Imagem de wikihow.com
[Este artigo foi escrito por Tyler Allen e apareceu primeiro no The Sonicbids Blog.]
Eu sempre falo que a sua banda é a sua marca, e isso é verdade. Eu já falei isso em outros posts, e eu vou falar mais uma vez: Música é uma coisa estranha. É uma forma de arte que exige tempo e pensamento, e além de tudo é uma forma de auto-expressão, e isso já é incrivelmente bonito.
Porém, é também o que você faz para ganhar dinheiro e o que ocupa a maior parte do seu tempo e da sua energia. Portanto, seu trabalho artístico lindo e delicado também tem que ser uma marca bem estruturada que seja reconhecida, viva, e constantemente relevante. Eu não acho que isso seja algo ruim necessariamente, mas isso faz com que artistas tenham que desenvolver um olho para o que funciona e o que não vai para frente, e o que é bom ou ruim para suas carreiras pensando de um jeito mais focado em marketing.
Uma logomarca é um grande ponto da sua carreira. Ela dá aos fãs uma respresentação gráfica de quem você é. Sua logo vai estar em seu álbum, produtos de merchandising, site, vídeos – em todos os lugares! Você já deve saber disso, então vamos direto ao ponto – como criar uma logo memorável?
Simplicidade
Imagem de famouslogos.us
Minimalismo não é só uma metodologia clássica do design, ele também garante longevidade durante toda a sua carreira. Por exemplo, a clássica logo dos Beatles. É só um texto preto em um fundo branco (ou um texto branco em um fundo preto), mas a fonte gera um reconhecimento instantâneo, e isso funcionou em todas as fases de suas carreiras.
Vários artistas querem usar muitas cores, grafismos, formas, fotos, e muito mais, mas seja cuidadoso. Simplicidade é sempre clássico e efetivo.
Escolha as cores com cuidado
Imagem de fireflypick.com
Cores evocam emoção, então escolha elas com cuidado. Eu, pessoalmente, prefiro os tons neutros, mas se você quer uma cor mais forte, tenha a certeza de que não está muito chamativo ou que contrasta com a voz da sua banda. Poucas cores diminuem a confusão e poupam dinheiro na hora da impressão.
Seja sutil com o uso de cores! Usar um pouco de cor em alguns pequenos lugares da sua logo (ex: uma palavra, letra ou símbolo) pode gerar um grande impacto. A logo de cima é de um cliente meu que optou por cores mais neutras, mas de um jeito único para a banda.
Versatilidade
Imagem de stereogum.com
Várias grandes logos têm duas partes: uma é a logo completa, e a segunda é um ícone que pode ser utilizado sozinho. Por exemplo, a logo da Nike é o famoso símbolo com “Nike” escrito abaixo dele, mas o símbolo já é reconhecido sozinho. Outro grande exemplo é a boca dos Rolling Stones, que pode ser usada em diversas configurações diferentes. Quando você for desenhar uma logo, crie uma imagem que pode ser usada com texto, mas que também possa ser quebrada em partes sem perder o seu significado.
Tipografia
Imagens de fastcolabs.com
Sua logo vai ser provavelmente composta por texto e alguma imagem sutil. Portanto, seja exigente quanto a tipografia. Você pode usar fontes com serifa para dar um efeito clássico ou sem serifa para um look mais limpo. Acima, há os exemplos das fontes com serifa da Apple e da Pixar, que dão um efeito mais clássico.
Encontre um bom designer
Você pode tentar fazer a sua logo sozinho, ou acessar o Fiverr e obter cinco execuções preguiçosas. Mas no final do dia, eu recomendo que você busque um profissional que possa te ajudar a desenvolver a logo perfeita para o seu trabalho. Quando você tenta criar sozinho, você pode ficar tão preso a pequenos detalhes da sua cabeça, que você perde a chance de explorar outras possibilidades que podem funcionar de um jeito incrível. Ter um par de olhos fresco – especialmente de um profissional – é uma maneira de criar uma logo mais confiável, e com um conceito mais fresco para a sua marca.
—-
Como um estrategista de marketing no mercado da música, Tyler Allen trabalha com diversos artistas, gravadoras e varejistas. Tyler começou sua carreira na Sony Music Entertainment e na RED Distribution, e depois passou um tempo no mercado da publicidade. Ele se dedica a dar a artistas veteranos as ferramentas necessárias para que eles preservem o seu legado e a artistas novos as ferramentas para que eles comecem o seu. Saiba mais em wtylerconsulting.com.