Os 8 Problemas Com os Quais Você Lidará Em Uma Turnê

Fazer turnês e tocar ao vivo pode ser incrível. Mas esteja preparado para os imprevistos.

Em grandes noites, quando tudo está dando certo, você sente a emoção de tocar suas músicas na frente de um público que devolve a energia.

Sim, grandes shows podem levar a novos fãs, vendas de mercadorias, mais shows e boa imprensa.

Mas não importa o quão pronto você esteja para trazer o seu melhor, sempre há ALGUNS aspectos de tocar ao vivo que estão fora do seu controle. E se ESSAS coisas não derem certo?

Aqui estão 8 desafios que a maioria dos artistas em turnê enfrentará:

1. Problemas de som

Talvez o PA esteja quebrado. Talvez você apareça e perceba que você mesmo tem que correr o som. Não há entradas suficientes. Há apenas um monitor. Os microfones estão em falta. Ou talvez o engenheiro de som não esteja muito ligando.

Você encontrará problemas de som em algum momento da turnê. Você acha que pode seguir e ainda entregar um bom show?

2. Problemas com o local

Pessoal chato. Clientes hostis. Acústica ruim. Sem sala verde. O gerente do bar diz “você não pode comprar seus ingressos para bebidas até que seu set termine 1h da manhã” (história real).

Todo músico sabe como é entrar em uma nova sala e imediatamente pensar “Humm, isso não está legal”. E neste caso? Você acha que conseguiria superar a “bad vibe” e mandar um show legal?

3. Fadiga e mau humor

Turnês sobrecarregam o corpo e a mente. Dias longos dirigindo. Dormir tarde (ou não dormir!) dividir quartos de hotéis com as mesmas malditas pessoas todos os dias por semanas sem parar.

Você consegue descobrir como encontrar espaço, descansar e manter a comunicação clara e saudável com seus companheiros de turnê, de qualquer maneira? Pense nisso.

4. Shows ao ar livre são… ao ar livre

Calor ou umidade extremos. Dedos congelados. Computadores e efeitos que não funcionam…Ouvintes espalhados por um parque ou praça. O som escapando para o nada. Shows ao ar livre são péssimos. Levando tudo isso em consideração, você ainda toparia fazer um?

5. Artistas curinga na conta

A outra atração pode ser de panelinha e crítica. Você pode se sentir intimidado se quiser impressioná-los. Todos os fãs podem sair após o set de abertura. A banda pode gritar uns com os outros no palco, repreender a platéia e depois se separar no estacionamento (história verdadeira).

As outras atrações podem ter um grande impacto no humor geral do seu show.

6. Problemas Técnicos

O clique não é audível em seus monitores intra-auriculares. Um sintetizador favorito derrete no meio do show. A corda da sua guitarra estala durante um solo.

Seu equipamento vai quebrar eventualmente. Aceite este fato e já se prepare!

7. O carro vai pifar

Não são apenas seus instrumentos. Seu carro ou van pode ter problemas também. Seu avião ou trem pode ser atrasado ou cancelado. Qualquer um que já tenha feito turnês o suficiente saberá que nem sempre você consegue ir “daqui para ali” na hora certa. Você se atrasará ainda mais se isso acontecer em uma cidade pequena no domingo.

8. O “palco” não é um palco

Você aparece e percebe que o palco é um pedaço de madeira compensada 8×8. A banda não vai caber. A área de atuação está meio escondida atrás de um pilar gigante. Ou o mais alarmante, não há palco algum. Você está instalado no canto da sala e é provável que algum bêbado bata o microfone em seus dentes.

Você consegue lidar com isso?

Essas são apenas algumas das coisas que podem dar errado de vez em quando em turnê. Você nem sempre pode “consertar” esses problemas, mas deve se preparar para contorná-los.

Se você fizer um grande show, o público experimentará um grande show. Se você tocar como uma porcaria, o público provavelmente não culpará o som, o local ou o equipamento. Eles vão culpar você. Esse é uma (dura) realidade.

Se você voltou a tocar ao vivo, conta pra gente como está sendo essa experiência nos comentários!