A CD Baby pagou aos músicos mais de US $ 126 milhões em 2020.
Artistas e selos independentes que usam a CD Baby para distribuição, monetização e promoção de música em todo o mundo, receberam coletivamente US$ 126.782.389 em 2020, um aumento de 26% em relação ao pagamento de 2019 de US$ 100.953.195.
Esse é um indicador encorajador da saúde do setor de música independente, especialmente considerando que esse crescimento ocorreu durante um ano definido por uma pandemia global.
Se você é um artista, também é um bom lembrete para profissionalizar todos os seus direitos musicais e monetizar totalmente a sua música. Isso inclui administração de direito autoral musical, content ID do YouTube, licenciamento de sincronização e muito mais.
A CD Baby oferece todos esses serviços, coleta várias fontes de receita musical mundialmente e paga artistas com precisão – todas as semanas – há mais de 22 dois anos.
Quais plataformas geraram mais receita de música para os artistas da CD Baby em 2020?
Quando se trata de receita “tradicional” (receita de gravação de som para streams e downloads), é fascinante ver quais plataformas foram responsáveis pela maior parte do dinheiro ganho em 2020.
Enquanto o Spotify foi responsável pela maior parte dos royalties da música digital (40%), a atividade na Amazon Music, Apple Music, YouTube Music e Pandora gerou receitas significativas para os artistas da CD Baby.
É importante construir públicos em várias plataformas.
O infográfico abaixo mostra que a audição é fragmentada, os fãs estão espalhados por várias plataformas e os artistas precisam levar em conta esse fato em sua promoção musical. É por isso que você deve usar um link inteligente simples, como o que oferece o HearNow, sempre que compartilhar novas músicas.
Aqui está uma visão mais detalhada do nosso pagamento ao artista de 2020…