Se você já veiculou anúncios para sua música, sabe que é importante focar em seus objetivos. Começar com um objetivo é fundamental.
Mas o que acontece quando você começa com um objetivo e sua campanha toma um rumo inesperado?
Tive o privilégio de sentar com Sean Armbruster, da gravadora independente Camp Hopeless, para conversar sobre seus recentes esforços publicitários. Na entrevista abaixo, Sean fala sobre como sua campanha publicitária levou a:
- Mais de 30 mil novas visualizações no YouTube
- um crescimento exponencial na receita do YouTube Content ID
- e um transbordamento de interesse em outras plataformas também
Sean também discute como ele identificou essas oportunidades, definiu o sucesso e ampliou seu alcance online. Além disso, analisamos o criativo do anúncio dele, como avaliar o desempenho do anúncio por meio de várias ferramentas de análise e maneiras de experimentar o marketing para descobrir a que seus fãs mais respondem!
Publicidade musical eficaz: uma entrevista com Sean Armbruster
Você se importa de me dar apenas alguns pontos sobre o Camp Hopeless? O que você faz? Qual é o seu foco?
Estou em uma banda chamada “Fantastic Mammals” e estabelecemos o Camp Hopeless como nosso selo “faça você mesmo”. A grande coisa para nós era a propriedade das masters e o entendimento das receitas de streaming. Uma vez que está lá fora, é ótimo, mas você não está realmente ganhando dinheiro com isso. Meu pensamento foi: “Existe algo que podemos ter como um círculo interno?”
Então, passamos a enviar cartões postais físicos. Qualquer pessoa que esteja em nossa lista de e-mails tem acesso antecipado às faixas antes de lançá-las. Também lançamos faixas de bônus, descontos em mercadorias ou enviamos presentes reais anualmente.
Se vamos possuir nossas gravações totalmente, então por que não termos nossos canais de mídia por completo? Isso é o que Camp Hopeless é para nós. Basicamente, queremos fazer a música que queremos fazer, e queremos alcançar as pessoas que querem se divertir. Não vamos apenas contar números. Queremos dar às pessoas o que elas querem quando estão interessadas, não apenas pagando por um monte de cliques falsos e rapidamente dissipando interações. É sobre longevidade.
Mas como encontramos novos fãs em lugares inesperados que vão querer se inscrever no Camp Hopeless? Conheci a Show.co através da CD Baby. Eu tinha feito alguns desses trabalhos na minha vida passada com compra de mídia em um campo totalmente diferente, mas parecia realmente interessante para mim.
Comecei apenas a olhar nossas métricas do Spotify e Bandcamp e alguns de nossos e-mails e listas de e-mail. Eu queria ver onde as pessoas estavam realmente consumindo música.
Começamos a ver picos em lugares inesperados; e então comecei a aumentar o orçamento em cinco dólares por semana e reorganizar os anúncios um pouco, para descobrir o que está funcionando e o que não está.
Eu comecei realmente pressionando pelo Spotify porque eu achava que era um ótimo engajamento; mas acabou que, com o Show.co, conseguimos algo que nos surpreendeu completamente.
O que aconteceu foi que notamos o YouTube crescendo. Isso tudo graças a optar pelo programa de monetização do YouTube da CD Baby e seguir com as campanhas do Show.Co Ad Builder. Temos um álbum que lançamos há cerca de três anos, intitulado Fantastic Mammals (And Where To Find Them), que teve um engajamento lento e constante para nós com nossos fãs e plataformas nas quais nos concentramos.
Agora, três anos depois, estamos começando a fazer essa promoção para aumentar nosso tráfego no Spotify e nos preparar para o lançamento de novo material. De repente, as estatísticas de royalties de um dos álbuns anteriores começam a aparecer em nossos pagamentos mensais da CD Baby.
Veja o que aconteceu: através do efeito combinado dos anúncios da Show.co e do YouTube Content ID, começamos a receber royalties enormes de YouTubers que colocaram nossas músicas em segundo plano em seus vídeos e em suas playlists de músicas do YouTube.
Assim, quando você distribui sua música através da CD Baby e opta pelo Licenciamento Sincronizado, os vídeos do YouTube gerados automaticamente pela CD Baby podem se tornar sua principal fonte de renda. Para a música “The Space Age 60’s” (que tem três anos neste momento) – Ela simplesmente começou a decolar. Passou de alguns milhares de visualizações para 33.000 visualizações em questão de dois meses.
Isso começa a fazer com que as pessoas reproduzam nossa música no YouTube. Primeiro, está aparecendo em listas de reprodução de música estranhas em todo o lugar. Então a música meio que encontrou um groove em termos de gênero.
Toda essa atividade no YouTube agora está impulsionando todo o resto… Spotify, Apple Music, Amazon Music. Então foi muito legal ver que às vezes você só precisa continuar aparecendo.
Então, contanto que você esteja preparado, você terá aquele pequeno impulso que o empurra para a próxima coisa.
Agora estamos apenas começando a trabalhar no lançamento do REFRACTOR EP. Essa é uma nova campanha do Show.co que estou executando e, novamente, estamos começando a ver uma das novas faixas “Nomadic Peoples (Alt. Mix)” começando a realmente pegar no YouTube, graças ao anúncio do Show.co apoio que demos por trás dele. Estamos vendo o sucesso recomeçar com a nova música.
Ao criar nossas próximas campanhas publicitárias com a Show.co, estaremos apenas analisando os dados do YouTube. Estamos escolhendo nossas regiões geográficas e as playlists que as músicas existentes realmente estão pegando. Acontece que há muitos lugares que nunca esperávamos ter um público. Por exemplo, tivemos muita atividade nas Filipinas!
Mas estamos vendo esses novos públicos se cruzarem no Spotify e no Bandcamp também, e eles estão colocando nossas músicas em playlists relevantes com grandes artistas e músicas punk/pós-punk de sucesso. É uma boa harmonia, certo? A CD Baby forneceu a monetização e a Show.co nos ajudou realmente a aprimorar esses anúncios. Foi o melhor dos dois mundos.
Todos esses rápidos estouros de atividade do YouTube, por sua vez, expandiram constantemente nossa base de fãs principal. Assim, vitórias de curto prazo levaram a vitórias de longo prazo. Isso levou a mais seguidores no Spotify. Isso levou a inscrições na lista de emails do Hopeless Camp.
Nós apenas continuamos mirando onde vimos o sucesso, e apenas perseguindo um pouco depois disso. É mais sobre consistência, do que qualquer coisa. Continue. Mantenha o orçamento em andamento e, à medida que os royalties chegarem, canalize-o de volta para o orçamento do Show.Co Ad Builder… e, claro, pegue mais alguns plugins legais para o seu equipamento de gravação!
Isso é tão incrível de ouvir. O que você decidiu fazer quando notou aquela captação no YouTube? Você concentrou toda a sua energia no YouTube ou teve uma maneira de canalizar esses fãs do YouTube para lugares como o Spotify?
Acho que a única coisa que fizemos foi reforçar o canal do YouTube. A CD Baby envia os lançamentos para a plataforma e, quando esse áudio está sendo usado em outros vídeos, eles também coletam os royalties. Então, com esses relatórios de royalties e, em seguida, com o Relatório do Construtor de anúncios Show.co, estamos vendo as segmentações geográficas e os cliques de onde tudo está vindo.
Se isso está trazendo dinheiro e crescimento orgânico lento, atingimos nossa meta. As pessoas vão encontrar a música e se gostarem, gostarão. Os anúncios mais recentes que estou exibindo para esta playlist do YouTube, estamos apenas tentando divulgar essa mensagem. Estamos fazendo os Banners Interativos e obtendo esse amplo alcance.
Estamos procurando por quem vai estar lá que não estamos esperando. Acho que essa é a grande coisa – o que está lá fora que está em nosso ponto cego? Não sabíamos que nenhum desses mercados existia antes.
Adoro que você esteja analisando os dados do seu público e tomando decisões realmente inteligentes com base nisso; isso é muito legal. Então, falando em sucesso, que tipo de conselho você daria para alguém que está começando na publicidade sobre o que significa sucesso quando você está veiculando anúncios?
Acho que muitas vezes as pessoas desanimam com isso. Não é ruim começar com alguns dólares. Comece com um mínimo e apenas lance para uma rede ampla. Depois é só correr atrás e fazer isso de forma consistente.
É mais sobre aparecer e fazer isso por talvez três meses com um orçamento que esteja dentro do limite do que você deseja fazer. Pode ser um tamanho de amostra pequeno, mas apenas tome como fato, e onde você não está vendo nenhum sucesso, corte a gordura. Em seguida, mantenha esse orçamento e reaplique no que estiver funcionando.
E aí, quando você chegar ao próximo nível de sucesso e ao próximo nível de orçamento, é um bom momento para reavaliar. Veja seus dados do Spotify. Veja as vendas da sua CD Baby. Estamos começando a ver vendas do TikTok. Estamos começando a ver algumas outras coisas aleatórias, então por que não puxar isso e ver onde estamos aparecendo agora?
Você está analisando seus dados de forma holística em todas as diferentes áreas, em vez de se concentrar em uma pequena coisa. Por exemplo, streams do Spotify ou algo semelhante.
A outra coisa legal é com o Ad Builder: quando estamos olhando para a camada “Discovery” de sites em que podemos anunciar, vemos muitas coisas em sites como o Guitar Tab. Então, devemos postar nossas músicas no Ultimate Guitar Tabs?
Há todas essas pequenas surpresas legais e você só precisa experimentar algumas coisas. Tudo que você precisa é de uma que funcione bem. É tanta tentativa e erro. Você só precisa descobrir o que eu funciona melhor pra você e se manter nisso.
Vi que você estava exibindo anúncios de descoberta e segmentados. Você percebe uma diferença na coleta entre os dois? Ou você usa ambos para ampliar o alcance desse domínio?
No meu orçamento, não posso fazer todos os três níveis de segmentação de sites. Como eu disse, estou adicionando um pouco mais a cada semana. Eventualmente, também exibiremos anúncios Premium à medida que continuamos aumentando nosso orçamento para entrar nos sites de maior prestígio. Mas eu estava vendo um resultado suficiente com o nível segmentado, mesmo que as impressões fossem menores, o custo por clique ainda era bom. Por que não continuar e ver o que vai acontecer? obviamente, sites como The Hard Times, especialmente em Chicago com o Riot Fest, são ótimas opções para dar uma olhada.
Estamos vendo muito HYPEBEAST, o que é estranho porque eu não achava que conseguiríamos algo lá… Mas novamente temos um remix instrumental lo-fi de “Space-Age 60’s” que publicamos para no Show.co usando a segmentação por gênero “Eletrônica”.
Anúncios de Descoberta e Direcionados estão ao alcance de pessoas que tentam mergulhar os dedos nele. Comece com o Descoberta “Discovery”, mas não tenha medo de executar o Direcionado “Targeted” e não tenha medo se o custo por clique for um pouco mais alto ou os engajamentos um pouco mais baixos. Há muito mais relevância para esses sites. Portanto, se você acha que esses sites se alinham mais com o público desejado, provavelmente vale a pena.
Vamos explorar um pouco o seu criativo. Eu sei que você tem os vídeos de teaser em seus anúncios. Como você decidiu as frases de chamariz e quais partes dos vídeos você está usando para seus teasers?
Esta é a coisa estranha com o YouTube, certo? Temos este anúncio, para o nosso mais novo lançamento REFRACTOR. É um anúncio em vídeo interativo da Show.co. Eu o tenho apontando para a lista de reprodução do álbum REFRACTOR com os uploads de músicas que vieram diretamente da CD Baby para o YouTube.
Além disso, criei um vídeo promocional via YouTube Shorts (muito parecido com Instagram Reels ou postagens do TikTok). O vídeo promocional não faz parte dessa playlist. Mas as pessoas agora estão clicando no vídeo promocional porque é o upload mais recente para o canal e está sendo recomendado aos usuários do YouTube. O Short promocional está ganhando terreno muito rápido agora, mas não é um vídeo que promovemos diretamente via Show.co.
Portanto, temos bem mais da metade do nosso tráfego proveniente de anúncios da Show.co no YouTube. Agora, além disso, este vídeo de Shorts que publiquei há três dias pulou da noite para o dia. Estava na casa de um dígito, e então esse anúncio começou a ser veiculado ontem e agora tem mais de 300 visualizações.
Mas acho que talvez estejamos vendo que as pessoas gostam de movimento e rostos no YouTube. Chocante, eu sei!
Então, para resumir, o que o Show.co fez por nós no YouTube é o seguinte:
- Isso nos colocou na frente de olhos improváveis
- Isso nos colocou nas playlists
- Isso nos fez compor royalties de sincronização
- E isso nos fez prestar atenção no YouTube em vez de apenas no Spotify.
A reciprocidade é transferida para o Spotify – para que possamos obter os dois e concentrar nosso orçamento de anúncios do Show.co apenas no YouTube para obter novos fãs e sincronizar royalties; Spotify para engajamento e retenção de fãs.
Agora estamos falando sobre planejar o que fazemos para nossos novos anúncios em vídeo interativos da Show.co. O objetivo é direcionar as pessoas para nosso conteúdo do YouTube Music que é entregue pela CD Baby, porque isso significa sincronizar royalties e novos fãs em várias plataformas – fãs realmente engajados.
Portanto, ao planejar nossos novos anúncios de vídeo interativos da Show.co:
- Incluímos uma chamada à ação mais contundente?
- Criamos conteúdo promocional personalizado para o YouTube ou apenas continuamos promovendo os links das músicas diretamente?
Então essa é nossa próxima experiência na plataforma Show.co Ad Builder, para experimentar:
- Uploads diretos da CD Baby no YouTube
- Curtas Promocionais do YouTube
- Lyric Videos
- E vídeos de música completos
Coloque-os uns contra os outros e veja onde ele cai. Aloque os orçamentos subsequentes aos vencedores.
Que tipo de métricas você usaria para determinar o sucesso? Seriam, por exemplo, as reproduções no YouTube, os dados que você obtém do Ad Builder ou uma combinação de ambos?
Acho que começaria olhando para o YouTube, depois levaria as partes principais de volta ao nosso painel do Show.co e compararia as métricas para construir o próximo conjunto de anúncios do Show.co. O YouTube Studio e o aplicativo para dispositivos móveis são absolutamente essenciais para isso e estão divididos em três seções úteis:
-
A guia “Visão geral”
As visualizações são obviamente um indicador divertido, mas você não obtém muitas informações. As coisas que eu veria são os ‘melhores vídeos’, que incluem as promoções. As ‘melhores músicas’ serão as faixas entregues pela CD Baby ao YouTube. É isso que está gerando royalties para nós, esse é realmente o principal. A música para a qual estamos veiculando anúncios atuais com Show.co obtém o maior número de hits na métrica de “melhores músicas”.
-
A guia “Alcance”:
Veja seus “tipos de origem de tráfego”: feed de curtas, externo, pesquisa do YouTube, listas de reprodução.
Os sites Show.co Ad Builder representam 85% do nosso tráfego externo. Nosso tráfego externo total está lado-a-lado com nossa pesquisa no YouTube.
A partir daí, olho para as ‘melhores listas de reprodução’ e começo a procurar relevância. Começo a procurar outras playlists de músicas, playlists relacionadas ao Twitch/videogames onde as pessoas estão colocando nossa música em segundo plano. E estamos procurando – quais são as principais coisas aqui? Quais são as melhores coisas que começam a fazer sentido?
Não se trata apenas dos streams, trata-se de olhar para esses artistas aos quais queremos estar associados. Nós sentimos que a lista de reprodução x é apenas uma coisa estranha e aleatória do YouTube; ou algum tipo de pessoa que não tem muito interesse em nosso gênero, mas gosta de alguma parte da música; esses são fãs do nosso gênero? Os primeiros grupos de playlists são bons, mas o último grupo é a chave. Estes são os novos fãs. Então agora sabemos que esse é o elogio mais legítimo – esse é o tipo de coisa que veremos sendo transferida para o nosso Spotify e Bandcamp.
Se virmos uma playlist no YouTube, veremos muitos dos mesmos artistas aparecendo em uma playlist do Spotify.
-
A guia “Fãs”:
Se olharmos para isso, estamos vendo geografias, faixas etárias, e tudo isso está muito sincronizado com nossa base de usuários do Spotify.
Então, estamos vendo aqui, nos Estados Unidos, que essas são as coisas que surgiram desde que começamos a fazer os anúncios do Show.co e a obter acessos no YouTube das Filipinas, Indonésia, Brasil, Índia e Reino Unido. estes são todos lugares que nunca estivemos antes, e agora está atravessando todas as plataformas; está cruzando Spotify, Apple Music e Amazon; e tudo isso confere com nosso painel e anúncios Show.Co!
Recebemos nossos dados do YouTube Studio em todas as três guias do aplicativo para dispositivos móveis.
Mas vamos voltar ao painel do Show.Co Ad Builder agora. Vejamos o total de cliques nas métricas de segmentação e descoberta:
- Em nossos anúncios direcionados, vemos sites como o NME. Obviamente, esse é o Reino Unido. Tempos Difíceis – este será um pouco mais de espaço nos EUA.
- De nossos anúncios Discovery, muitos desses sites msn.com e de tablaturas de guitarra têm domínios de países diferentes, certo? E esses são ótimos indicadores de onde estamos recebendo toneladas de cliques. Na verdade, eles não são apenas cliques aleatórios. São pessoas interessadas que aparecem no Spotify e YouTube e Bandcamp. Você pode realmente olhar para esses dados e dizer “Ok, legal, estou vendo que recebi 25 cliques ou mais no msn.uk e posso ver que estou recebendo 25 reproduções no YouTube do Reino Unido”.
Agora temos tudo o que precisamos para criar e veicular nossa próxima rodada de anúncios da Show.co. O ciclo de feedback está completo – e criamos novos fãs de longo prazo e sincronizamos royalties a cada vez!
Muito obrigado a Sean por se sentar comigo e fornecer todas essas informações maravilhosas.
Para exibir seus próprios anúncios interativos, acesse Show.co.
E se você for um cliente da CD Baby, certifique-se de criar sua conta gratuita da Show.co DENTRO do painel da CD Baby.