Fim de ano é o tempo dos clichês. E, vamos combinar, nada vira um hábito ou um lugar-comum se não tiver um bom motivo pra isso! Ao passo que o fim do ano se aproxima (como chegamos tão rápido até aqui?!), decidimos compartilhar uma retrospectiva dos assuntos mais populares da nossa página. Acima de tudo, a ideia é relembrar os momentos que se destacaram para nós como artistas e profissionais da indústria da música, resumindo um pouco do que foi mais importante do ano. Mas também, queremos te ajudar a chegar em 2024 sem deixar nenhum tema importante passar. Portanto, aqui vai uma lista dos 5 melhores artigos do blog SomosMúsica em 2023.
Em meio a inúmeros desafios e mudanças impactantes no setor musical, 2023 permanece como um capítulo vívido em nossa memória coletiva. Para alimentar nosso espírito de reflexão, vamos dar um passeio pelos 5 principais artigos que publicamos em 2023.
Em primeiro lugar, nossos desafios
As 5 coisas mais difíceis sobre ser um músico independente.
Precisamos aceitar a realidade acima de tudo: ser músico independente tem muitas coisas boas e algumas não tão boas (ou horríveis, rs). Do dinheiro às emoções, veja o top 5 desafios que identificamos como mais desagradáveis no nosso caminho. Mas, respira fundo e olha com humor que só assim fica possível atravessar tudo isso!
Logo em seguida, uma grande plataforma lançou novidades
Spotify: Ferramentas Novas e Poderosas para Aumentar sua Base de Fãs
Antes de mais nada, um dado importantíssimo: a indústria da música no Brasil teve um crescimento de 12,6% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022. Neste contexto, vale ressaltar que 99,2% das receitas do mercado fonográfico veio do consumo de música através das plataformas de streaming. Então, faz sentido que temas relacionados às mudanças e ferramentas oferecidas pelo Spotify apareçam duas vezes no TOP 5 assuntos do blog.
Em segundo lugar, dos artigos mais lidos está a notícia de o Spotify lançou novas ferramentas poderosas para quem quer ter mais fãs! Veja as quatro características novas da plataforma que publicamos em março de 2023.
Em terceiro lugar, como a inteligência artificial pode nos ajudar
O tema da inteligência artificial realmente está por toda parte e está todo mundo usando. Até pra discordar dessa tendência, recomendamos que você experimente. Fizemos um guia de formas simples e rápidas que o Chat GPT pode te ajudar a cumprir tarefas. Se liga: tanto a criação de conteúdo quanto a interação com o seu público podem ser facilitadas sem perder seu toque pessoal.
Sempre no topo das nossas preocupações, o engajamento de fãs veio em quatro lugar
10 atitudes que engajam os fãs
Como mobilizar o real interesse dos fãs ANTES do seu novo lançamento ir pro ar? Com mistério, sensação de pertencimento e afinidade com você e sua história. Preparamos este com muito carinho para te ajudar a fazer seu trabalho: provocar que seus fãs se importem com você e com o que está produzindo. Isso sem ficar achando que criar engajamento e antecipação seja compartilhar uma data de lançamento; dizer que algo “está chegando em breve”; pedir pré-save ou pagar rios de dinheiro com anúncio nas redes sociais…
De novo, nossa ferramenta de trabalho e seus aperfeiçoamentos
Conheça a nova segmentação de audiência do Spotify
Este ano o Spotify lançou uma nova forma de enxergar seu público: com as atualizações de segmentação de audiência para os artistas cadastrados, é possível visualizar a audiência por nível de atividade em relação ao seu perfil. Desta maneira, você poderá fazer escolhas estratégicas que levam em conta quem gosta do que vc produz e está sempre te ouvindo; quem gosta do que você produz, mas tem ouvido outras coisas; e quem ainda não conheceu a sua obra.
Seguiremos juntos!
O ano acaba, mas a nossa parceria não. A CD Baby continuará com seu blog brasileira ativo. Já estamos programando mais conteúdo de qualidade para compartilhar com os músicos independentes do mercado brasileiro em 2024. Seguimos juntos na de informar e destacar tudo que possa facilitar a vida de quem produz por si mesmo. Temos orgulho do que estamos construindo! Até já!