[Este post foi escrito pelo colaborador James Wasem, do Gigee.me.]
No papel de artistas, sempre estamos tentando criar jeitos novos de chegar até nossos fãs e lhes dar uma experiência única, inesquecível. Há muitas maneiras de chegar em frente a sua plateia e conseguir novos fãs. Você pode descobrir que dá mais certo tocar em certos tipos de lugar e dá menos certo tocar em outros, a depender do seu estilo de música e de apresentação. Você também pode descobrir que seus fãs reagem de maneira diferente à sua música, dependendo da sua escolha de local de apresentação.
Casas de show
Muitas modas de apresentação apareceram nos últimos anos. E há muitas oportunidades únicas de fazer um show e ganhar dinheiro se você pensar fora da caixa das tradicionais casas de show. Eu me lembro de ter começado a fazer turnês em cafeterias, com uma dupla de folk, vários anos atrás. Parece hoje que nós alcançamos aquele mercado enquanto ele estava na moda e surfamos na onda de cafés com foco em música e arte se tornando templos sagrados, onde ninguém queria ser incomodado enquanto o cantor cantava no cantinho. Você sabe que a cena mudou quando um cara debruçado sobre seu laptop pede para o cara tocando violão “desliga essa coisa”!
Aqui vai uma listinha de locais e de ideias de apresentação ao vivo que você pode achar como oportunidade hoje em dia : os clássicos bares, pubs & baladas, festivais & eventos ao ar livre, restaurantes e churrascaria, festa de faculdade, shows caseiros, sessões de apresentação em casa, auditórios, quadras de escolas, CEUs, igrejas, estúdios de dança, galerias de arte e, sim, cafés.
Independente do local escolhido, você tem de levar sua audiência para lá. E se você quer alcançar um número maior de fãs ou fazer novos fãs, faça uma turnê. Enquanto turnês podem ser muito divertidas e recompensadoras, também pode ser um dos jeitos mais caros de alcanças seu público mundial. Junte isso a condições imprevisíveis de clima enquanto você viaja, e você verá o quão dura será sua missão.
Entre na simulação
Um dos melhores jeitos de encontrar sua audiência que mora longe é fazer um “webcast” ao vivo de um evento que você já vá fazer. Isso pode ser conveniente pra você e também para sua audiência online, já que nenhum dos dois terá de viajar para longe para participar.
E esqueça essa história de eventos online serem chatos ou impessoais para quem assiste. Você pode fazer um evento interativo e único para sua audiência online. Muito disso depende do local de show que você escolhe e do tipo de interação que pensa em ter com seus fãs.
Sugestões de eventos online
Talvez você tenha visto alguns eventos online, ou talvez tenha feito parte do grupo de vanguarda que começou a se valer dessa “casa de show virtual”. Assim como há um leque grande de casas de show para escolher no mundo real, há também uma grande gama de escolhas a fazer online. E, como eu disse antes, algo simples como a escolha do local da apresentação pode fazer uma grande diferença em como você interage com seus fãs e como eles vão interagir em troca com você.
Aqui vão alguns exemplos de oportunidades de locais para fazer seu evento online e recomendações de como acessar cada um deles, além de pitacos sobre como adicionar uma pegada digital ao seu evento.
Shows caseiros
Shows em casa são uma opção natural quando se pensa em adicionar uma plateia online ao seu evento. Esse tipo de evento é geralmente pequeno, íntimo, e muito focado em ouvir a música, num clima em que o artista e a plateia podem interagir de jeitos que não seriam possíveis em outros lugares. Permitir que seu público online entre nesse show pode ser tão fácil quando colocar uma câmera na “primeira fila” . E sinta-se à vontade para reagir a qualquer mensagem que chegue online de um fã que esteja assistindo de longe.
DICA: Coloque uma única câmera no lugar do “melhor assento” do seu show, e certifique-se de que a captação e transmissão do áudio para o seu computador esteja 100%. Pense em ter alguém olhando as mensagens que chegam pelo feed da internet e peça que te soprem algumas mensagens, para você poder responder às suas plateias (a que está lá e a online) na hora. Pense em fazer um show caseiro do seu lar, da casa de outra pessoa ou mesmo do seu jardim!
Lançamento de CD
Colocar uma plateia online na festa de lançamento do seu CD é uma ótima oportunidade de aumentar muito a frequência a este evento único. Isso não só é uma oportunidade de marketing fácil, mas também um ótimo jeito de reestabelecer o contato com o pessoal que não acompanha o que você andou fazendo na sua região.
DICA: Vá aumentando animação para a festa de lançamento do seu CD – e a galera local pode até ficar mais animada por ter mais gente assistindo pela internet. Você também pode cogitar fazer um evento exclusivo online, onde os internautas podem ficar sabendo de mais detalhes do seu trabalho e fazer perguntas direto a você.
Workshops e oficinas
Se você é instrutor de música ou tem algum talento para pedagogia do seu mercado, pense em criar workshops online ou em adicionar uma plateia online de pagantes num workshop que você já vá dar presencialmente.
DICA: Faça as pessoas quererem ir ao evento digital. Ofereça tudo o que for oferecer à plateia física a quem for ver pela internet, por exemplo baixar a nova música. E lembre-se de reconhecer a plateia online quando estiver falando no show, ou quando estiver tirando dúvidas depois.
Eventos beneficentes ou para ONGs
Levantar dinheiro online ou usar “crowdsource” para conseguir que fãs banquem seus projetos é a última moda. Quando você fez pela última vez uma campanha no IndieGoGo, no Kickstarter ou no PledgeMusic? Por que não colocar eventos ao vivo transmitidos pela internet para levantar uma grana para seu próximo álbum ou para a causa que apoia?
DICA: Aumente suas chances de levantar fundos com eventos só para internautas. Você poderia se juntar com uma ONG ou grupo que defenda uma causa e emitir um show ao vivo junto com essas pessoas que tentam conseguir dinheiro para boas causas. São três ganhos: um para você, um para seu público e um para as pessoas ajudadas na causa que defende.
O Grande Show
Se você está pensando em incorporar uma audiência online aos seus maiores eventos, cheque antes como seu público vai ver e sentir o evento. Salões grandes podem contribuir para a beleza e a sensação de quem vai, mas você precisa prestar bastante atenção a como sua audiência online percebe o espaço e sua atuação nele.
DICA: Leve em conta o custo que terá para televisionar um show numa casa de shows grande. Certifique-se de que está mesmo incluindo seu público online. Coloque várias câmeras e use técnicas de produção de vídeo e de áudio. Ninguém quer ser “uma mosca grudada na parede” durante seu show – eles querem sentir a mesma energia que você sente!
Independente do tipo de evento ao vivo você vai sediar, só se lembre de pensar e muito nas pessoas que o verão pela internet. Uma das queixas mais comuns em eventos transmitidos ao vivo pela internet é de que as pessoas assistindo não sentem que o artista agiu como se elas estivessem “presentes” com o resto da multidão. Faça seu show online ser único e especial – e você terá uma clientela que volta! E você pode se valer dessa oportunidade para expandir seus negócios para um mundo online com fãs que te dão valor. Pense nas possibilidades…
James Wasem é engenheiro de áudio e de vídeo, além de baterista, e também fundador do Gigee.me. O Gigee é uma plataforma online onde artistas podem transmitir seus eventos ao vivo e vender ingressos para eles, ficando com 80% do valor levantado. Saiba mais em www.Gigee.ME.