Receitas de streaming. Recebimento de royalties. Vendas de CD. Já conversamos muito sobre todas essas fontes de receita. Mas hoje estamos falando de uma fonte menos conhecida de receita musical: a renda passiva.
O que é renda passiva?
A renda passiva nesse caso da música é a receita gerada após a conclusão do trabalho. Você investiu no trabalho antecipadamente e agora seu produto acabado está pronto para trabalhar para você.
No caso da música, uma receita passiva é gerada APÓS você lançar uma música, enviar um vídeo ou lançar uma nova linha de produtos. E através dessa ótica, você pode considerar essa receita como receita passiva.
Mas também pode significar que você está ganhando uma receita incremental enquanto você compartilha seu conteúdo de música ou vídeo por meio de links afiliados. Em outros casos, é como ganhar uma receita de assinatura ANTES de criar qualquer coisa nova!
Abordaremos essas fontes de renda passiva abaixo. Mas primeiro…
Como posso me beneficiar da receita passiva de música?
Como dissemos acima, a renda passiva através da música é o dinheiro que entra depois que você termina o duro trabalho de criar sua música. Estamos falando de meses, anos, até décadas. Você nunca sabe mas alguém pode se interessar por algo que você terminou há muito tempo.
Se você conseguir se dar muito bem com essa renda passiva, ótimo! Mas ainda que a receita seja apenas um pouco aqui, um pouco ali, é um dinheiro quase sem esforço que você pode usar para ajudar sua música a ir ainda mais longe!
Quais são as fontes de renda passiva para músicos?
A receita de música passiva se enquadra em uma variedade de categorias como veremos a seguir:
Programas de afiliados
Esta é uma das maiores fontes de receita passiva e provavelmente a mais confusa para os artistas independentes. Então, o que é um programa de afiliados?
Um programa de afiliados (ou marketing de afiliados / modelos de afiliados) é uma forma de publicidade que se dimensiona de acordo com o desempenho. Resumindo, um varejista online como a Amazon paga uma pequena comissão a outra parte pelo tráfego da web e pelas vendas diretamente relacionadas às indicações. Em outras palavras, você publica um link para um produto ou serviço. Se alguém clica no link e faz uma compra, VOCÊ ganha uma porcentagem dessa transação.
Muitos aspirantes a criadores de conteúdo usam o marketing de afiliados para obter receita. Você já assistiu a um vídeo no YouTube e o criador menciona que os espectadores podem comprar o produto com links na descrição do vídeo? Isso é marketing de afiliados!
Então, como os músicos usam o marketing de afiliados? Praticamente igual a qualquer outra pessoa, só que adaptado à sua carreira musical!
Aqui estão alguns dos programas de afiliados que os músicos devem considerar.
Como ganhar uma renda passiva por meio do Programa de Associados da Amazon
Este é um grande problema, já que a Amazon é a maior varejista online do mundo. Esse é também o programa de afiliados mais acessível.
Por meio do Programa de Associados da Amazon, você usa ferramentas de criação de links para direcionar seu público a determinados produtos que você usa ou recomenda. Em seguida, você ganha comissão de compras por meio desses links.
Tem uma guitarra, VST ou fone de ouvido favorito? E quanto ao software ou interface de áudio que você usa para todas as gravações do seu home estudio? Você pode recomendá-los por meio do Programa de Associados da Amazon e ganhar dinheiro sempre que alguém comprar esses produtos usando os seus links!
O programa de afiliados da Amazon é especialmente poderoso para músicos porque você também pode ganhar comissão de um link para suas próprias músicas na Amazon Music.
Isso é feito por meio de um sistema chamado Bounties. Essas são as comissões fixas que você ganha quando seus fãs se inscrevem para uma avaliação gratuita ou assinatura do Amazon Music *. Basicamente, você está ganhando dinheiro ao compartilhar sua música com o público!
Existem duas maneiras de ganhar Bounties na Amazon Music:
1.) Links diretos de música: permitem que você selecione sua música no Amazon Music e crie uma imagem que pode ser adicionada ao seu site. Quando um fã clica em “play”, ele recebe uma versão gratuita do Amazon Music. Se eles se inscreverem, você ganha uma recompensa.
Para configurar um Music Deeplink, escolha uma faixa, álbum, estação ou lista de reprodução do catálogo Amazon Music. Clique no ícone com um círculo e três pontos e selecione “Compartilhar lista de reprodução”.
Clique em “Copiar link” e, em seguida, adicione sua ID da loja ao final do link que você acabou de criar.
2.) Widgets incorporados: permitem incorporar sua faixa, álbum ou lista de reprodução ao conteúdo que você postar. Os ouvintes recebem uma versão gratuita do Amazon Music e você ganha uma recompensa se eles aceitarem.
Para criar um widget, clique no ícone com um círculo e três pontos e selecione “Compartilhar lista de reprodução”. Em vez de copiar o link, clique no botão “Incorporar”. Certifique-se de adicionar seu ID da loja no final do link incorporado.
Como ganhar uma renda passiva por meio da Apple Music
O programa de Afiliados da Apple Music funciona em um sistema de recompensas como o acordo da Amazon Music, em que você ganha uma comissão única quando uma referência sua resulta em uma conversão para o primeiro mês pago da Apple Music.
Essas referências são feitas por meio de links para o Apple Music que você pode criar por meio da Apple Music Toolbox. Em seguida, você coloca esses links em seus vários perfis online. Você pode criar um link para o Apple Music para gerar assinaturas ou para o iTunes para obter uma comissão sobre as vendas de download.
Você pode até ficar mais sofisticado e colocar um código QR para que os fãs leiam. Esse código QR os levará para o Apple Music em vez de clicar em um link. Basta adicionar o seu código de afiliado para obter essa recompensa!
Ativo no Twitter? Você também pode incorporar uma faixa de visualização de 30 segundos em um tweet junto com seu código de afiliado. Dessa forma, você recebe comissão de todas as assinaturas resultantes desses cliques.
Como ganhar uma renda passiva por meio do programa de afiliados do Deezer
Como os outros dois DSPs acima, os participantes do programa de afiliados da Deezer (chamados de Concessionários) ganham dinheiro quando as pessoas assinam o serviço por meio de links especialmente marcados.
Este programa se aplica apenas a assinaturas do serviço HiFi do Deezer para streaming em FLAC.
A Deezer adoça ainda mais o negócio, oferecendo aos participantes afiliados uma conta Deezer HiFi gratuita.
Receita de assinatura de fãs
A receita baseada em assinatura é a receita gerada diretamente por pessoas que seguem sua arte e contribuem de maneira confiável e regular. Os criadores de conteúdo usam os serviços de assinatura como uma fonte sustentável de renda estável gerada pelo trabalho que criam.
Pense nisso como um fã-clube pago ou uma assinatura mensal … para sua carreira musical!
Esses modelos também tendem a promover uma relação mais próxima entre os criadores de conteúdo e seu público, porque os fãs dos artistas estão pagando diretamente aos seus criadores favoritos. É como a versão digital de ir até seu músico favorito depois de um show e entregar a ele alguns dólares, com a diferença de que os fãs também recebem conteúdo legal por sua assinatura.
Músicos podem usar estes serviços de assinatura:
- Patreon: Definitivamente, este é o serviço de assinatura mais popular entre os criadores de conteúdo, o Patreon é uma plataforma flexível com toneladas de opções para músicos. Você pode hospedar conteúdo exclusivo, como videoclipes, aulas de instrumentos e demos de novas músicas, apenas para seus assinantes, que pagam uma taxa mensal para acessar esse conteúdo. O Patreon recebe uma comissão de 5 a 12 por cento da renda mensal dos criadores.
- Configure você mesmo: Músicos que estão motivados podem construir seu próprio modelo de assinatura. Pode ser um pouco trabalhoso conectar um sistema de pagamento com conteúdo bloqueado em seu site e seu sistema de gerenciamento de e-mail / SMS, mas a compensação é: você fica com todo o dinheiro. E constrói tudo do seu jeito.
Monetização
Esta é uma categoria bastante ampla, pois a monetização pode significar muitas coisas na indústria da música. Aqui, estamos falando sobre a receita gerada quando alguém usa sua música na mídia, como:
“Content ID” do YouTube: alguém usou uma de suas músicas em um vídeo do YouTube? Quando isso acontece, o YouTube coloca um anúncio no vídeo. Sempre que alguém clica no anúncio, você ganha receita com anúncios.
Ative a monetização do YouTube com a CD Baby.
Licenciamento de sincronização
A inserção das suas canções em filmes, programas de TV, videogames e comerciais pode ser uma das melhores maneiras de receber receitas consideráveis e alcançar grandes públicos com sua música.
A equipe de licenciamento de sincronização da CD Baby inseriu milhares de canções na HBO, na Netflix, nas principais redes de TV e em estúdios de cinema, catálogos de anúncios e muitos outros.
Com o CDB Boost, você terá a oportunidade de posicionar sua música, alcançar novos ouvintes e ganhar taxas iniciais de sincronização, direitos autorais de execução ou ambos! Saiba mais sobre o licenciamento de sincronização.
Cursos Online
Esta é uma fonte de renda que os músicos frequentemente ignoram. Se você é um especialista em uma área específica, inscreva-se para dar uma aula em uma escola online! Ou crie e comercialize seu próprio currículo.
Você é um guitarrista incrível? Talvez você esteja produzindo sua própria música ou reservando seus próprios shows por anos e esteja pronto para compartilhar seu conhecimento com outros artistas independentes. Você pode criar um curso online e ser pago sempre que alguém se inscrever.
Tem algum conhecimento para compartilhar? Torne-se um professor nestas escolas online:
Deve haver muitas outras fontes de renda passiva para músicos, e adoraríamos ouvir suas ideias!
Você tem ganhado dinheiro extra no piloto automático? Nos diga nos comentários abaixo.
* A CD Baby obtém receita de afiliado da Amazon por meio deste link