5 dicas de ouro para ter mais seguidores no TikTok

Como aumentar seu público no TikTok.

Recentemente fizemos um dossiê organizadinho sobre como o TikTok pode apoiar músicos independentes. Se você ler o artigo, vai ver algumas formas de criar engajamento em torno da sua conta. Desta vez, para conversamos com o compositor independente Sam Walwyn, que tem mais de 100 mil seguidores, para checar e listar as 5 dicas de ouro para ter mais seguidores no TikTok. 

Aqui traduzimos algumas das suas principais indicações. Veja como entreter os espectadores, transformá-los em fãs e mantê-los voltando para mais!

Dicas do TikTok de Sam Walwyn para músicos:

1. Consistência!

Sam diz:

Publique regularmente. Isso pode ser duas a três vezes por semana, todos os dias, quatro a cinco vezes por dia. Faça o que funcionar para você e sua agenda, mas cumpra.

@samwalwyn Such an epic feeling I hope you enjoy this one 🧡 #songwriter #guitar #shred #vibes ♬ original sound – samwalwyn

2. Divirta-se.

Ele diz:

Torne sua conta envolvente. As pessoas usam esses aplicativos para se divertir. Você deve ter um gancho nos primeiros três segundos do seu vídeo. Se for um vídeo educacional, descreva seus objetivos de forma concisa no início. Se for conteúdo musical, comece imediatamente. Não mexa na configuração. 

Sam explica também como manter o dinâmico.

Edite seus vídeos para que haja algo novo e envolvente acontecendo periodicamente em seu vídeo, como:

  • uma mudança de ângulo
  • mudança de roupa
  • legendas
  • ou algo estúpido acontecendo no fundo.

Com todos tendo períodos de atenção tão curtos, você precisa pensar em maneiras interessantes de manter o espectador envolvido. Você não pode confiar apenas no assunto do vídeo para mantê-los assistindo.

3. Não crie… Documente!

Dentre as 5 dicas de ouro para ter mais seguidores no TikTok, essa aqui é especial para quem se trava no processo. Sam recomenda:

Se você está lutando para ter ideias de conteúdo, pare de perder tempo pensando em coisas novas para fazer. Simplesmente documente o que você já está fazendo.

Exemplos disso podem ser:

  • um dia na vida de uma sessão de escrita
  • o que você usaria para um show, reunião ou ensaio
  • ou um ritual pré-show.

Lembre-se, sua base de fãs quer aprender mais sobre você. Portanto, seja mais inclusivo e traga-os para o seu dia.

4. Não tenha medo de errar.

Ele diz:

Não se pode esperar que você acerte na primeira tentativa. Portanto, experimente diferentes formas de conteúdo e lembre-se de que isso deve ser divertido. Retire a pressão. Se não funcionar, basta mudar, tentar algo diferente na próxima. 

5. Não se trata apenas da música.

Sam explica:

Lembre-se de que você está construindo uma marca em torno de você e não apenas de sua música. As pessoas que se saíram bem nas redes sociais mostraram sua personalidade e a tecem através de sua música. Gravadoras, empresários e A&R estão procurando por todas essas coisas porque há tantas músicas, cantores e compositores bons que você precisa descobrir o que o destaca da multidão. E você publica isso junto com sua música.

Para fazer isso bem, sigo um sistema de pilar de conteúdo de personalidade, crescimento e conteúdo musical:

  • O conteúdo de personalidade dá ao seu público uma visão sobre quem você é; pode ser uma lista de reprodução com todas as suas músicas favoritas, o que você faz em um dia de folga ou apenas um vídeo de você e seus amigos brincando.
  • Conteúdo de crescimento são vídeos com maior chance de ter um bom desempenho, como costurar um vídeo já viral e fazer algo próprio por cima, seguir uma tendência ou executar uma habilidade única que você possui.
  • E, finalmente, conteúdo musical — é aqui que você convida as pessoas diretamente para o que está acontecendo em sua carreira. Pode ser um novo produto, um show ou um lançamento.

Quer ver como Sam usa essas dicas em seu próprio conteúdo?

Confira o TikTok dele aqui.