7 desafios que os músicos enfrentam em 2022

Após dois anos de ansiedade pandêmica, quarentena e falsos começos, os músicos que querem reiniciar suas carreiras estão enfrentando alguns novos desafios.

Resta saber quantos deles são temporários ou permanentes.

Mas à medida que você volta a tocar, gravar ou lançar músicas, aqui estão algumas das coisas para as quais você deve estar preparado em 2022 e além:

1. Públicos hiper-online

Para dizer o óbvio, ficamos ainda MAIS online nos últimos anos. Isso inclui quase todos os aspectos da interação musical também (até shows). Essa já era uma tendência acelerada, mas a pandemia a colocou em excesso.Como resultado dessa crescente dependência digital, nossa atenção foi completamente dispersa e nossos relacionamentos online podem parecer unidimensionais na melhor das hipóteses. Muitos artistas estão isolados e sem foco. No entanto, nos dizem que a única maneira de ter sucesso é estar ainda MAIS online – que a única maneira de se conectar é fazer mais, melhor, mais rápido, enviando um fluxo constante de conteúdo com retornos decrescentes.

Mas a música é um fenômeno físico. E às vezes, é para ser experimentado socialmente, com outros humanos em um espaço real. Em contraste com a internet, há uma lentidão nos shows e conversas da IRL.

Os artistas precisarão descobrir o quanto querem estar online e o quanto querem estar em um espaço físico. Há prós e contras para ambos, e não é como se houvesse uma resposta certa. Só que o equilíbrio que você acha certo para você pode não corresponder à nova realidade das expectativas do seu público.

2. Competição mais acirrada

Como eu disse, há mais coisas do que nunca competindo por nossa atenção. E olha que só temos uma quantidade  limitado de atenção. Isso significa que é mais difícil para você, como artista, ser notado. E uma vez que você tem a atenção de alguém, você tem que lutar ainda mais para mantê-la.

Entre redes de streaming, jogos, mídias sociais, notícias e o bando de outras coisas disponíveis para nós online e offline, é difícil se concentrar em qualquer coisa por muito tempo. Quando você publica algo no Instagram, você não está apenas competindo com outros músicos do seu gênero. Você está competindo com tudo que há na Internet.

Você precisa melhorar seu marketing musical para cortar o ruído, o que obviamente traz benefícios mensuráveis, mas também significa que você está de volta ao desafio nº 1 acima.

3.O custo psicológico da pandemia é real

O mundo inteiro acabou de passar por um trauma coletivo. As pessoas estão ansiosas e deprimidas, e as divisões políticas pioraram. Acrescente a isso as preocupações com a guerra, a injustiça, a economia… a lista é longa.

Você não apenas precisa lidar com seus próprios sentimentos de ansiedade, mas também reconhecer que eles podem existir em seu público. Nem todos estarão na mesma página sobre os últimos anos, e nem todos estarão na mesma página sobre como seguir em frente.

Você não precisa ter nenhuma resposta real, é claro. Mas você não quer assumir que toda a sua multidão está pronta para festejar como se fosse 2019.

4.Problemas econômicos

Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia.Se você é um músico em turnê, você esteve fora da estrada por dois anos, o que provavelmente o prejudicou financeiramente. Agora que você pode voltar ao palco, os preços da gasolina estão subindo rapidamente. A inflação está piorando. Problemas na cadeia de suprimentos estão causando atrasos em muitos produtos que antes tínhamos como garantidos.

Como músicos independentes, já estamos com o orçamento apertado. Agora teremos que ser ainda mais cuidadosos com a forma como gastamos nossos recursos limitados.

5. Locais fechados

Muitos locais não conseguiram sobreviver à pandemia e faliram. Isso torna a competição para agendar shows ainda mais acirrada, porque TODOS os artistas estão tentando pegar a estrada de uma vez com menos lugares para acomodá-los.

E mesmo que os investidores apareçam e abram um monte de novos locais, levará muito tempo até que todos estejam funcionando.

6. O fenômeno da demissão em massa

Você provavelmente já viu isso nos noticiários ou leu sobre isso nos inúmeros artigos de opinião: muitos trabalhadores usaram o tempo de inatividade da pandemia para repensar suas carreiras. Alguns voltaram para a escola, alguns se mudaram para outra cidade e outros mudaram de indústria.

Em seu próprio meio de amigos e contatos, muitos provavelmente se mudaram. Quando chegar a hora de voltar a ativa, talvez seja necessário editar sua planilha de contatos ou criar uma nova do zero.

E voltando ao desafio nº 5, alguns de seus contatos podem não mais representar os locais em que você costumava tocar. Isso pode levar a sentimentos de…

7. Momento Perdido

Houve uma grande quebra de continuidade com todos os fechamentos, reaberturas, religações etc. Quase todos os artistas perderam força. Se você está atuando em sua cena há algum tempo, você se esforçou muito para construir sua reputação e ganhar o respeito de seus colegas.

Embora essa confiança não tenha diminuído, é provável que você tenha desenvolvido alguns hábitos produtivos e construído uma sensação de impulso que rapidamente parou na primavera de 2020.

É fácil ficar desanimado mesmo quando você deseja começar de novo. De certa forma, você está começando do zero, o que pode ser intimidante. Se você está se sentindo desanimado, lembre-se de que quase todos os outros músicos estão em um barco semelhante.

Há trabalho a fazer. E há muitas maneiras pelas quais podemos apoiar e encorajar uns aos outros pelo caminho.