Chat GPT: 5 maneiras de usar

Já ouviu falar do assistente digital que pode ajudá-lo na sua carreira musical? Conheça o Chat GPT 

É claro, entendemos a resistência, mas o que a inteligência artificial (IA) pode fazer pela carreira dos músicos independentes é realmente bem significativo. Para discordar, recomendamos que você conheça e experimente a criação da OpenAI. Para isso, fizemos aqui um guia básico do Chat GPT: 5 maneiras de usar.

Sim, o ChatGPT é apenas uma das muitas ferramentas de IA atualmente disponíveis. Porém, como está ganhando todas as manchetes, quem tem o mínimo de interesse por inovação já está experimentando. Foram mais de 100 milhões de usuários em dois meses de existência da plataforma.

Portanto, aqui estão cinco sugestões que você pode dar ao ChatGPT para ajudar nas muitas tarefas logísticas e criativas que você enfrenta como músico e divulgador do seu próprio trabalho. Quem sabe você consegue minimizar algumas das 5 coisas mais difíceis sobre ser um músico independente.

1. Escreva um plano de negócios ou projeto de captação de recursos

A princípio, se você é um artista no Brasil, deve estar tentando acessar financiamento do governo ou de instituições para seu próximo álbum e turnê. Se este for o seu caso, recomendamos que experimente o Chat GPT para construir seu projeto de álbum e o roteiro das suas viagens.

Você ainda terá que editar e personalizar o projeto. Mas como, afinal, o começo costuma ser a parte mais difícil dessa escrita, a plataforma pode te apoiar a ter um bom ponto de partida para incrementar com suas ideias e seu tom de voz.

2. Escreva uma biografia de artista, release ou comunicado à imprensa

Precisa de um parágrafo conciso ou frase de efeito? O ChatGPT pode te ajudar a criar uma boa biografia. 

A inteligência artificial pode não ofertá-lo da forma como você espera logo na primeira tentativa. No entanto, como o ChatGPT é uma ferramenta de “conversação”, dessa forma, você pode continuar adicionando novas informações importantes e desafios ao longo da jornada e isso vai “treinando” o entendimento entre vocês e o alinhamento cada vez mais fino entre as suas expectativas e o que ela pode entregar.

Dessa forma, o mesmo pode ser feito com o seu plano de negócios ou ideia de projeto para submissão em edital ou lei de incentivo: você provavelmente não obterá resultados 100% concluídos. Mas, à medida que o contexto é refinado, e a IA conhece o seu trabalho e o que você deseja, as chances de bons resultados são grandes.

3. Vá além da “pesquisa no Google”

Você provavelmente está acostumado a pesquisar usando o Google:

“Salas de show com capacidade para 100 pessoas em Recife”

“Distância de carro entre Paraty e Rio de Janeiro”

“Principais festivais de música de Lisboa”

Porém, com o ChatGPT, você pode pesquisar um itinerário completo personalizado de acordo com suas necessidades, juntamente com recomendações de locais apropriados, contatos e muito mais. Tudo de uma vez. Sem mil abas abertas no seu navegador.

Então, agora você se convenceu de experimentar?

4. Criação de conteúdo e engajamento do público

Você deveria deixar a IA “fazer” suas postagens sociais para você? Não, provavelmente não.

Você deveria pedir ao ChatGPT para apresentar algo como “10 ideias para vídeos TikTok sobre produção musical em um estúdio de quarto usando apenas um microfone?”. Claro, por que não? Um ou dois desses conceitos podem inspirar algo!

Sim, a inteligência artificial é realmente impressionante e existem muitas formas de usar o Chat GPT. As 5 maneiras de usar que listamos aqui são apenas o básico.

Para cuidar do engajamento

Sabe aquele estranho pavor quando você recebe vários comentários positivos nos vídeos e faixas recém-lançados? Você sabe que é uma bênção a aprovação dos seus fãs e o engajamento nas redes, mas não sabe bem o que responder. E de repente a aprovação que você desejava parece um fardo. Nessa hora, pedimos “Por favor, sugira 50 possíveis respostas de até uma frase para alguém que tenha dito eu amo sua música num comentário de redes sociais”. Das 50 ideias que o Chat GPT oferecia, 15 a 20 eram realmente úteis ou podiam ser alteradas facilmente para serem utilizadas. Recortar e colar pode economizar muito tempo.

Algumas pessoas podem achar que isso desumaniza sua conexão com os fãs. Mas, honestidade, vai: você já estava escrevendo a mesma mensagem ou emoji várias vezes, certo? Pelo menos agora há um pouco de variedade.

5. Colabore em uma música

Ok, aqui é provável que surjam as objeções mais ferrenhas: NÃO QUERO QUE A IA ESCREVA MINHAS MÚSICAS!

Mas leia até o fim (e experimente o Chat GPT) antes de se fechar. Você não precisa esperar que a plataforma te ofereça letras finalizadas (o que ela pode fazer em questão de segundos). Mas, pense bem: você provavelmente já pesquisa sinônimos no Google (ou, se for mais tech, usa aplicativos de rimas); você rouba ideias de seus artistas favoritos; você pede feedback a colegas, mentores e co-escritores… Reflita se isso pra você é muito diferente de dizer: “ChatGPT, estou preso em uma letra Preciso de uma frase de oito sílabas que rima com Inteligência Artificial, sobre um compositor humano que não consegue pensar em suas próprias palavras”.

Da mesma forma que você usaria um pacote de samples ou escolheria um arpejo de sintetizador predefinido, você pode se inspirar nos resultados que o Chat GPT te daria. Não gosta da primeira letra que sai? Continue pedindo mais opções, especifique suas expectativas. Dessa forma, eventualmente, você pode se sentir bem. E agora você escolheu seu caminho para uma música completa que ainda considera suas próprias sensibilidades e necessidades.

Não é de hoje

em 2018 estávamos refletindo sobre a relação entre a IA e a produção musical independente.

Você pode usar o ChatGPT para ajudá-lo a sair de sua zona de conforto criativo, fazendo com que ele contribua com coisas que você nunca teria feito se estivesse trabalhando sozinho.

Tudo bem, essas são algumas ideias para o ChatGPT. As 5 maneiras de usar que indicamos aqui, como já falamos, são apenas algumas das formas que ele pode apoiar sua carreira e seu trabalho rotineiro. Nem mesmo abordamos outras ferramentas de IA para design e produção musical. Mas, como estamos no início dessa revolução da inteligência artificial, teremos muito tempo mais tarde para abordar essas questão em detalhes.

Para uma análise mais aprofundada da “Inteligência Artificial” e dos possíveis benefícios e perigos que ela pode representar para a indústria da música, arte e humanidade, confira nosso episódio completo de podcast sobre IA e música abaixo. É necessário compreender inglês.