Conan-the-Conquerer-1-247x300Por Chris Robley

Quando o assunto é construir sua carreira como músico, as redes sociais são uma equação em que a soma é zero. Seus fãs só tem que curtir uma banda: a sua banda. Não há redes sociais suficientes para todos. Como artista, você tem que ou conquistar as redes sociais por completo ou não deixar nada para trás além de devastação. E é assim que você pode fazer isso.

Algumas coisas importantes para se lembrar, se você quiser se dar bem nas mídias sociais

1. Tudo gira em torno do seu umbigo — Dãã. Eles são seus “seguidores”, afinal. Trate eles como tal. O único remédio diário de redes sociais para os seus fãs deve ser uma dose de 100% de VOCÊ. E deixe bem claro que você prefere que seu monólogo não seja interrompido.

2. Seja uma marca, não uma banda — Não deixe seus fãs esquecerem por que começaram a te seguir: seus patrocínios coorporativos, suas fontes límpidas do site, sua novíssima linha de camisetas. Não chame atenção à sua arte ou à sua humanidade… isso é só fraqueza. Incorpore a marca e a marca vai te incorporar, te fazendo um todo-poderosoo. Para ter ainda mais impacto, use termos como “direto aos fãs” e “diferenciado e com valor agregado” sempre que postar nas redes sociais.

3. Nunca fale sobre política, religião ou sua vida pessoal — É claro que essas coisas são importantes pra você. Elas podem até ser centrais para sua música e sua identidade. Mas você corre o risco de ofender as pessoas se for sincero. Então não seja sincero. Não ouse. Seja educado a todo custo, ou ainda melhor: seja falso. Mas vamos fingir que você, POR ACASO se envolva num desentendimento. Bom, o único jeito certo de agir é humilhar a pessoa com quem está batendo boca. Faça deles um exemplo. Não tenha piedade.

4. Esteja em todos os lugares — Divindades conseguem fazer isso, então por que você não faria? A onipresença não é só possível nas redes sociais, mas também é necessária se você quer levar a frente seu plano de dominação completa. Se você acha que está gastando tempo demais com redes sociais em vez de trabalhar na sua música, engole o choro, tá bom? Estamos falando do futuro da sua banda aqui. Você pode dar conta de Facebook, Twitter, Instagram, MySpace, YouTube, LinkedIn, G+, Flickr, Pinterest e Vine, e eu tenho certeza que um dos seus minions vai adorar te ajudar com as outras redes sociais.

5. Venda, Venda, Venda — Quanto mais música vender, mais dinheiro vai ganhar. Quanto mais dinheiro você ganhar, mais músicas poderá criar. Quanto mais músicas criar, mais fãs conseguirá ter; e você só precisa ganhar eles todos e esse tantão de dinheiro. Esses são dados científicos, é claro. Então pode considerar que também seja senso-comum. Infelizmente, não é. É essencial que você lembre seus seguidores que eles precisam fazer sua parte nas mídias sociais e COMPRAR alguma coisa, uma coisa extra e mais outra coisinha ainda. Eles precisam comprar tudo. O tempo todo. Se anunciar seus produtos o tempo todo não basta, a culpa costuma funcionar. Culpe-os e, se isso não funcionar, implore.

——

Espero que esses conselhos de como conquistar as mídias sociais tenham ajudado. Algumas das dicas foram inspiradas numa  discussão  que presenciei na BEA deste ano. Então confira os conselhos do link também. Você estará fazendo tudo errado rapidinho.

[hana-code-insert name=’Twitter Guide’ /]