4 Dicas de como montar seu próprio home studio: com Marco Bosco

A cada dia se faz necessário que o artista independente tenha mais autonomia na produção e distribuição de suas músicas. Principalmente em um momento onde todos os studios estão fechados devido a pandemia.

4 Dicas de como montar seu próprio home studio com Marco Bosco

Por: Regina Santana

Convidamos o renomado produtor musical e percussionista Marco Bosco para entender os prós e contras de montar seu próprio home studio.

A cada dia se faz necessário que o artista independente tenha mais autonomia na produção e distribuição de suas músicas. Nesse momento, em que os estúdios estão fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, as gravações de faixas e álbuns também foram impactadas e nos mostraram a necessidade de aprender algumas técnicas que possibilitem a captação de voz e instrumentos em casa.

“Hoje em dia, a produção é feita quase toda online, o que possibilita uma dinâmica maior entre os músicos e o produtor”, conta Marco. Com sua vasta experiência no mercado musical, ele separou algumas dicas para quem quer começar a gravar em casa

Programas de edição e mixagem de som.

Existem inúmeros softwares de gravação e edição de som, mas a indústria fonográfica mundial adotou o PRO TOOLS como uma linguagem oficial. A plataforma é considerada a melhor, porém, seu preço não é barato e nem tão simples de mexer para quem tem pouca experiência. “Por esse motivo, eu aconselho outros softwares mais simples, como o LOGIC STUDIO, que também pode vir acompanhado de plug-ins como RMX Stylus, que possibilita manipular o som de instrumentos digitais e acústicos”.

Invista em bons equipamentos

Segundo Bosco, trata-se de um investimento a longo prazo. “Quando você adquire uma vez o software, ele será atualizado de tempos em tempos, mas você não precisará pagar de novo”, conta, “Vale a pena juntar uma grana e investir em bons equipamentos, pois assim você não precisará trocá-los por alguns anos”.

O computador é seu instrumento de trabalho, então ele precisa ter uma boa capacidade de memória RAM e placa de áudio e vídeo compatível com o software escolhido.

Para facilitar a produção sonora, também será necessário ter alguns equipamentos:

  • Controlador M-Audio (um teclado digital)
  • Mixer (4 Canais)
  • Microfone Condensador
  • Interface de Áudio (Conecta o microfone ao USB do computador)
  • Caixa de Som Analógica
  • Fone de Ouvido (Headphone)

Prepare o ambiente antes de começar a gravar

Escolha um local onde seja possível captar o som com o mínimo de interferência externa, para que seu áudio tenha uma boa qualidade. “A mesma dificuldade que você tem de não deixar sair o som para não atrapalhar seus vizinhos, também será a de não deixar o som entrar enquanto você toca. Por exemplo, você está cantando e de repente o cachorro late, aí não dá”, brinca Marco.  O isolamento acústico é muito difícil de ser reproduzido fora de um estúdio, mas há algumas técnicas capazes de ajudar a reduzir os ruídos e melhorar a reverberação sonora ambiente. Alguns vídeos no Youtube ilustram bem essa técnica, sem ser necessário “forrar o ambiente como uma caixa de sapato”.

“A melhor escola é o exercício do ofício”

Para Marco Bosco, a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa, assim você conhece melhor as suas ferramentas e exercita a criatividade para solucionar as dúvidas que forem surgindo. “O Google é o grande portal para quem quer começar a aprender, uma vez que você pode achar vídeos e materiais bastante ilustrativos”.

Se a sua aspiração for se tornar um profissional nessa área, então ele aconselha alguns cursos onlines que podem ser encontrados numa pesquisa rápida. Pode ser necessário ter familiaridade com a Língua Inglesa, pois algumas das bibliografias indicadas estão disponíveis apenas neste idioma. “Aqui no Brasil também tem muitos cursos bons e bem feitos, que podem ajudar a dar uma alavancada na sua carreira”.


 4 Dicas de como montar seu próprio home studio com Marco BoscoÉ produtor musical e instrumentista brasileiro, especialista em World Music e Ambient Music. Vencedor de dois Grammy Awards, atuou na produção de discos de bandas consagradas no cenário nacional e internacional, tendo ganhado destaque por sua atuação na Ásia e Europa. Atualmente, é proprietário da produtora CENDI MUSIC.
https://www.facebook.com/marcobosco/
https://www.instagram.com/marcobosco
www.cendimusic.com.br


[hana-code-insert name=’Dig-Distro Ad’ /]

1 Comentário

  1. Pingback : Um Guia para Músicos de Como Fazer Uma Live | SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.