Você sabe o que é ISRC?

 

O que é um ISRC?

O ISRC é um código exclusivo de identificação da sua gravação sonora. Há um código alocado para cada versão de uma gravação sonora e somente esse código é usado para essa gravação. O ISRC é específico da gravação e não se aplica à composição correspondente.

Qual o tempo de validade de um ISRC?

Uma vez atribuído, o ISRC identifica a faixa enquanto ela existir. Nenhuma outra gravação de áudio deve ter o mesmo ISRC e somente um ISRC deve ser usado para identificar uma gravação de áudio. O ISRC funciona como um número de identificação de um veículo ou o número de série de um equipamento.

A mudança de propriedade afeta o ISRC?

Alterações na propriedade não afetam o ISRC. Se uma gravação de áudio inalterada for reutilizada em outro álbum ou single, não será necessário outro ISRC, mesmo que haja outro proprietário da gravação de áudio.

Para conseguir os ISRCs:

Os ISRCs são atribuídos ao seu projeto na fase de inspeção. Se você precisar dos ISRCs mais cedo, envie uma solicitação e os atribuiremos a você mais rápido. Para atribuir esses códigos, é preciso que você conclua o processo de envio, pelo menos até após a etapa em que você envia a lista de faixas e paga pelo cadastro.

Ele é o CPF da sua música. Serve para garantir os seus direitos sobre a sua obra, por isso, na hora do seu registro, tenha certeza de estar sempre no nome da pessoa física ou jurídica que financiou a produção fonográfica.

Para qualquer outras dúvidas específicas relacionadas a lançamentos anteriores, entre em contato com a sua associação de registro.

o que é ISRC

Vamos supor que sua música toque nas rádios. Você só vai receber seus direitos de execução do eCad se tiver o ISRC, portanto é fundamental gerar o ISRC. O eCad paga por execução pública não só em rádios, mas também TV, shows, bares, loja e em qualquer outra execução pública.

A partir de julho e 2022 foi estabelecida uma nova implementação no cadastro de fonogramas nacionais com ISRCs gerados por agregadoras.

Repetimos! Os ISRCs gerados pela CD Baby são válidos, legais podem e devem ser registrados posteriormente sem problemas.

 
De acordo com o site da Abramus, quando o ISRC de um fonograma nacional for gerado por agregadora, não haverá mais a obrigatoriedade do ISRC começar com radical de país associado ao Brasil (BR, BX, BC, BK). No entanto, deverão ser informados um radical de país e uma agregadora válidos. O sistema terá uma opção no cadastramento do ISRC onde o usuário informará se o mesmo foi gerado através de agregadora, selecionando-a a partir de uma lista pré-existente.

Os ISRCs gerados antes desta atualização, também podem ser registrados.