Por Lorna Earnshaw
O ideal é fazer repouso vocal se estiver com a voz rouca, dor de garganta, fortes alergias, ou algum problema similar. Entretanto, nem sempre é possível descansar. Nesses casos, devemos redobrar os cuidados com a voz. A seguir, vão algumas dicas:
– Beba muita água durante o dia todo, e não apenas na hora de cantar ou falar.
– Coma maçã.
– Evite álcool.
– Durma bem.
– É melhor evitar balas para a dor de garganta, pois elas fazem com que percamos a sensibilidade ao cantar e forçar a voz por usar a técnica vocal errada.
– Evite bebidas muito quentes ou muito geladas.
– A sua resistência vocal vai cair devido a doença; procure cantar notas mais curtas.
– Opte por arranjos e músicas com menos notas agudas, pois notas altas requerem mais técnica e são as primeiras a sumir em momentos de doença!
– Utilize a voz de cabeça em vez do belting/mix voice, sempre que possível.
– Baixe a tonalidade da música, se possível.
– Procure ampliar o espaço do seu trato vocal, abaixando a língua e subindo o céu da boca para e disfarçar o timbre “fanho”.
– Utilize a ressonância mais oral e menos nasal, pois os seios da face estão cheios de secreção.
– Evite pigarrear.
– Realize o aquecimento vocal leve, apenas com relaxamento, respiração e ressonância.
– Articule exageradamente.
O que você acha dessas dicas? Se você tem mais alguma para compartilhar com a gente, não deixe de comentar aqui embaixo!
Lorna Earnshaw é cantora, compositora e professora de canto há 13 anos. Ela ensina técnica vocal no Certificate Program da Cornel School of Contemporary Music, na Universidade Shepherd de Los Angeles, Estados Unidos, e já ajudou a cantar melhor a mais de 45.000 pessoas na Internet.
Se ainda você não se inscreveu num dos cursos de canto dela, comece por aqui e baixe grátis ‘COMO CANTAR MELHOR: OS 8 ERROS QUE O IMPEDEM DE CANTAR NOTAS AGUDAS E COMO CORRIGI-LOS”.