Como entrar em playlists? Veja dicas.

Cristina Cano é produtora e autora de músicas da banda Siren and the Sea. Ela escreveu para nosso blog norte-americano sobre como entrar em boas playlists. Veja dicas que ela organizou a partir do lançamento de seu segundo álbum, For Bathing, que emplacou músicas em várias listas de reprodução. Com essa conquista, a banda aumentou seu público de 80 ouvintes mensais para mais de 1.500.

For Bathingby Siren and the Sea
Capa do Álbum “For Bathing” da banda Siren and the Sea

Aqui vamos traduzir as opiniões da artista. Isso porque esperamos que essas informações possam te ajudar a incrementar o plano de lançamento e divulgação dos seus próximos trabalhos.

Além deste texto, recomendamos que você veja outras dicas sobre o Spotify divulgadas aqui no blog como: falar diretamente com seus fãs, como usar seu instagram para aumentar seu engajamento no Spotify ou verificação do perfil. Tudo vai fazer diferença no seu resultado.

Estas foram algumas das listas de reprodução em que a obra de Cristina Cano foi colocada:

Como entrar em boas playlist?
Bathtub Vibes, Latinx Indie, Gooey – Sexy Vibes, Play List Pop Rock, Chill Smoke Sesh, Nicholas Jaar, Chill Out, Dig!- New Music Digital, Dreamy Synth-Pop, New Indie Women, Women of Indie Pop, Indie Electronic Running

Como entrar em boas playlists no Spotify? Veja dicas de uma artista que, por playlist menores, conquistou seu espaço

Para Cristina, tem sido incrível e surpreendente receber o carinho de amigos, fãs e também de pessoas que ela não conhecia a partir de seu trabalho. Ela entende que entrar nessas listas de reprodução menores (o que algumas pessoas chamam de listas de reprodução “geradas pelo usuário”, “de terceiros” ou “com curadoria independente”) tem sido uma grande parte da construção de sua base de fãs e ouvintes.

Antes de seu lançamento mais recente, ela costumava achar que entrar em playlists era apenas uma questão de sorte e também de conhecer as pessoas certas. Mais ainda, ela acreditava que a “sorte” de entrar em uma playlist editorial do Spotify, por exemplo, era manipulada e totalmente inalcançável para um verdadeiro artista indie. Mas ela estava errada.

Como fruto de seu trabalho, ela conseguiu entrar em uma playlist oficial do Spotify com mais de 100.000 seguidores.

Neste artigo, ela vai compartilhar os segredos que aprendeu nessa jornada. Veja as dicas e faça acontecer você também.

Dica 1 – Você deve falar com os curadores de playlists menores

Muitos músicos pensam que serão descobertos apenas carregando novas músicas. Não.

Você precisa encontrar curadores de listas de reprodução e conversar com eles. A maioria deles quer se conectar com artistas e ouvir novas músicas. Desta forma, você precisa fazer sua parte, chegar junto e mostrar seu trabalho.

Claro que é mais fácil dizer do que fazer. A própria Cristina Cano admite que, quando foi a vez dela, rolou muito medo de entrar em contato com os curadores da lista de reprodução mostrando seu trabalho. O maior receio era a rejeição.

Mas se você puder apresentar sua música com confiança, terá muito mais pessoas apoiando você e seu trabalho. Se precisar, veja aqui como lidar com o algoritmo do Spotify e melhorar seus resultados.

Dica 2 – Faça sua pesquisa de lista de reprodução

É sabido que você é músico não um cientista de dados. Mas a pesquisa é uma forma de você mapear e criar uma grande lista de listas de reprodução que acredita que sua música poderia se encaixar. Por isso, quanto maior esta lista for, maiores são as chances de que você tenha sucesso com essa estratégia. Daí é só colocar a primeira dica em prática, e voilà.

Veja como Cristina encontrou as listas de reprodução certas para sua música

Passo 1: escolha uma forma de organizar as informações

Abra uma planilha no Excel, planilhas do Google ou apenas use papel e caneta.

Passo 2: crie a base de dados

Em sua planilha, crie as seguintes colunas:

  • Nome da lista de reprodução
  • URL
  • Contatos
  • Seguidores
  • Proposta
  • Resultado

Esta foi a planilha que Cristina criou para lançar o single “Fonte da juventude”:

Planilha Excel de listas de reprodução

Passo 3: Descreva as listas de reprodução

Isso é muito importante. Você precisa categorizar sua música e criar palavras-chave que descrevam o seu trabalho:

  • Qual o gênero da sua música?
  • Quem ouve a sua música?
  • Qual é o clima?
  • De onde você é?
  • O que as pessoas estão fazendo quando ouvem sua música?

Responder a esse tipo de pergunta ajudará você a pesquisar as listas de reprodução certas.

Cristina compartilha as categorias que usou para classificar seu álbum. Desta maneira é possível compreender melhor como seguir a dica e avaliar seu próprio trabalho.

  • Gêneros: Chill synth, Eletrônica, Neo-disco, Ambient, Synth-pop
  • Identidade: Produtora, Latinx, musicista independente

Além disso, o álbum For Bathing foi feito para ser apreciado enquanto se toma banho. Então ela adicionou à procura as listas feitas para o momento do banho.

Passo 4: pesquisar listas de reprodução

Depois de ter sua lista de palavras-chave para sobre sua música, é hora de procurar listas de reprodução!

Aqui estão duas maneiras de encontrar listas de reprodução:

Opção A: Pesquise playlists diretamente nas plataformas de streaming.

Cristina, por exemplo, passou um tempo procurando playlists no Spotify que tivessem a palavra ‘Bathtub’ ou ‘Chill synth’ ou ‘Indie Women’ e guardando os links na tabela. Isso porque a barra de pesquisa costuma funcionar muito bem e direcionar para aquilo que você quer de forma ágil e eficiente.

Opção B:   Pesquise listas de reprodução usando Chartmetric.

Você já ouviu falar em Chartmetric? Esta é uma ferramenta que mostra dados de streaming e mídia social sobre músicos, listas de reprodução e muito mais.

Você pode se inscrever para uma avaliação gratuita de 7 dias para conferir. Após o término, eles disponibilizam um nível gratuito para artistas DIY (embora alguns recursos não estejam acessíveis nesse nível).

Além disso, essa ferramenta é boa para que você encontre seus pares. Para isso, busque no Chartmetric artistas semelhantes a você. A pesquisa exibirá em quais listas de reprodução eles estão. Então basta avaliar se seu lançamento se encaixaria ali também e guardar as informações na sua planilha.

Passo 5: encontre os curadores e guarde na sua lista também

Sempre que encontrar uma lista de reprodução, adicione-a à sua planilha. E CERTIFIQUE-SE DE ENCONTRAR AS INFORMAÇÕES DE CONTATO para o curador da lista de reprodução.

Como?

Você ficará surpreso – não é muito difícil encontrar as informações de contato desses curadores de listas de reprodução independentes. Para tanto, você só precisa fazer uma pequena pesquisa na Internet.

Por exemplo, as listas de reprodução do Spotify exibirão o nome completo ou nome de usuário do curador da lista de reprodução. Na maior parte das vezes, você pode pesquisar o nome completo e o nome da lista de reprodução no Google e encontrá-los com facilidade.

Se uma pesquisa rápida no Google não produzir resultados, copie o link da lista de reprodução e digite-o nos campos de pesquisa do Twitter, Google, LinkedIn etc.

Curadores comprometidos compartilharão links para suas listas de reprodução, porque estão orgulhosos de seus esforços. Quanto mais eles promoverem suas próprias listas de reprodução, mais fácil será para você encontrá-los online. A partir daí, você está apenas a um tweet, e-mail ou DM de distância!

Passo 6: Pronto! Vá tomar um banho e relaxar.

Depois de fazer a pesquisa, você deve ter uma grande lista de listas de reprodução para lançar. Então, qual é o truque para lançar sua música?

Dica 3 – Mantenha seu discurso pronto

Você não precisa de uma fórmula mágica ou suborno. Cada tentativa pode ser semelhante, desde que seja relevante. Para tanto, você deve ser gentil e pedir que ouçam sua música.

Aqui está um exemplo de como o pitch de Cristina ficou:

“Olá, curador da lista de reprodução,

Recentemente, encontrei sua playlist do Spotify “Electro-Pop Mood” e adorei! Tenho uma nova música eletropop chamada ‘Fountain of Youth’ que pode ser perfeita para sua lista de reprodução.

https://open.spotify.com/track/5AcsKRXAF1czCN8oMK1thb?si=9df817ba936c42e5

Deixe-me saber a sua opinião! Tenha uma ótima semana. –Cristina”

Este passo é bastante simples. Você diz oi, diz porque você gosta da playlist e pede que confiram sua música. Desta forma simples, você pode adotar essa fórmula e usá-la sempre que lançar uma nova música ou que encontrar uma nova lista de reprodução perfeita para o seu trabalho.

Outra coisa que você deve saber: o link da sua música deve estar na mesma plataforma da playlist. Por exemplo, se você está fazendo contato sobre uma lista de reprodução do Spotify, você deve enviar um link para o Spotify.

Por que isso importa? Você quer facilitar para os curadores da lista de reprodução encontrarem você e adicioná-lo à lista de reprodução deles. Se a sua música ainda não estiver na plataforma deles, eles não poderão ouvir e adicionar você imediatamente. Você teria que chamar a atenção deles uma segunda vez, o que pode ser difícil.

Dica 4 – Envie sua música para a Equipe Editorial do Spotify

Você nunca sabe o que pode acontecer!

As listas de reprodução editoriais do Spotify são as playlists mais seguidas na plataforma e, como resultado, podem realmente influenciar o número de seguidores do seu trabalho.

O Spotify permite que qualquer pessoa se inscreva para ter sua música avaliada e eventualmente adicionada em uma das listas oficiais da plataforma. Mas muitos músicos independentes acreditam que precisam estar em uma gravadora para realmente fazer parte de uma dessas listas de reprodução.

Se você é dessas pessoas, de uma vez por todas, entenda: isso é FALSO!

Cristina afirma que entrou em uma dessas listas de reprodução ainda sendo uma artista independente. Ainda assim, no entanto, o Spotify a colocou na lista de reprodução Fresh Finds: Latin com mais de 100.000 seguidores.

Então, como entrar em uma boa playlist? Veja dicas de como Cristina fez isso acontecer.

Veja como Cristina entrou em uma lista de reprodução oficial do Spotify:

1. Aumentar a contagem mensal de ouvintes antes de lançar a música para o editorial para o Spotify

Ela e sua banda lançaram três singles nos meses que antecederam o lançamento oficial do álbum. Lançar singles ajudou a criar burburinho e aumentar a contagem mensal de ouvintes para cerca de 1.500 mesmo antes de lançar o álbum.

Foi só quando o álbum foi pra rua que ela lançou a música para a avaliação do Spotify . Dessa forma, ela tinha uma contagem mensal de ouvintes relativamente alta quando a plataforma revisou sua inscrição para avaliação.

2. Ser específico sobre você e sua música em seu aplicativo

O Spotify tem muitas listas de reprodução, então sua melhor aposta é ajudá-los a encontrar o ajuste perfeito para sua música.

Ao preencher o formulário, certifique-se de escolher gêneros realmente específicos para sua música. E seja claro sobre quem você é e a quem sua música serve. Reserve um tempo para fornecer todas as informações solicitadas: instrumentação, humor e muito mais. A resposta das perguntas que você se fez sobre seu trabalho para escolher as palavras-chave devem ajudar nesse momento.

Por isso, o que quer que seja específico para você, certifique-se de compartilhá-lo! Isso pode fazer a diferença.

Você pode aprender mais diretamente no artigo do blog do Spotify sobre o que eles querem ver em seu aplicativo.


Obrigado por ler e boa sorte com o lançamento da sua lista de reprodução! Sinta-se à vontade para comentar abaixo com dicas ou histórias sobre suas experiências de apresentação para listas de reprodução.