estrelas anônimas do mercado musical

Você já parou pra pensar que ser um artista, estar em cima do palco com milhares de fãs e viajar o mundo tocando não é a única maneira de trabalhar com música? Já pensou também que talvez você possa trabalhar e viver do mercado da música mesmo sem ter necessariamente conhecimento ou dom musical? Pois é, por essas e outras questões resolvemos escrever esse artigo pra te mostrar quantas possibilidades incríveis de fazer parte do mercado da música você pode estar perdendo sem saber!

Com certeza não conseguiremos listar todas as possibilidades nesse artigo pois elas são quase infinitas mas a ideia é te ajudar a refletir sobre o mercado da música de um modo geral, e que ao final você possa talvez pensar em algo relacionado aos seus talentos e que possa te ligar a esse mundo, afinal de contas somos todos apaixonados por música certo? Vamos lá!

Gestão de Direitos – talvez você não conheça muito bem o mercado mas existe uma verdadeira cadeia de gestão de direitos musicais, estamos falando por exemplo da arrecadação e distribuição de direitos gerados pela gravação e utilização de obras e fonogramas, esses direitos remuneram uma série de profissionais como produtores musicais, autores, intérpretes, músicos acompanhantes entre outros.

Nessa cadeia temos muitas empresas como por exemplo as sociedades de direitos autorais ( ABRAMUS, UBC, SBACEM, SOCINPRO etc.), temos as editoras musicais, que administram catálogos de obras musicais (gestão de direitos autorais), e temos também as gravadoras que gerenciam artistas e suas gravações (gestão de direitos conexos), outra possibilidade são as distribuidoras digitais que muitas vezes exercem ambas funções de gravadoras e editoras.

Se quiser saber um pouco mais sobre as sociedades e o Ecad não deixe de conferir nosso artigo aqui

O que é importante é que você saiba que em todas essas empresas existem diversas funções como em qualquer outra empresa, por exemplo, existe uma área de TI, contabilidade, financeiro, recursos humanos e administrativo em cada uma dessas empresas. Se você gostaria de trabalhar no mundo da música essas funções podem ser uma ótima porta de entrada!

“Tenho bom gosto e entendo de música” – Se você entende de música e tem bom gosto, uma posição muito cobiçada nas gravadoras e editoras é a função de A&R, (artístico e repertório) esse profissional não precisa ter uma formação específica, muitas vezes emergem de outras funções dentro das próprias empresas, é um profissional focado em fazer relacionamento no mercado, negociar e escolher as melhores contratações do ponto de vista artístico. É uma das funções mais importantes do mercado musical.

Outra opção para os que tem bom gosto é a curadoria musical, recentemente com a popularização dos players digitais existe uma procura grande por boas playlists, isso exige um profissional que seja profundo conhecedor do mercado musical ou de determinado estilo para sugerir as melhores playlists para cada público. Esse profissional também pode vir de outras funções internas dentro dessas empresas.

“Sou Músico e Quero viver de Música” – Se você gosta do contato com o estúdio, instrumentos e todo ambiente de gravações, as possibilidades também são inúmeras! Desde começar seu próprio negócio online oferecendo composição de trilhas para programas e sites (canais do Youtube, porque não?) até o contato com músicos e estúdios profissionais para se tornar um “músico de estúdio” – esses músicos normalmente são excepcionais no seu instrumento e ficam à disposição para gravar arranjos em diversos estilos para gravações de grandes artistas. Se você também gosta de ensinar, dar aulas é sempre uma ótima opção! Você pode inclusive dar aulas online e criar seu próprio método.

“Gosto dos Bastidores” – Já pensou como deve ser legal trabalhar nos bastidores de um grande evento? Talvez um Rock in Rio? Aqui novamente as possibilidades são infinitas, vamos listar aqui algumas funções que você pode desempenhar por de trás dos palcos para fazer tudo acontecer.

Montagem de Palco – essa etapa é muito importante e utiliza diversos profissionais, desde a parte mais pesada de carregar e montar a estrutura, até a organização de cada músico naquele espaço, backline, roadies, iluminação, regulagem da mesa de som, cuidar dos acessos ao backstage, gerenciamento dos artistas e horários no palco, mixagem ao vivo etc. Isso porque estamos falando apenas de algumas funções, pense em cada coisa que deve ser feita para aquele show mágico acontecer para o público. Se você é bom em regulagem de instrumentos por exemplo você pode ser um técnico de bateria, ou de guitarra, as grandes bandas e artistas também contam com técnicos que são responsáveis pelo transporte e manutenção dos instrumentos para que tudo esteja devidamente regulado, afinado e preparado antes de cada apresentação!

Para os que curtem o backstage e relacionamento com público, as funções mais comuns são a própria promoção e organização de eventos, que pode ir desde o relacionamento e recepção dos artistas na cidade/país e preparação de camarim, reservas de hotel, até a administração de “meet and greets” e o controle de ingressos.

 

“Produção” – Produção é uma das palavras mais polivalentes do nosso dicionário e na música não seria diferente, como já vimos sobre a produção de eventos e o que pode ser feito para a realização de um evento, podemos pensar também na produção musical, um campo que atrai hoje dia os próprios músicos, a produção musical pode ser o complemento necessário para um artista conseguir deixar seu trabalho apresentável de forma comercial para a própria divulgação. Muito buscada pelos mais introvertidos e caseiros, a produção musical pode muitas vezes se tornar um ofício e ser realizada 100% home-office, mixando, produzindo e masterizando faixas de diversos artistas e gêneros, essa também pode ser uma ótima possibilidade de renda sem sair de casa.

Como falamos desde o início, as possibilidades são vastas para você fazer parte da indústria musical e do entretenimento, tente ler este artigo novamente com calma para pensar em quais oportunidades você pode ou gostaria de se encaixar, para quem gosta de música é muito gratificante poder trabalhar com artistas, produtores, autores e outros responsáveis por esse mercado tão necessário e importante nas vidas de tantas pessoas!

[hana-code-insert name=’musica-digital’ /]