shutterstock_68316415By Guest Blogger

Indo contra o senso-comum (e à ação-comum), aumentar o volume do seu amplificador não vai te fazer se ouvir melhor

É claro que você se ouvirá MAIS. Mas melhor? É improvável.

É, eu sei, seu sei, eu sei!  O som da sua guitarra é tããããão bom e o novo pedal de distorção é muito suculento.

Mas, a não ser que você esteja tocando Shoegaze aquele rockão distorcido do Ride, esse paredão de som de guitarra não ajudará a nenhum dos membros da sua banda.

Tocar com uma banda é trabalho de equipe e seus fãs querem ouvir a composição toda, não só as partes com rock. Então vamos dar uma olhada em duas coisas que você pode fazer para imediatamente se ouvir melhor no palco.

Onde colocar o amplificador

O lugar onde está o amplificador é essencial na hora de ouvi-lo. Isso faz todo sentido, mas também importa onde os outros amplificadores estão.

Seu amplificador – Coloque seu amplificador apontado para suas orelhas. Se ele está no chão, mirando nas suas pernas, não está ajudando suas orelhas. A não ser que suas orelhas estejam no seu joelho, tipo um X-man com um poder trocado e meio inútil. Pedestais para amplificadores são bem caros, mas funcionam bem. Usar uma cadeira qualquer da casa de show às vezes funciona tão bem quanto.

Outros amplificadores – Se eu ouço o outro guitarrista demais, minha própria guitarra vai ser prejudicada. Você tem de estar seguro tocando seu som sem que outro músico te abafe. Trabalhe junto com os outros membros da banda para colocar os amplificadores estrategicamente, para que cada um se ouça muito bem, enquanto ainda é capaz de ouvir uma boa mistura de todos os outros instrumentos.

Onde colocar os monitores

As dicas de onde colocar os amplificadores são as primeiras que você deve seguir para conseguir um bom som de palco, com todos se sentindo confortáveis. Alguns shows nem têm monitores, então essa é a única coisa que poderá fazer nesses casos. Entretanto, quando você está lidando com monitores, as mesmas regras valem.

Onde colocar – De novo, seus pés não têm orelhas, então coloque os monitores a uma distância em que possa ouvir bem.

Não sobrecarregue os monitores – Eu sou completamente a favor de deixar o baixista brilhar, mas em shows menores ele não deveria dominar os monitores. O baixo vai sobrepujar qualquer outra coisa com que seja colocado nos monitores, e todos penarão mais para se ouvir. Deixe o baixista confortável com o local de colocação do amplificadores, mas  não no nível de um monitor.

Comece por fazer os cantores se sentirem confortáveis com o som, depois coloque qualquer outra coisa de que precisar. Mas não coloque nos monitores coisas que conseguiria resolver com a correta colocação dos amplificadores. Faça desse jeito e consiga um som de palco mais nítido. E, como bônus extra, você vai ainda impressionar o engenheiro de som que ficará menos estressado, porque você não sobrecarregou os monitores antes mesmo de começar a tocar.

Em suma…

… ficar confortável no palco é uma das coisas mais importantes para se ter um bom show, então espero que essas dicas te ajudem a brilhar no próximo.

Biografia do autor: Björgvin Benediktsson é músico, engenheiro de som e empresário. Ele é co-fundador da Crowd Audio, uma startup que liga músicos que precisam de serviços profissionais de produção musical com engenheiros de áudio do mundo todo. Confira em www.crowdaudio.com e registre-se no blog deles para mais dicas de como ser um músico melhor. Ele também toca a www.audio-issues.com que dá dicas de produção de áudio para músicos e engenheiros.

[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]