuem uma linha direta com o artista, e eles a utilizam, tanto para bem como para o mal. Fãs se expressam quando estão contente e quando não estão. Eles mudam o rumo de projetos e influenciam decisões importantes.
Por isso, aproveite essa linha direta que você tem, para desenvolver uma relação real com o seus seguidores. E para isso, você precisa estar presente. Crie conteúdo sobre o seu dia a dia, sobre o seu processo criativo, sobre os seus medos. Lembre-se de usar as ferramentas e opções que o Instagram te oferece, como a possibilidade de criar Reels utilizando a sua própria musica. Você não precisa estar bem e ser perfeito o tempo todo, simplesmente porque ninguém é perfeito. Todos temos medos e inseguranças, e é aí que a conexão acontece: quando você é real e vulnerável.
Ah! E use hashtags (que faça sentido!) nas sua publicações 🙂
3. Pergunte o que eles querem, e faça LIVES.
Utilize a caixa de perguntas nos seus stories no Instagram, ou o seu direct, para perguntar aos seus seguidores o que eles querem ver e saber de você. Faça com que eles sejam parte da sua trajetória, das suas decisões…Converse com eles, e escute.
Faça lives semanais, sempre que possível, para perguntar como estão todos, para tocar um pouco de música ou simplesmente para falar sobre a semana difícil que você teve.
No fim das contas, ninguém que ser visto como um número. Seres humanos buscam por conexões reais e tangíveis. Seja real, seja autêntico, trate todos com carinho e a sua tribo vai crescer, organicamente.
Mas lembre-se do mais importante: seus números não te definem como artista, mas sua arte e a sua atitude, sim.