Como ganhar dinheiro através do Youtube

Por Chris Robley, colaborador do CD Baby

Como-ganhar-dinheiro-através-do Youtube
De acordo com Brian Botkiller, o Youtube tornou-se “a jukebox do mundo”. Sendo a ferramenta online mais popular na descoberta de novas músicas.
São mais de seis bilhões de horas de vídeo transmitidas todos os meses para mais de um bilhão de usuários únicos – e a grande maioria está procurando por música. Toda essa atividade musical está gerando dinheiro para os músicos independentes.
A sua música já está no Youtube? Se sim, ótimo!

Mas você está sendo pago por essas músicas no Youtube? Se não, você deveria, e o CD Baby está aqui para lhe ajudar

Nós já pagamos perto de meio milhão de dólares para artistas pelo uso de suas músicas em vídeos no Youtube. Muitos músicos independentes não sabem nem que é possível “monetizar” através dele, e isso é compreensível.

O Youtube não permite que você, como artista, monetize as suas músicas por você mesmo. Com certeza, você pode monetizar os vídeos no seu canal do Youtube, mas não as suas músicas – e isso é uma distinção importante (mais sobre isso daqui a pouco).

Que tipo de dinheiro o Youtube está pagando aos músicos?
A resposta é simples: receita publicitária. Youtube é uma empresa do Google, afinal de contas.

como-musicos-ganham-dinheiro-youtube
Você sabe – publicidade de banner, publicidade em vídeo, publicidade em vídeo que pode ser passado depois de 5 segundos. O Youtube veste suas roupas de mágico do Google e insere a publicidade no que pensa ser mais atrativo ao usuário, baseado nas suas buscas anteriores, hábitos de navegação na web, localização, e vários outros fatores arrepiantes que é melhor você não pensar sobre isso. O Google SABE.

Enfim, companhias pagam o Youtube por essa publicidade direcionada — às vezes, pagando por impressão, por clique ou por visualização (publicidade de vídeo) — e o Youtube divide essa receita com o criador do conteúdo (a pessoa que fez upload do vídeo em que está sendo veiculado o anúncio).
Resumindo, o modo em que o músico ganha dinheiro do Youtube é permitindo que anúncios apareçam nos vídeos que contam com suas músicas.
As diferenças entre monetizar vídeos e músicas no Youtube.

Ok. Muito do que falei até agora é razoavelmente senso comum, pelo menos entre músicos que entendem mais sobre Youtube. Mas tem algo que muitos músicos não sabem: você pode monetizar QUALQUER vídeo no Youtube que use sua música, não só os vídeos em seu canal – e o CD Baby ajuda você.
Quando alguém usa uma de suas músicas em um vídeo maluco de gatinhos, o Youtube pode identificar e colocar uma publicidade no vídeo, direcionando uma parte da receita de publicidade para você. É isso mesmo: quando outra pessoa utiliza uma música sua no vídeo dele, essa pessoa abre mão de recolher receita de publicidade por esse vídeo – e é pago diretamente para você.

Quem mais estaria usando minha música no YouTube além de mim?
Muitas pessoas – e quanto mais pessoas usarem suas músicas em vídeos no YouTube, mais dinheiro você vai ganhar. Aqui estão algumas maneiras que sua música pode ser usada em vídeos de outras pessoas:
– Vídeos de fãs (o que você pode encorajar através de concursos e outras maneiras)
– Vídeos malucos de gatinhos (ou qualquer filme familiar ou caseiro que se queira adicionar trilha sonora)
– Apresentações corporativas e vídeos de como-fazer algo
– Comerciais
– Vídeos de música (em que alguém faz upload da sua música com uma imagem do CD, foto da banda, etc.)

Seja pago pelo uso de suas músicas no YouTube
A missão do CD Baby é ajudar artistas a ganhar. Enquanto o ramo da musica muda para alcançar as mudanças tecnológicas, nós queremos nos certificar que músicos independente não estão sendo deixados de fora. Por isso que criamos uma solução simples para termos certeza que você está sendo pago por suas música no YouTube.
E por que queremos que você esteja por dentro desta possibilidade de ganhar dinheiro, não existe custo adicional para se inscrever no nosso programa de monetização no YouTube (além do custo inicial de para seu álbum ou single).

Com ajuda dos nossos parceiros de sincronização e licenciamento, o Rumblefish, nós fazemos com que o Youtube tenha uma impressão digital sonora de todas as suas músicas à venda no CD Baby e usando o sistema de identificação do Youtube para achar qualquer vídeo em que apareça sua música. O Youtube inserirá anúncios nestes vídeos e nós garantiremos que você seja pago pela publicidade gerada. Nós já pagamos quase meio milhão de dólares para músicos independentes pelo uso de suas músicas no serviço. Nós estamos projetando que até o fim de 2013 esse numero terá ultrapassado a marca de um milhão de dólares. Você está recebendo sua parte? Seja pago a partir de de hoje.

[hana-code-insert name='YouTube Guide' /]