Como Lançar Seu Cover Respeitando os Direitos Autorais

Pra você que quer lançar covers mas não sabe como fazer todo o processo de maneira profissional e correta, lance seu cover respeitando os direitos dos autores!

Como Lançar Seu Cover Respeitando os Direitos Autorais

Para utilizar uma obra, uma criação intelectual de terceiros, você precisa de uma autorização.

Se você está pensando em lançar uma música cover, são grandes as chances de você ter em mente pelo menos uma dessas duas plataformas: Spotify e Youtube.

Portanto, vamos entender um pouco como funciona o mercado em relação ao lançamento de covers e como proceder da melhor maneira para ter tudo perfeito para seu lançamento, sempre respeitando os direitos autorais.

Talvez você esteja se perguntando: “Mas pra que lançar um cover?”.

Bem, a resposta é bem simples, independente do seu gênero musical como artista, um cover bem feito de uma música famosa pode atrair muitas visualizações para seu canal.

Tendo muitos acessos, as pessoas passarão a conhecer seu trabalho autoral, ou seja, um cover pode mudar a carreira de um artista!

Já que falamos em “autoral”, fica fácil inferir que tudo que você cria é seu, certo?

Pois é, mas as vezes as pessoas ignoram essa regrinha simples e “esquecem” que para usar algo de alguém é preciso pedir primeiro!

Com a música não seria diferente, para utilizar uma obra, uma criação intelectual de terceiros, você precisa de uma autorização.

Vamos entender melhor como isso funciona na prática…

Embora existam algumas facilidades para obtenção de licenças em outros países, no Brasil recomendamos que você sempre busque pedir uma autorização de todos os autores da obra em questão e que registre o “OK” dado por todas as partes, isso pode lhe poupar de futuros problemas, inclusive de ordem jurídica.

Spotify/Players de Streaming

Como explicamos acima, o ideal é sempre obter uma autorização para utilizar uma obra de terceiros, caso contrário, sua música pode ser derrubada de qualquer plataforma de streaming.

No caso do seu cover ganhar destaque por exemplo, as editoras e autores acabam verificando e derrubando gravações não autorizadas de suas obras.
Para obter uma autorização, é preciso entrar em contato com os autores ou com a editora responsável pela administração da obra por e-mail e tudo será devidamente acertado.

Além disso, os principais players já realizam esse “ajuste” direcionando o pagamento às editoras responsáveis e seus autores, ou seja, os reais beneficiários da obra utilizada, portanto não é necessário adquirir uma licença específica para streaming.

Covers no YouTube

A recomendação de sempre obter uma autorização dos autores/editoras se mantém.

Caso seu conteúdo ganhe visibilidade sem ter a devida autorização, são grandes as chances de os autores solicitarem a retirada do conteúdo da plataforma.

A retirada/derrubada de vídeos do Youtube é um procedimento comum por parte das editoras musicais para proteger os direitos de seus autores.

Ainda assim, o Youtube é um universo um pouco diferente dos demais, imagine que apesar de toda tecnologia adotada pela plataforma visando proteger direitos autorais, é humanamente impossível realizar uma fiscalização 100% eficiente de todo conteúdo recebido diariamente pela plataforma.

Chegou-se então a um consenso em relação aos covers, há um acordo do Youtube com as editoras de modo que a própria plataforma ao identificar que se trata de um cover, já dá ao usuário na hora do upload, uma opção para compartilhar as receitas com os detentores dos direitos da obra.

Lembrando que o Youtube divide sua remuneração em:

“Conteúdo Musical” (aquele que possui ao menos uma música tocando em 90% da duração do vídeo) e “Entretenimento Geral” (aquele que não atinge 90% da sua duração com conteúdo musical), essa divisão gera remunerações diferentes pela plataforma dependendo da classificação do conteúdo.

E para tocar covers em um show?

Novamente uma autorização é necessária, bem como o pagamento ao ECAD por parte da organização do evento.

Todo artista deve sempre se informar sobre os procedimentos do evento, e garantir que tudo esteja feito antes da realização do show.

O pagamento e a informação ao ECAD precisam ser realizados sempre ANTES DO EVENTO, assim como a autorização para utilizar as obras.

Como saber a quem devo pedir autorização?

O processo de localizar os autores e editoras pode ser um pouco trabalhoso e para evitar que isso reduza seu ânimo, vamos deixar algumas opções para descobrir maiores informações sobre as obras escolhidas:

A UBC é uma das sociedades associadas ao ECAD e disponibiliza em seu site a ferramenta de consulta de cadastros de obras, basta buscar pelo título da obra + autor ou intérprete e será possível ver o autor e as editoras envolvidas.

Muitas vezes basta conferir os dados na descrição abaixo do vídeo oficial da música no próprio Youtube, obras lançadas por grandes artistas costumam ter todas as informações de gravadora, autores e editoras em sua descrição junto com demais créditos.

Considerações finais

Agora que você já sabe como lançar seu cover sem ter problemas com direitos autorais, agora está na hora de ganhar dinheiro com seu trabalho! A CD Baby oferece vários serviços para te ajudar:

  • Cosynd — O jeito mais fácil de registrar seus direitos autorais no Estados Unidos
  • CD Baby Pro — Gerenciamento global dos seus direitos editoriais musicais, e recolhimento dos seus royalties.

Para maiores informações confira nossos artigos sobre singles e lançamento de covers.

 

Distribua sua música para o mundo todo!


 

YouTube Guide

 

2 Comentários

    • by Paula on maio 28, 2020  08:10 Responder

      Que bom que gostou! Obrigada por conferir nosso blog! :)

Comente

Seus email não será publicado.