Ganhando dinheiro com sua música no YouTube: O que você precisa saber!

Por Chris Robley
article3[Clique AQUI para mais detalhes do programa GRÁTIS de sincronia de licenciamento do CD Baby e comece a ganhar dinheiro com seu YouTube hoje.]

Com o programa de sincronização de licenças do CD Baby, você poderá ser pago pelo uso da sua música no YouTube– e não apenas nos seus próprios vídeos; mais de 60 horas de conteúdo de vídeo são postadas no YouTube a cada minuto. É muita gente que precisa de trilha sonora para musicar os vídeos fofinhos de gatos e os slideshows de casamentos que eles estão postando. Nossa parceira com uma empresa de licenciamento musical, a Rumblefish, fará sua música estar disponível para essas novas oportunidades de renda no YouTube. Temos duas opções de sincronia de licenciamento no CD Baby (All Media (toda mídia) e MicroSync), ambos dos quais te dão a possibilidade de participar da ação.

Já que lidar com várias empresas ao mesmo tempo pode causar certa confusão (por exemplo: a parceria do CD Baby com o Rumblefish para coletar o dinheiro doYouTube em seu nome) nós pensamos em preparar este guiazinho para você. Ele serve para você entender como esse negócio funciona, para sem querer (e temporariamente) você matar sua chance de receber o dinheiro que lhe é devido.

Sistema de ID de conteúdo do YouTube

Uma vez que você escolheu que tipo de sincronia de licenciamento é a melhor para o seu som (e assinado o termo para participar, é claro), seu som será entregue ao sistema de ID do YouTube. Isso significa que o YouTube vai escanear suas  faixas com o maquinário mágico e tecnológico dele e registrar sua exata “impressão digital” sonora de cada uma das suas faixas que estiver nos registros deles.

Deste momento em diante, a qualquer momento que uma pessoa no universo do YouTube fizer o upload de um vídeo que use uma canção sua, você ganhará dinheiro em cima do lucro com anúncios gerados com aquele vídeo.

Quanto mais vídeos no YouTube usarem sua música, mais dinheiro você pode ganhar.

Uma vez que o YouTube “pegou as digitais” da sua música no processo de ID de conteúdo, todo vídeo que utilizar sua música gerará renda para você. Isso inclui vídeos que VOCÊ subiu. Se você entrar na sua conta de YouTube e vir um sinal de “direitos registrados” ou “marca registrada” como este aqui embaixo, não se preocupe!

Untitled

Ninguém está clamando a autoria da sua música .Isso só significa que o sistema de ID identificou sua canção e está pronto para contabilizar a renda dela.

O que eu faço se o YouTube me mostrar sinais de “direitos registrados” em vídeos que eu subi e que têm músicas minhas? 

Nada. Esse é seu indicador de que a música está pronta  para fazer dinheiro no YouTube. NÃO O CONTESTE! Sempre que seu vídeo (ou o vídeo de outra pessoa que usa sua música) for tocado, você ganhará dinheiro em cima do anúncio da página.

Untitled1

Em outras palavras, o aviso que você recebeu é só um sinal do sistema de ID de conteúdo do  YouTube’;  não há violação a nenhuma regra. Eles identificaram a música usada no seu vídeo como do domínio do catálogo da Rumblefish (parceiro do CD Baby em licenciamento de música), o que permite ao YouTube ganhar dinheiro com esse vídeo, colocando anúncios ao redor dele.

Nós não bloqueamos vídeos que são identificados, porque queremos que o artista ou o detentor dos direitos autorais da música ganhem  royalties como resultado da inserção de anúncios.

O YouTube opera um serviço gratuito para centenas de milhões de pessoas. O ID é como eles continuam oferecendo este serviço de graça.

Mas eu sou o dono da canção. Por que o YouTube não sabe disso? 

Há tantos casos em que o artista pode não ser o dono da música (por exemplo: eles assinaram um contrato com a gravadora, que é dona dos originais). O YouTube não sabe de todos os detalhes; só sabem que a Rumblefish (que fez uma parceria com o CD Baby para esse programa sincronizado de licenciamento) está administrando a monetarização.  Eles vão coletar o dinheiro que lhe é devido e essa grana será paga através da sua conta do CD Baby. NENHUMA das suas propriedades musicais está sendo transferida para a Rumblefish.

Já sou parceiro do YouTube e tenho lucro com anúncios nos vídeos do meu canal, os direitos de conteúdo exclusivo do sistema de ID vão afetar a minha renda com meus vídeos?

Isso não vai interferir na monetarização dos seus vídeos que NÃO CONTENHAM músicas que façam parte do programa de sincronização do CD Baby Sync. Mas é possível que possa interferir com seus vídeos que contenham músicas incluídas no programa de licenciamento do CD Baby. Se isso acontecer, é só mandar um e-mail para cdbaby@cdbaby.com e nós te daremos instruções de como rapidamente resolver este problema.

Esperamos que essas explicações do processo de ID do Conteúdo do YouTube tenha sido útil. Como sempre, se você tiver dúvidas ou comentários, é só deixá-los no campo abaixo.

-Chris R., do CD Baby

[hana-code-insert name='YouTube Guide' /]