[Este post foi escrito por um colaborador da Praverb.]
Todo artista tem de lidar com queda na venda de álbuns de vez em quando. Geralmente isso acontece depois do furdunço que se segue ao lançamento de um álbum, que eventualmente acaba, ou quando todo seu conteúdo seca.
Algumas pessoas acham que a pirataria tem um papel grande nessa queda de vendas, enquanto outras acreditam que o novo formato do mercado fonográfico é vender singles por “streaming”.
Talvez a falta de conhecimento do grande público é o que impede você de vender mais álbums, ou talvez a masterização e a mixagem das suas músicas não estivesse muito boa. Talvez sua incapacidade de vender muito esteja ligada à falta de dinheiro para se promover.
Independente de qual for a causa da sua vendagem baixa, uma coisa é certa: o processo de gravar, lançar e fazer marketing de música é estressante.
Abaixo, eu dou cinco razões para você ficar para cima mesmo quando a sua venda de álbuns estiver para baixo.
1. Você é uma fera criativa
Seu álbum não alcançou os números que você queria. Quem se importa?! Insista. Continue pensando em jeitos inovadores de apresentar seu conteúdo para o público. Pense em jeitos de estender o interesse por seu novo álbum. Use os recursos disponíveis e assuma riscos. E, acima de tudo, continue criando e lançando músicas.
2. Você está aprendendo o tempo todo
Toda vez que você lança uma nova música, você está aprendendo sobre o que funciona e o que não funciona. Lançar música é um processo experimental, às vezes você é bem-sucedido e às vezes falha. Talvez você não tenha conseguido criar expectativa o suficiente com seus singles, ou talvez a mensagem que você mandou para a sua lista de e-mails, avisando do lançamento, não tenha sido forte o suficiente. Você vai aprender algo novo toda vez que lançar um single ou álbum. Escreva o que você aprendeu e pense em soluções para cada problema.
3. Você está causando um impacto
Há uma música do seu álbum que se encaixa na vida de alguém. A música é poderosa, tem a capacidade de mudar o humor das pessoas. Suas letras, sua melodia, sua percursão, sua energia vocal — eles podem levantar alguém de um estado de depressão. Sua arte e sua música são inspiracionais. Você nunca sabe o que funcionará com as pessoas.
4. Você está amadurecendo como pessoa (e como artista)
Um álbum deveria ser um retrato de um momento da sua vida. Orgulhe-se de compartilhar sua visão do mundo. Sua jornada musical reflexiva sobre os lugares a que você já foi e os a que quer chegar.
5. Você é grato
Você dá valor a seu papel como músico. Você entende de verdade o poder das suas palavras, o poder do seu testemunho. Você é grato às pessoas que investem tempo e dinheiro no seu sonho. Você continua com pensamento positivo, apesar da vendagem pequena. Você sabe que está a só um fã de distância de virar um hit e viralizar. Você sabe que está a um e-mail de distância de conseguir licenciar uma música sua para ser usada num comercial.
Em suma, sorria mais. Aprenda a dar valor ao seu impacto como artista. Você é extremamente talentoso e merece estar animado com sua carreira.
Agora é sua vez, como você continua para cima mesmo quando suas vendas estão estagnadas ou caindo?
—
You may say I’m a dreamer, but I’m not the only one (Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único)… ツ
▶ Praverb.net // ▶ @PtheWyse