O cinto de ferramentas do músico para Facebook Live

4 ferramentas para transmitir ao vivo suas apresentações musicais usando o Facebook Live

Porque o Facebook está muito focado em se tornar (ainda mais) uma ferramenta gigante de vídeos hoje em dia, o melhor jeito de se comunicar com seus seguidores nessa plataforma —sem gastar dinheiro— é fazer uma “Live.”

Na conferência 2017 DIY Musician Conference, o Rick Barker fez uma palestra cheia de dicas práticas de como tirar o melhor proveito do seu Facebook Live, a partir do exemplo de Dawn Beyer, uma cantora e compositora que só no ano passado ganhou US$ 74.000 com seus streamings ao vivo no Facebook.

De que você precisa para começar no Facebook Live?

De nada, na verdade. Você já deve ter um smartphone e, se tiver, tudo o que você precisa está no seu bolso. Muitos músicos fazem streaming de shows ao vivo, tocando do sofá de casa, com nada mais do que a câmera do computador e o microfone do seu telefone, usando o aplicativo do Facebook e , é claro… :

  • Um nome bem envolvente para a sua sessão de Facebook Live
  • Boas músicas e uma apresentação cheia de confiança
  • Uma sala silenciosa
  • Um conceito bem claro para sua apresentação (duração, escolha de músicas, tema etc.)
  • Um jeito interessante de fazer os espectadores interagirem com você (um concurso, “calls-to-action”, perguntas e respostas etc.)

Experimente. Faça uma sessão ao vivo , toque umas músicas e veja o que rola. Mas, se você quiser melhorar suas chances no Facebook Live, aqui vão quatro dicas de como melhorar suas transmissões.

1. Invista em um microfone externo

A qualidade do vídeo na maioria dos smartphones hoje em dia é bem impressionante. O áudio? Nem tanto . Quer dizer, está tudo bem se você estiver tocando violão em uma sala bem silenciosa. Mas, se você quiser melhorar a qualidade das suas transmissões, descole um microfone externo portátil que se encaixe no seu telefone pela entrada de fone ou pela entrada de energia. Um bom exemplo é o Shure MV88.

Eis uma lista de microfones para iOS pequenos, que vai te ajudar a começar na pesquisa, mas há um bilhão de outras listas e resenhas para dispositivos, tanto da Apple quanto Android, então Google neles! Mas lembre-se: se você quiser simplificar as coisas, o microfone externo precisa ficar apontado para a mesma direção da câmera do seu celular, porque é lá que você deve ficar a maior parte do tempo.

2. Compre lentes acopláveis para o seu smartphone

Como eu já disse, a qualidade do vídeo da maioria dos smartphones já é bem boa. Mas, se você quiser melhorar ainda mais — (talvez queira um panorama, um efeito fisheye ou um close) — confira essas lentes externas.

3. Procure o apoio certo, com um tripé, por exemplo.

Você PODE colocar seu celular apoiado numa pilha de livros, em cima da mesa. Mas, se você quer ter mais flexibilidade e bons ângulos, além da paz de espírito que seu telefone não vai cair no chão no meio da sua melhor música, compre algo que vá segurar bem o seu aparelho, dependendo do tipo de transmissão que tiver em mente.

4. Use o navegador Chrome no seu computador

O Chrome te permite começar uma transmissão no Live do Facebook  mais rápido, a partir do seu computador, usando câmera e microfones que você já tenha conectado a ele. Esse tipo de transmissão não vai deixar você usar seu smartphone, mas o áudio estará garantido! Boa sorte na sua próxima live.