Como Lançar Um Álbum Para Que as Pessoas Realmente Queiram Comprá-lo

Se você está lendo este artigo, significa que provavelmente decidiu ou está inclinado a lançar um álbum, e este é um marco importante na sua carreira musical, seja o primeiro ou o décimo álbum que você lança… Estamos aqui para descrever todas as etapas para tornar seu novo álbum um sucesso.

Mas antes de mais nada, o que lançar um álbum realmente faz pela sua carreira musical?

Os benefícios de lançar um álbum

O formato do álbum traz vantagens que os singles simplesmente não conseguem igualar.

O lançamento de um álbum lhe permite:

  • Aumento das opções de marketing: o lançamento de um álbum pode ser um grande evento. Os artistas geralmente lançam vários singles a cada ano, mas apenas um álbum em alguns anos. Mesmo os fãs modernos que adoram os singles sabem que o lançamento de um álbum é um grande negócio. Então,  quando você lançar seu álbum, invista mais em marketing do quando lançar singles.
  • Mídia física: você não está gravando vinil ou CDs para seus singles, porque apenas os fãs mais hardcore compram discos de uma única faixa, especialmente CDs. Você sabe o que os fãs compram? Álbuns completos! Sim, ao contrário do que você pode ter visto por aí, a música em formatos físicos não está morta.
  • Outras opções de produtos: Voltando ao nosso primeiro ponto, lançar um álbum é um grande negócio. A maioria dos artistas independentes não lança novos produtos para novos singles devido à frequência relativa. Mas os novos álbuns são mais raros. Um novo álbum é um evento que você pode comemorar com uma camisa com a capa do álbum, uma bolsa com o título ou um moletom com os dois! Explore a temática do seu álbum.
  • Uma evolução maior em sua carreira musical: um álbum é um novo capítulo em sua jornada musical. Veja a página da Wikipedia de qualquer artista com uma vasta discografia. Você verá a história de suas carreiras marcada por lançamentos de álbuns. É assim que os fãs acompanham o progresso dos artistas. Os álbuns são uma declaração criativa importante e uma linha de demarcação de sua era anterior, especialmente se você só lançou singles até aquele ponto.
  • Mais influência da imprensa e de especialistas do setor: os álbuns não são apenas a forma como os fãs acompanham seu progresso; eles são como os críticos e outras editoras musicais que cobrem o seu trabalho. Embora existam algumas resenhas de singles, ninguém dedica muitas palavras a uma música. Um revisor quer cravar seus dentes em um álbum completo. Da mesma forma, os jornalistas geralmente escrevem reportagens sobre os artistas depois que eles lançam um álbum, não um single. As pessoas querem ler a história de como você criou toda a coleção de músicas.
  • Maior visibilidade em plataformas de streaming: Spotify, Apple Music e outras plataformas importantes de streaming ainda colocam os álbuns no topo dos perfis dos artistas. Um novo álbum vai direto ao topo para que todos vejam sua conquista.
  • A possibilidade de contar uma história: O lançamento de um álbum te possibilita levar o ouvinte em uma jornada com começo, meio e fim.

Como lançar um álbum de forma satisfatória

Todos esses benefícios são ótimos, mas não estamos aqui para convencê-lo a lançar um álbum; estamos aqui para dizer a você como lançar um álbum que vai despertar o interesse dos seus fãs e seguidores, e que eles vão querer realmente escutar. Lembra quando pessoas escutavam álbuns do início ao fim? Pois é, eles ainda o fazem.

Veja como fazer com que as pessoas queiram ouvir o seu álbum:

Grave mais músicas do que você precisa: Spotify e Apple Music são idênticos no que consideram um “álbum”: para se qualificar como um álbum, seu lançamento deve conter sete ou mais faixas, ou ter mais de 30 minutos de duração. Se você pretende apenas atingir aquele sete para se qualificar, defina sua meta para 12 pistas, usando todas as suas ideias para preencher quaisquer vagas extras. É sempre melhor ter mais músicas do que o necessário para que você possa cortar aquelas que não passam no teste, deixando apenas as melhores no seu álbum. Para gravar um álbum, é preciso ter um repertório.

Crie uma capa atraente: Sim, uma capa excelente ainda é importante, mesmo na era do streaming; especialmente na era do streaming. Os ouvintes têm mais músicas para escolher do que nunca, e você quer que seu álbum se destaque entre as milhares de opções nos feeds dos fãs. Hoje em dia, você pode fazer uma capa com aparência profissional por quase nada e com um conhecimento mínimo de design gráfico.

Tire fotos profissionais: como a capa, as fotos de artistas são uma representação visual de quem você é e do tipo de música que cria. Contrate um fotógrafo para tirar fotos profissionais de você / sua banda. Tenha ideias com antecedência sobre o que essas fotos devem transmitir para que você possa comunicar isso durante a sessão de fotos. Você pode usar essas fotos em vários formatos, incluindo a capa do álbum / encarte, site do artista, perfis sociais etc.

Conheça a sua história: Como você se destaca entre os milhares de artistas que também lançam música? O que torna sua música sua e como seu novo álbum se encaixa em sua história? A sua banda é um grupo de rebeldes lançando seu álbum mais agressivo? Ou você é um artista solo íntimo que escreve confissões pessoais? Jogue isso em seu site e perfis sociais. Seu plano de lançamento deve ser coerente.

Otimize sua presença online: use suas belas fotos artísticas em seu site e atualize com o novo álbum. Esta é uma prática comum para artistas, pois um novo álbum sinaliza um novo capítulo. Junto com suas novas fotos, não se esqueça de atualizar sua biografia com informações sobre o novo álbum. Dê a esta nova música contexto na grande visão de sua história e use um CTA ( “call to action” em inglês), que basicamente significa convidar o seu fã ou seguidor a completar uma ação que seja convincente para motivar as pessoas a conferir seu trabalho (“faça o pre-save” por exemplo). Se você é uma banda de rebeldes, experimente “Ouça o álbum que quase nos expulsou do estúdio”. Ou se você é o cantor e compositor indie, talvez “Meu novo álbum fez meu produtor chorar na primeira música”. Além disso, não se esqueça de atualizar seus banners em plataformas sociais. Provoque a nova arte com um breve upsell como “Novo álbum em breve!”

Crie um produto incrível: Como dissemos acima, a morte do CD é muito exagerada e o vinil ainda é mega-popular, especialmente no ano passado. A tangibilidade do vinil e do CD aproxima os fãs da música e do artista que os criou, então, se caber no orçamento, é importante ter formatos físicos (Vinil e CD), ainda que seja somente para vendas em shows ou diretamente no seu site oficial. Visite a página da Vinil Brasil para saber mais detalhes. Melhore a experiência tátil de seu álbum com coisas como notas de capa detalhadas, arte expandida exclusiva apenas para CD ou vinil colorido… Algo que desperte o interesse do seu ouvinte.

Aumente o entusiasmo do seu álbum com os singles: você pode criar uma expectativa para o lançamento do álbum iminente com uma série de singles que levam ao lançamento. Muitos artistas usam a “estratégia em cascata”, em que lançam um single a cada mês durante alguns meses antes do lançamento de seu álbum. Se você já terminou todas as músicas de seu próximo álbum, espere para lançar todas de uma vez. Em vez disso, distribua uma música como single a cada mês por três a cinco meses e promova cada lançamento nas redes sociais para construir a expectativa para o eventual álbum completo.

Mapeie uma estratégia de promoção: invista em seus esforços promocionais antes e depois do lançamento de seu álbum. Mesmo artistas independentes com orçamentos menores podem pagar campanhas promocionais eficazes em plataformas sociais como Facebook e Instagram. 

Crie conteúdo de vídeo: o domínio do videoclipe pode ser uma era passada, mas o vídeo ainda é importante na era do streaming. Caramba, pode ser ainda mais importante com os bilhões de usuários no YouTube, TikTok, Instagram e toneladas de outras plataformas de vídeo social disponíveis. Com todas essas plataformas para escolher e os diversos formatos que hospedam, o videoclipe é uma ferramenta versátil à sua disposição para ações promocionais, conexão de fãs e expansão de sua arte. E, ao contrário dos tempos áureos da MTV e VH1, fazer um ótimo vídeo não precisa custar caro. Você pode até fazer vídeos atraentes de lançamento de álbum, vídeos com letras e anúncios para colocar em Histórias, Curtas e TikTok direto no seu telefone.

Organize sua estratégia com um calendário de conteúdo: os departamentos que geram conteúdo organizam tudo isso com um calendário de conteúdo para que saibam quem deve fazer o quê e quando. Mapear quando você está postando vídeos, novos singles, postagens / anúncios sociais, etc. com antecedência vai mitigar o caos que vem com o lançamento de um álbum.

Planeje seu cronograma de lançamento: Assim como planejar seus esforços de promoção e acompanhar a preparação com seu calendário de conteúdo, você também precisa mapear todas as informações necessárias para o lançamento real de seu álbum. O assistente de Plano de Lançamento da CD Baby o orienta por todas essas etapas, uma por uma (é de graça, e você pode usar quantas vezes precisar), desde reivindicar ou atualizar perfis de artista de plataforma de streaming até a criação de uma campanha  de pré-save, o Assistente de Plano de Lançamento cobre tudo relacionado ao seu álbum, e o que você precisa fazer nos estágios finais de preparação antes de seu lançamento.

Planeje uma festa de lançamento (ainda que virtual): você passou por todo esse trabalho para escrever, gravar e preparar seu álbum para o lançamento. Depois de fazer tudo isso, planeje um evento para comemorar o desencadeamento de sua criação para o mundo! Em nossa era pandêmica atual, é muito provável que seja um evento virtual como uma transmissão ao vivo. Mas o importante é que você celebre este marco juntamente com o seus seguidores e ouvintes!

Crie um press kit (kit de divulgação) eletrônico: Um kit de imprensa eletrônico (EPK para abreviar) é uma maneira eficiente de combinar todas as suas informações em um documento. É realmente útil para candidatos a promotores, DJs de rádio e outras pessoas com quem você está procurando trabalhar ter um EPK simples para resumir o que você está fazendo.

Distribua o seu álbum

Depois de toda essa preparação, você está finalmente pronto para divulgar seu álbum para o mundo! Para fazer isso, você precisará de uma distribuidora para enviar seu álbum para todas as plataformas digitais. É aí que entra a CD Baby.

Distribuímos para mais de 250 plataformas em todo o mundo e oferecemos um conjunto de serviços opcionais para levar sua música mais longe e ganhar cada centavo que você deve (mais sobre isso em breve).

Proteja seus direitos autorais: Registre e tire o seu ISRC de todas as músicas antes de lançar

Copyright significa a propriedade de propriedade intelectual por uma pessoa ou grupo.

Existem dois tipos de direitos autorais de música:

  • A composição (direito autoral) – que é a música e as letras, de propriedade de compositores e / ou editoras
  • A gravação de som (direito autoral fonográfico) – que é uma versão particular gravada dessa música e letra, de propriedade de artistas ou gravadoras

Se você escreveu e gravou suas músicas sozinho, você possui todos os seus direitos autorais! Se você escreveu e / ou gravou com outras pessoas, você deve registrar sua propriedade por escrito, usando os documentos apropriados para registrar sua composição.

Lembrando que você precisa ter o seu ISRC para poder lançar no digital!

Cadastre-se no SoundExchange

Enquanto estamos no assunto de cobrança de royalties por suas músicas, não se esqueça de registrar as músicas de seu álbum com o SoundExchange. Esta organização coleta royalties para gravações tocadas em rádios via satélite e plataformas de rádio na Internet como o Pandora. Como essa receita é para a gravação de som e não para a composição, ela é paga aos artistas e gravadoras, e não aos compositores e editores.

Esta é uma das poucas coisas que a CD Baby não faz por você. Portanto, crie uma conta no SoundExchange se ainda não tiver uma e registre todas as suas músicas. Mesmo que sua música não esteja no Pandora (ainda!), Pode ser reproduzida por satélite que você nem conhece.

Monetize suas músicas

“Gerar receita com minha música não é apenas ganhar dinheiro com minhas músicas?” você pode perguntar. Bem, sim, mas há mais do que isso.

Monetização de música é um termo novo que descreve a busca por receita de fontes novas e não tradicionais, como mídia social e plataformas de vídeo.

Você pode monetizar essas plataformas para obter receita sempre que sua música for tocada:

Como acontece com quase tudo nesta lista, a CD Baby pode ajudá-lo a monetizar sua música nessas plataformas. Basta ativar a monetização ao enviar seu álbum e enviaremos suas músicas para essas plataformas. Isso permitirá que os criadores os usem em suas postagens e gerará alguma receita para você por esses usos, que a CD Baby também coleta!

Faça e venda mercadorias

Um novo álbum exige novos produtos! Imprima a arte do álbum em uma camisa ou coloque o título em um chapéu. Produtos relacionados a um álbum específico fazem com que os itens pareçam limitados e especiais. É diferente de uma camisa de banda genérica com seu nome. As pessoas querem colecionar algo especial, porque sabem que os álbuns não aparecem com frequência.

Depois de fazer sua mercadoria, existem alguns lugares para vendê-la:

  • Merchbar no Spotify: Spotify oferece integração com uma tabela virtual de produtos chamada Merchbar. Tudo que você precisa fazer é se inscrever no Merchbar e verificar o seu perfil de artista do Spotify e você pode listar o seu produto diretamente no seu perfil do Spotify.
  • Seu site: se você ainda não tem um site de artista, deve. Mesmo na era das mídias sociais, o site oficial de um artista é um componente essencial de seus esforços de marketing. Embora o seu site seja uma ótima maneira de manter contato com os fãs e promover sua música, também é um lugar perfeito para vender mercadorias.
  • Facebook e Instagram: já mencionamos o Shopify acima, mas vamos ligá-los novamente. Você pode vender sua mercadoria nas redes sociais com muita facilidade com a vitrine.
  • Em um show: eles estão voltando! Lentamente, mas estão, os artistas estão se apresentando novamente. Já conversamos muito sobre tabelas virtuais de mercadoria, mas e as analógicas? Uma mesa bem abastecida de produtos em um show é a forma original com que os artistas vendem produtos diretamente aos fãs. A melhor parte? Todo esse dinheiro vai direto para você. E, claro, os rostos sorridentes de fãs felizes comprando seus produtos.

Como você pode ver, o lançamento de um álbum é um grande evento na carreira de um artista. Há uma tonelada para planejar e muito mais trabalho necessário do que para lançar um single. Mas se você seguir nosso guia, estará no caminho certo para dar um salto significativo no sucesso de sua música.