Qual foi a coisa mais da hora que você já fez no palco?

Como promover sua música  e ganhar superfãs criando conteúdo de vídeo

[Esta aula vem de Ben Sword, fundador do Music Marketing Classroom..com trechos de “Superfan Building”, módulo de treinamento sobre como ganhar fãs. Clique aqui para ver tudo, em inglês.]

OK – então ultimamente você vem ouvindo muita gente dizendo que você deveria estar nas redes sociais, “se entrosando” com seus fãs …

…mas a missão desta aula é mostraar justamente o que essa frase significa, os passos práticos de como você pode fazer  isso todo dia, e os benefícios que isso vai te trazer  para a promoção da sua música.

Primeiro de tudo…POR QUE você deveria  se importar com isso?

Essa dúvida também pulsava  na minha cabeça até eu descobrir o “Check Move Theory”, ou teoria do movimento em cheque.

Esse conceito ensina que quanto maior for a interação (ou “movimentos em cheque”) que fãs tomam com o artista, mais próxima será a conexão entre os dois …

…e isso vai levar, no fim, a um apoio maior, seja financeiro ou só ajuda com divulgação mesmo, te dando novos fãs com boca a boca.

Acho que essa ideia é especialmente poderosa para  músicos porque significa que não precisamos ficar martelando nossos fãs com mensagens bregas de vendas e em vez disso podemos só nos preocupar com postar conteúdos super hiperlegais, com que eles QUEREM interagir.

Tudo começa com a CAPTURA

Em outras palavras, compre um smartphone e use muito a tecla de gravar som

…porque muitas vezes você consegue entreter sua turminha só levando a eles um pedacinho do seu mundo e fazendo conteúdos com as coisas com que está trabalhando.

Na lógica de uma banda, cada um dos seus integrantes estaria fazendo registros do seu ponto de vista de uma turnê, por exemplo, e postando isso no Dropbox, e daí o cara que cuida das mídias sociais editaria e usaria da maneira que melhor funciona nas redes sociais.

(É claro que, se você não tem muito orçamento, o “cara das redes sociais” pode simplesmente ser o Zé, o baterista louco que curte brincar com computador).

Mas, para alguns, mesmo isso já pode parecer trabalheira demais, então nesse caso faça um concurso para ter um dos seus fãs barra-pesada na estrada com vocês para capturar tudo de bacana que acontece  no backstage.

Para ver um exemplo incrível, confira a página de Facebook do Ozzy Osbourne.

Ver sua jornada do ponto de vista de um fã vai permitir que ele saiba o que pode ser interessante ou relevante para outros admiradores.

MUITO BEM!…você acaba de criar uma estratégia de mídias sociais e isso não doeu nem um tiquinho… vai aqui um pirulito de recompensa …

images

Então, por Deus, como você cria um “Check Move?”

A missão aqui é tirar todas as pulgas de trás da sua orelha sobre marketing em redes sociais. E faremos isso dando uma série de posts .

1.Por trás das músicas – deixe as pessoas pegarem uma carona no seu lado mais selvagem, na sua história…primeira banda, primeira canção, primeiro violão, primeiro amor, (ok, nem tanto) desafios e empecilhos, momentos mágicos e planos para o futuro.

Para fazer isso, arranje um pedaço de papel e desenhe você mesmo como um bebê do lado esquerdo, e então desenhe você ontem na coluna da direita. E agora encha o espaço no meio com tudo de épico que aconteceu com você nesse meio tempo.

…você não tem que fazer um filme longa-metragem em uma sentada. Pedaços “que caibam na boca” podem inclusive funcionar melhor.

2. Doce lar – faça um vídeo para mostrar sua cidade e até sua casa, se isso não for muito esquisito.

Viaje a marcos da sua carreira tipo o lugar em que você conheceu seus companheiros de banda ou o bar em que você conseguiu dar um salto na plateia sem cair de cara no chão pela primeira vez.  Se você estiver impossibilitado de sair da sua casa, pode fazer isso usando o Google Street View

3. Entrevista todas as pessoas da hora que conheceu no caminho – produtores, empresários, seu baixista doido, outras bandas, famílias, amigos, fãs, o homem do som, seu gerente de turnê e o motorista do ônibus, que você nunca viu dormir.

CUIDADO: Há uma chance de 93% desse vídeo te fazer rir, então, se você está no trabalho, talvez seja melhor deixar para ver depois!

4. No estúdio, enquanto grava – um método incrível de manter os fãs em contato contigo durante esse período em que você geralmente desapareceria.

5. Vídeo diário contando das novidades quando você estiver em turnê – fale sobre onde você estiver tocando, como andam os shows, que membro da banda está te enlouquecendo e faça resenhas dos lugares onde estão ficando.


6. Backstage – bobagens do camarim, as festinhas depois do show…e até aquela coisa gostosa que você levou para comer em casa.

7. Trechos ao vivo dos seus últimos shows – existe uma ferramenta legal chamada “Switch Cam” que vai transformar toda sua turma numa equipe de cinema profissional, para você vir depois e fazer um vídeo depois com todos os pontos de  vista diferentes. É o futuro, bebê!

8. Vídeo do teste de som – você pode pensar que esse processo todo é muito chato (e para ser sincero eu concordaria com você), mas esse tipo de vídeo tem muita audiência, então deve haver gente interessada entre seus fãs.


9. Mostre  seus equipamentos para as pessoas e explique como você tira deles um som ÉPICO.

10. Cenas de você encontrando os fãs ao vivo na barraquinha de produtos que vende depois do show.

11. Espiadinhas de  vocês tocando músicas novinhas na sala de ensaio.

12. Música (do seu) passado – tire a poeira das fitas demo que fez quando era moleque ou com uma banda lá do começo. Eu acho bacana mostrar para as pessoas como você chegou aonde está musicalmente. Não seja tímido com isso!


13. Versões acústicas de músicas populares

14. Faça covers – dê um arranjo interessante a músicas que você ama.

15. Covers feitos por fãs – poste uma aulinha de violão de uma de suas canções mais populares e depois desafia os fãs a fazer O MELHOR COVER.

16. Versão Karaokê – para que o pessoal possa soltar a voz na festa. (Um jeito oculto de fazer as pessoas contarem no boca a boca o que você anda  fazendo)

17. O “Making of” com comentários do diretor do seu vídeo- como os extras de um DVD. Isso seria basicamente colocar as pessoas que  trabalharam por trás das câmeras explicando como foi feito.

18. Cenas que ficaram de fora (e videocassetadas) do seu último show ou do vídeo que gravou ontem.

19. Vá a um brechó – para roupas estranhas e maravilhosas para o palco e documente toda a aventura em vídeo.

20. Faça um diário de canções – peça feedback ou novas ideias. Transforme seu fã-clube numa cabeça pensante  única e gigante!

21. Explique significado e inspiração das músicas – se isso não for pessoal demais para você.

22. Agradeça – faça um vídeo bem pessoal para agradecer os fãs por ter chegado onde chegou. O Jackie Chan fez isso uma vez e conseguiu 50 milhões de likes no Facebook.

Olha só o jeito que  ele aparece no vídeo …UM CLÁSSICO!


23. Faça uma retrospectiva semanal- de qualquer coisa  que você veja na internet e que te faça chorar, rir ou se molhar de emoção. Existe uma ótima ferramenta chamada Feedly que permite a você  juntar todos os seus sites e pessoas prediletas. Valeu, Feedly!

24. Faça um evento “Pode me perguntar qualquer coisa” (ou uma noite em que seus fãs podem cantar) usando Google Hangout.

25. Faça um bate-papo com um superfã

26. Use o Screen R  para mostrar seu processso de gravação e de mixagem .

27. Leve uma câmera com você toda vez que for fazer algo legal na TV ou no rádio.

28. Faça esquetes tipo Jackass gastando pouco – não é para qualquer um, mas pode  render coisas bem engraçadas (e sem nada a ver com música), usando sua hiperatividade e senso de humor.

29. Divida sua alegria quando coisas legais acontecerem – você conseguiu um show animal, uma crítica insana, foi mencionado no Twitter ou tocou muito no rádio…dê um pulinho no vídeo e compartilhe momentos!

Olha só como o ânimo dessa criança é demais…


30. Letras escritas a mão – o vídeo abaixo foi criado por um fã do sensacional Imogen Heap, mas você poderia pegar as letras do seu cancioneiro e fazer parecido. Imagine como seria legal se seu muso fizesse isso.

31. Poste uma série de fotos com uma trilha sonora legal – o cara aqui embaixo tirou uma foto diária de si mesmo por dez anos!

Mas VOCÊ pode fazer uma versão “Dez Anos No Mercado Musical” ou mesmo encher o saco da sua mãe para ela te arranjar umas fotos de você bebê.


32. Toda nota musical boa deve ter um vídeo, mesmo que ela seja muito simples – aqui embaixo você vê algo que fiz sem dinheiro e com poucas horas.

PS: Daqui para frente, mostratei videos do tipo “foi filmado por fã” porque eles fazem o Check Move ir lááá pra cima!

Aqui é o passo que você precisa dar

OK, então agora estamos no fim dessa lição e tenho duas coisas a acrescentar:

A primeira é para você fechar essa página e pensar…

“Hmm…esse Ben Sword não é um filho da mãe legal e sexy? Ele me deu um monte de ideias que eu tenho que usar um dia e eu tenho que pagar uma cerveja pra ele da próxima vez que estiver aqui…[mas aí] ha ha ha olha todos esses gatos fofinhos dançando no YouTube…o que eu estava fazendo mesmo?”

Agora, com exceção da cerveja, você não deveria fazer isso

Então a única coisa que você deveria pensar em fazer é aceitar o seguinte desafio …

Escolha uma coisa da lista e faça ela agora, dê-se uma hora para terminar.

Geralmente a gente leva para fazer um trabalho o tempo que tem. Todo o tempo. Então colocar um prazo curto vai despertar sua eficiência e proatividade.

E se você estiver se sentindo corajoso ao terminar, faça a mesma coisa amanhã… e pelos próximos 30 dias, até ter pego esse hábito pelo resto da sua carreira.

Ser consistente  assim é praticamente garantia de que você  terá público uma hora.

É tipo uma lei da natureza ou alguma coisa assim

É claro que as primeiras coisas que você fizer podem ser um lixo, e isso é OK, na real isso é o que deve acontecer naturalmente…

…mas depois de um tempo, fazer vídeos ótimos vai ser que nem comer uma panqueca com Nutella, brigadeiro e sorvete… FÁCIL!

Em outras palavras… quanto mais rápido você começar a fazer essas coisas, antes seu material vai ser ÉPICO. Mas, se você só fizer uma coisa por ano, vai levar 123 anos antes de fazer algo que viralize.

Então boa sorte. Eu estou torcendo por você. E por favor me procure se você tiver ficado com alguma dúvida.

Por que não deixar um comentário aqui embaixo e se tornar “Minha Nova Pessoa Favorita”?! Que tipo de conteúdo tem feito sucesso com seus fãs ultimamente?

Ben Sword é o fundador do Music Marketing Classroom,e tem como missão ajudar músicos a criar uma carreira  sustentável com uma filosofia de marketing simples, de quatro passos.

Saiba mais em MusicMarketingClassroom.com