shutterstock_54708205-300x200[Este post foi escrido pelo colaborador James Wasem, do Gigee.me]

Tem poucas pessoas que eu conheço que dizem não ficar nervosas antes de entrar no palco. E eu acho que a maioria delas está mentindo!

O palco é um ótimo lugar para se estar,  mas pode ser bem difícil competir com todas as coisas que acontecem ao mesmo tempo no ambiente da apresentação. Há a multidão, é claro, mas também há outros fatores que influenciam, tipo luz, som, outros artistas que vão se apresentar e uma gama de outras variantes que causam um impacto no jeito que você vive essa experiência. Quando essas coisas todas trabalham juntas, é uma ótima experiência. Mas, como sabemos, há várias vezes em que uma dessas variantes simplesmente não dá certo e isso pode estragar completamente a ‘vibe’ do seu show.

Ou talvez você tenha mesmo pavor de palco. Você quer muito se apresentar, mas é muito custoso juntar a coragem para subir ao palco com a frequência que você e seus fãs querem.

E há também o desafio de achar uma casa de shows que e um palco que façam bem à sua música, combinem com sua personalidade e entreguem para sua plateia a experiência que eles esperam.

Faça Você Mesmo
Talvez você seja novo no mundo musical, talvez você já tenha gravado muita coisa mas não tenha se apresentado muito ou talvez você não consiga se livrar do medo de se apresentar num lugar novo para caras novas. Atée para alguns artistas experientes,  tocar uma música pela primeira vez em frente a uma plateia também gela a barriga!

E o que você diria de tocar ao vivo em um ambiente em que você é o chefe, tem controle sobre tudo? Você monta o palco do jeito que quiser. Faz a iluminação da sala do jeito que gosta. Você monta o ambiente como convier. E você diz para a plateia que eles podem se sentar onde quiserem.

Sei que tudo isso parece meio distante, ou até impossível. Mas não é! Você pode tocar num lugar em que escolha,  num ambiente que criou e seus fãs podem se sentar onde quiserem. Como?

Você toca ao vivo – online.
Montar seu próprio palco e formatar sua casa de show é uma experiência e tanto – e é especificamente libertador e dá poder para quem se considera um dos introvertidos do mundo (ou controladores!). Montar e passar por “streaming” um show ao vivo é um ótimo jeito de tocar ao vivo sem acabar num lugar desconfortável ou cujas condições você não pode antecipar.

Para ser honesto, eu ainda sinto umas agulhadas de ansiedade quando aperto o botão “transmitir ao vivo” para começar o show online. Mas é mais um ânimo bom do que um medo ruim. E eu amo que fãs possam sintonizar de qualquer lugar do mundo para ver minha apresentação. (Se você tem fãs tímidos, pode dar a eles a oportunidade de estar na sua apresentação ao vivo sem nem precisar sair de casa!)

Deixarei a psicologia do medo de palco, da ansiedade e da interação social para os psicólogos. Mas, se você quer “sair pelo mundo” e tocar ao vivo sem os lados negativos das casas de show, então leve em consideração fazer “streaming” de shows ao vivo e de concertos que serão uma experiência única para você e para seu público.

Mas e a tecnologia?
Se você está preocupado com a tecnologia, bem, não é tão assustador ou complicado quanto possa parecer. Você pode fazer um bom show com uma webcam e um bom microfone. Há coisinhas simples que podem te ajudar e a outros artistas: é só iluminar a sala da maneira correta, escolher um bom plano de fundo e reservar tempo para fazer um bom teste de som. É tudo coisa bem simples, de verdade, e há ótimos recursos por aí para te ajudar nesse processo.

Como diretor técnico do Gigee.me, vi eventos onlines ótimos produzidos com tranquilidade e equipamentos básicos. Usamos tudo de webcams a microfones de USB passando por câmeras de vídeo HD, consoles de mixagem e switchers de vídeo. Além de uma boa conexão de internet, você só tem de iluminar seu espaço da maneira certa e capturar bem o áudio.

Se você quiser fazer um evento maior, com mais valor agregado e várias câmeras, isso também funciona muito bem! É só procurar uma equipe de produção e de tecnologia e eles podem te ajudar.Nossos times de apoio têm até sugestões para sanar todas as dúvidas que você tiver na hora de montar seu próximo show online.

Vá lá e faça
Você tem várias opções diferentes hoje para fazer o “streaming” do seu evento ao vivo para fãs.  Escolha a que funcionar melhor para você, para seus fãs e para o tipo de evento que você quer sediar. Consiga o apoio tecnológico de que precisa e descubra como fazer seus eventos com o material que provavelmente já tem. E seja pago também! Seus fãs pagam ingressos para ver o show online, e você merece sua parte justa.

Eu tenho várias dicas e conselhos de como montar um bom evento e atrair mais fãs online, mas minha primeira sugestão é: vá lá e faça.  O mundo está esperando.

James Wasem é engenheiro de áudio, de vídeo e baterista, bem como um dos fundadores e diretor técnico do Gigee.me. Gigee é uma plataforma online onde artistas podem transmitir seus shows ao vivo, e ficar com 80% do valor dos ingressos vendidos. Saiba mais em  www.Gigee.ME

[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]