7 sinais de que sua ralação musical está dando frutos

 7 sinais de que sua ralação musical está dando frutos[Este post foi escrito pelo colaborador Brandon Waardenburg, fundador do serviço de treinamento de artistas Apparatus.]

O encanto com se apresentar pode acabar bem rápido.

No ponto em que você viu mais palcos de barzinhos do que horas de luz do sol.

Quando você pisa em mais um objeto misterioso e grudento no chão da casa de shows.

Quando o bilheteiro da casa de shows te dá um calote de R$ 100 porque não sabe contar quantas pessoas viram o show.

De verdade, qualquer profissão pode se tornar uma ralação, não importa o quando você se preocupe com manter o foco.

O Mistério

Meu amigão Zach tem uma banda de folk que toca uns 2 ou 3 shows por mês pelos últimos dois anos. Eles passaram por mudanças de componentes e mais do que sua cota de altos e baixos, resolvendo os problemas quando eles aparecem.

Eles tocaram em casas de show pequenas e esvaziadas, e tocaram em casas enormes que estavam apinhadas de gente. Parabéns para ele e seus colegas por não terem deixado a peteca cair.

Nos últimos tempos, algumas portas interessantes começaram a se abrir para eles. E hoje eles se encontram…

  1. Conquistaram um pouco de tempo nas rádios
  2. Fazendo mais shows só da sua própria banda
  3. Ganham tipos diferentes de fãs
  4. Viram seu nome na imprensa escrita

… e, como toda pessoa analítica, Zach foi cavocar para descobrir o que havia mudado.

Ele me ligou outro dia e eu pude notar um pouco de ânimo e curiosidade em sua voz. Ele tagarelou sobre a trajeória da banda e o mistério de saber o que havia acontecido.

A única resposta possível era que a ralação dele tinha começado a ser recompensada, e estava valendo a pena.

A gente então cavocou os fatos um pouco mais e elencou as diferenças entre o ontem e o hoje. No geral, foi um exercício bem inspirador.

Quando saber que sua ralação está começando a valer a pena

Aqui estão esses lampejos de esperança que mostram que sua ralação de artista independente está começando a valer a pena, levando você a uma nova era da sua música:

  1. Você está marcando shows melhores

Um show melhor não significa necessariamente um público maior, está mais ligado ao tipo de show que você vem conseguindo. o surgimento desses shows pode significar que você está ganhando anúncioso em programas de rádio, notícias e críticas em jornais ou que eles estão acontecendo em casas de show melhores. Pode ser também que você esteja tocando para um promoter ótimo ou compartilhando o palco com bandas maiores. A melhor parte desses shows maiores é que eles te dão a possibilidade de conhecer pessoas influentes.

  1. Seus shows são marcados com mais antecedência

Logo depois de sua banda ter sido formada, os dias eram marcados só com dias ou semanas de antecedência (talvez dias), mas agora a procura aumentou e você tem de marcar com maior antecedência (pelo menos de 4 a 6 meses). Por causa das suas habilidades excepcionais de fazer networking, você tem contatos (de casas de shows, outros artistas, promoters, etc.) suficientes para ter certeza de que marcará seus shows com futuro agora.

  1. Você está recebendo convites para substituir outros artistas

Você está recebendo ligações de outros artistas pedindo para substituí-los num show ou fazer uma participação conjunta. Isso também tem a ver com sua capacidade de networking e sua habilidade de construir relacionamentos. A cena da música é uma em que você ganha muito tendo relacionamentos sólidos. E bem feitos.

  1. Sua lista de contatos está bombando

Quando você abre sua agendinha dezenas de nomes caem no seu colo, cada um deles ligado a boas oportunidades. Se você der um toque para alguns deles (e você deveria, de tempos em tempos, para manter seus contatos “quentes”) há muitas chances de que você vá conseguir um show. Mas não pare agora, porque networking nunca acaba Continue conseguindo ao menos um novo nome por show. Para saber mais sobre networking, mergulhe no “Building Music Relationships You Can be Proud Of.” (como construir relacionamentos no mercado de música de que você possa se orgulhar, um guia em inglês)

  1. Você recebe respostas da sua lista de e-mail

Você manda um e-mail para a sua lista e alguma coisa de fato acontece. O tamanho da sua música não é o que importa nesse momento, vocẽ está atrás é de responsividade. Isso pode ser a) os destinatários compram seus produtos b) eles encaminham seus e-mails para os amigos, ou até c) eles clicam no botão responder e te mandam uma mensagem pessoal. Artistas independentes geralmente menosprezam esse último item. Mas pense nele assim: você cultivou uma relação com alguém que se sente confortável para mandar um e-mail diretamente a você. Isso não é uma tarefa pequena.

  1. Você ouve a frase “Eu já ouvi vocês antes” dita de maneira sincera

Quando você fala da sua banda para as pessoas, elas dizem que ouviram falar de você antes – e geralmente de um jeito positivo. Eu digo sinceramente porque no começo, as pessoas sempre dizem “Bacana, já ouvi falar de vocês…” com uma cara forçada, e você sabe que eles estão fazendo isso para serem simpáticos. A época da simpatia forçada passou.

  1. Você está ganhando mais fãs no “boca a boca”

Quando as pessoas vem falar com você depois do show, se inscrevem na sua lista de emails ou te seguem nas redes sociais, eles dizem que ouviram falar de você no Facebook, Twitter, por um amigo ou através de uma matéria que saiu sobre você recentemente. A parte boa disso é que as pessoas estão falando sobre você (…as PESSOAS ESTÃO FALANDO SOBRE VOCÊ!)

O trabalho duro ainda não acabou

É ótimo ver seu esforço sendo justificado, mas agora não é a hora de diminuir o ritmo. A oportunidade é a melhor amiga de um artista, então use-a a seu favor e trabalhe mais duro do que nunca.

 

Vamos manter essa discussão rolando. Sua carreira já deu um salto e depois voltou a cair? Como você conseguiu fazer ela voltar a crescer? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Sobre o autor: Brandon Waardenburg fundou a Apparatus (uma aceleradora artística que dá conselhos e treinamento a músicos e independentes) e também é músico, compositor e consultor. Depois de se formar em música, em 2011, ele começou a trabalhar com artistas independentes, compositores, engenheiros e produtores na sua saga para manter o controle criativo das suas músicas e fazer sua carreira crescer. Inscreva-se para a lista de e-mails grátis e recebe ideias e conselhos de como melhorar sua carreira (em inglês).

[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]