shutterstock_16068823-300x200-1 [Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, do New Artist Model.]

Lidar com o orçamento é provavelmente um dos aspectos mais menosprezados de planejar um novo álbum ou projeto. Se você parar para comparar com todo o tempo que dedica para compor, gravar e fazer marketing, a gerência do orçamento pode acabar nem existindo, ou ficando muito menor que essas outras funções. Pode ser que fazer isso não seja tão animado quanto as ações criativas que você pensou para seu próximo projeto, ou nem chegue perto de ser tão bacana quanto o processo de escrever e de gravar. Entretanto, se planejar bem pode significar que você vai conseguir fazer seus desejos e ideias virarem realidade!

Se você não planejar com antecedência seu orçamento, você quase sempre acabará gastando demais, usando um dinheiro que você poderia usar para fazer turnê do disco, fazer um videoclipe demais, tirar novas fotos da sua banda ou um monte de outras coisas para as quais seu dinheiro poderia ir. E não terá jeito de olhar para trás e ver onde você errou com o seu orçamento, para aprender com os enganos.

Então, antes de ir correndo gravar seu próximo álbum ou EP, não importa se esse for seu primeiro ou décimo, aqui vão algumas dicas de como lidar com orçamento.


Quais SÃO suas despesas?

O primeiro passo é determinar quais serão suas despesas. É bom que você seja o mais específico o possível aqui – a pesquisa será sua melhor amiga. Não chute quanto você pensa que as coisas vão custar. Vá até o site do estúdio, ache alternativas e as liste, faça orçamentos com fornecedores diferentes, tipo vários designers para o projeto da capa do disco ou empacotadores diversos.

Quais são as grandes categorias de gastos que você vai encontrar por aí?

* pré-gravação (composição, arranjo, ensaios)

* gravação (músicos, aluguel de equipamentos, custos do estúdio)

* pós-gravação (mixagem, remasterização, custo de duplicação dos discos, design de arte, marketing)

Faça uma planilha para contemplar todas essas categorias e você terá um orçamento inicial.

Seus gastos pré-gravação incluem tudo que esteja ligado com a composição e o ensaio das novas canções. Você precise alugar um lugar para ensaiar com a banda antes de ir para o estúdio? Você precise de um arranjador para escrever a participação de violinos, metais ou qualquer outro instrumento com o qual você não esteja familiarizado? Você precise pagar para um amigo ou músico profissional pelo tempo de ensaio deles? Não se esqueça de gastos com viagens que você pode ter para ensaiar ou compor.

Os custos de gravação são bem óbvios. Eles incluem tempo de estúdio, aluguel de instrumentos, pagamento dos músicos e taxas de engenheiros e de produtores. Se esse é seu primeiro álbum ou EP, pode ser que você grave boa parte dele no computador, então suas despesas não serão muito altas. Custos de pós-gravação incluem mixagem e remasterização, A duplicação do CD, se você for vende-lo fisicamente, distribuição digital, design da arte do álbum e marketing.

A melhor coisa que você pode fazer é pegar essa planilha de orçamento que eu mencionei antes e manter o controle de todas as despesas ligadas à gravação do álbum. Na primeira coluna, liste todos seus gastos. Tende divide-los em diferentes blocos, de acordo com seu tipo. Por exemplo, gastos pré-gravação vêm antes, seguidos por gravação e por fim gastos pós-gravação.

Corte custos

Uma vez que você tiver todas as suas despesas na sua frente, será bem mais fácil descobrir onde você pode enxugar.  Descubra quanto dinheiro tem disponível e determine o quanto pode gastar para a gravação. Se as despesas excederem o seu dinheiro, é hora de fazer cortes! Essa é a beleza de ter um orçamento para se olhar. Você sempre pode prever o quanto vai gastar, olhar para o contexto de fora e tomar decisões baseado em quanto dinheiro pode gastar e quão grande é sua visão. Agora é a hora de ser realista.

Tempo adequado de ensaio vai com certeza diminuir seu tempo de estúdio, e lugares para ensaiar tendem a ser bem mais baratos (ou de graça, se você ensaia na sua garagem) do que o que você paga para um estúdio. No fim, você deve conseguir as gravações desejadas mais rápido e assim vai gastar menos tempo (e dinheiro) com estúdio. Dependendo do estúdio, você também pode gravar fora do horário de pico – geralmente da meia-noite ao começo da manhã – para pagar menos. Negocie com o dono para conseguir uma pechincha. É sempre válido ter a cotação de mais de um lugar, para poder escolher.

Faça o máximo possível você mesmo

Grave tudo o que puder no seu próprio computador. O software e a tecnologia necessária para fazer a gravação fica mais barato e mais potente a cada ano. Faixas que não são tão importantes para o álbum podem ser gravadas em casa, depois de você ter gravado as principais no estúdio. Mas, como a banda Pomplamoose nos mostrou, você consegue uma ótima qualidade de som gravando em estúdio caseiro com equipamentos simples.

Use qualquer outro talento que você tenha para cortar custos. Se você dá para tirar foto ou fazer arte, coloque esse talento para funcionar e faça sua própria capa! Ou peça para um amigo te ajudar. O Scott Hansen, do Tycho, usa seu talento para designer gráfico e faz vídeos para apresentar nos shows. Se você já fez cursos de engenharia de som. É capaz que você possa despensar o engenheiro e gravar em casa.  Se você é multi-instrumentista, pode dispensar os músicos que tocariam nas suas faixas e gravar você mesmo. Qualquer coisa que você possa fazer sozinho, ou com a ajuda de um amigo, vai ser uma economia de dinheiro que precisaria gastar.

Jogue sua rede para conseguir ajuda

Em qualquer momento do processo de gravação, ter amigos ou pessoas dispostas a te ajudar pode ser uma coisa enorme – e eles podem te dar um discontão. Entretanto, lembre-se sempre que é um caminho de mão dupla. Sempre faça algo por eles também, ou é capaz que eles não estejam mais tão dispostos a te ajudar no futuro. Produtores, engenheiros, artistas, fotógrafos, designers e outros músicos são ótimas pessoas para se estabelecer um relacionamento de benefício mútuo. Se você ainda não tem uma rede com essas pessoas, tente entrar em contato com outras bandas locais e ficar amigos – seus amigos já podem conhecer músicos ou produtores que estejam dispostos a te ajudar.

É claro que, além dessas dicas, há mais estratégias para se conseguir um ótimo álbum dentro do orçamento. Nos cursos online do New Artist Model você vai descobrir como transformar sua música num negócio de sucesso– um negócio do qual você é o presidente! Você vai criar um plano factível e personalizado que vai ajudar a manter sua carreira na música, e você vai conseguir fazer tudo isso só com os recursos que já tem disponíveis hoje em dia.
Se você quiser saber mais dos cursos de negócios da música do 
New Artist Model, baixe esses dois  livros virtuais, em inglês. Você vai aprender a pensar na sua música como um negócio e consegui estratégias de marketing, publicação e gravação, tudo de graça!

[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]