Se Prepare para os Lançamentos de Fim de Ano!

A temporada de festas de fim de ano está chegando! Se tiver música para lançar, não espere!

Se você está planejando lançar uma faixa festiva, um álbum inteiro ou apenas algumas boas e velhas vibrações do Natal, este é o momento perfeito para compartilhar sua música com o mundo. Mas espere aí, amigo, antes de se envolver demais com enfeites e luzes cintilantes, há algumas coisas que você precisa saber para garantir que o lançamento de sua música natalina ocorra sem problemas.

O relógio não para e temos alguns prazos urgentes para discutir! 

Inscreva-se com antecedência para vencer a concorrência! 

Se você quiser que sua música brilhe tanto quanto as luzes de natal, SEMPRE recomendamos que você faça a inscrição do seu lançamento pelo menos três (ou mais!) semanas antes da data de lançamento. 

Durante os feriados de fim de ano, as coisas ficam ainda mais loucas! Nossos parceiros digitais são inundados com uma enxurrada de atualizações de conteúdo e podem precisar de uma pequena ajuda sua para garantir que seu lançamento ocorra sem problemas. 

Se Prepare para os Lançamentos de Fim de Ano!

Algumas datas importantes que você precisa saber

Se a data de lançamento for entre o final de novembro e o início de janeiro, você deve inscrever seu conteúdo na CD Baby com pelo menos três semanas de antecedência. Se você puder lançar com 4 a 6 semanas antecedência, melhor ainda. Observação importante: se sua data de lançamento for entre 22 e 28 de dezembro, não espere! suba seu lançamento com pelo menos 4 semanas de antecedência!

*Lembre-se de que a data de lançamento não precisa ser uma sexta-feira; esse é apenas um exemplo. Planeje de acordo!

Entenda a diferença entre covers e faixas de domínio público

Talvez você esteja planejando lançar algumas músicas clássicas de fim de ano, mas é fundamental saber a diferença entre uma música cover e músicas de domínio público. O Papai Noel não é o único que precisa verificar sua lista duas vezes!

O que é um cover? Uma música cover é a gravação de uma música que não foi escrita por você e que foi lançada anteriormente com o consentimento do proprietário dos direitos autorais (o compositor/editor). Ao gravar uma música cover e planejar ganhar dinheiro com ela, você deve adquirir uma licença mecânica. Essa licença paga à editora da música original. Portanto, se estiver pensando em fazer um cover de um clássico natalino, certifique-se de obter as licenças necessárias. Você não quer acabar com problemas legais por violação de direitos autorais!

O que é domínio público? Se a música e a letra de uma canção foram publicadas antes de 1º de janeiro de 1928, ela é considerada de domínio público nos EUA. Isso significa que você pode gravá-la e lançá-la sem precisar de uma licença. É como ter um passe de acesso total à história de música natalina! No entanto, lembre-se de que somente a versão exata que está em domínio público pode ser usada livremente. Outros arranjos e adaptações ainda podem estar protegidos por direitos autorais, portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa.

Visite pdinfo.com para saber mais sobre obras em domínio público e ver uma lista de músicas que se qualificam

À medida que o fim do ano se aproxima é sua hora de brilhar com suas melodias festivas. Lembre-se de agir rápido, garantir as licenças necessárias e divulgar sua música para tornar a temporada de festas realmente especial.

Boas festas de fim de ano e que o mundo se divirta com suas músicas!