Você tem umas dez composições próprias. Se deu sorte, duas delas fizeram algum sucesso. E como fazer um show, repetindo as duas uma atrás da outra? Não! O SomosMúsica reuniu seis dicas de como manter seu show fresquinho, mesmo se estiver começando no ofício

Se você é um músico independente que faz shows na sua região, você sabe que a maioria das plateias começa a ficar cansada se você fizer muitos shows com muita frequência. E esse perigo fica ainda maior se você ainda não tem um catálogo grande de canções, para dar aquela variada.

Então como deixar seu show ao vivo fresquinho e animado, para as pessoas continuarem indo a ele?

Neste post nós vamos expôr seis ideias legais que você pode experimentar, não importa em que nível da sua carreira esteja.

Não importa qual dessas táticas você for usar, lembre-se de compartilhá-la na hora que for divulgar o show! COnte para os fãs como esse show vai ser legal e único nos e-mails que manda, em seus posts nas redes sociais e nos flyers e pôsteres que colocar pela cidade.

1. Toque com Outros Músicos ou Bandas

Essa é de longe a coisa mais fácil que você pode fazer para manter seus shows frescos e interessantes. Não importa onde você estiver, há de haver outros artistas e bandas que fazem shows na sua região. Fazer um show conjunto não só vai dar uma novidade aos fãs das duas bandas, como vai unir as duas plateias e aumentar suas chances de marcar um show.

É claro que há a disposição clássica de show de abertura e show principal, em que cada banda toca suas músicas separadamente. Mas não se sinta obrigado a ficar nesse arranjo. Tente misturar os repertórios para dar uma novidade aos fãs. Vocês podem um fazer cover da música do outro ou ambos tocarem juntos. Outra opção é os dois fazerem um cover da mesma música, cada um com seu estilo único, para que os fãs possam ver a pegada de cada um dos artistas. Se vocês são ambos compositores ou duplas, podem até fazer um show inteiro juntos.

Fazer parcerias com outras bandas não só vai te ajudar a conseguir levar mais gente a seus shows. As conexões que você fará ao tocar com outros artistas trarão outras oportunidades. É o chamado networking!

2. Faça Covers

Se você está fazendo shows locais e só tem um álbum, do qual pode pinçar umas duas músicas de sucesso, seus shows ao vivo podem ficar monótonos bem rápido. É capaz que você se pegue tocando as mesmas músicas show após show. Por que alguém iria te ver tocar se já viu o mesmo show semanas atrás? Colocar uns covers é um bom jeito de dar uma misturada e atrair mais atenção. Além do mais, ao ouvir uma música familiar, as pessoas vão ficar mais abertas às suas músicas, que ainda não conhecem.

Não tenha medo de usar criatividade nos seus covers.Tente escolher canções que são completamente diferentes do seu gênero e as adaptá-las ao seu estilo. Ou talvez você possa fazer um cover de um homem só para uma música super complexa.

3. Vá de acústico! (ou de elétrico)

Às vezes, simplesmente mudar a instrumentação da sua música pode bastar para dar frescor ao seu show. Se você geralmente usa instrumentos elétricos, experimente fazer um show acústico. E, se você é um artista acústico, tente adaptar sua música para instrumentos elétricos. Esse tipo de arranjo pode ser um desafio mas se alongar criativamente é o único jeito de crescer como artista. Não tenha medo de experimentar e de tentar fazer coisas novas com sua arte.

4. Faça uns Shows em Casa

Shows caseiros são um ótimo jeito de continuar se apresentando (e ganhar dinheiro) sem esgotar por completo as casas de show e bares da região, Além do mais, é um ótimo jeito de desenvolver uma relação pessoal com seus fãs, e de conhecê-los um por um.

Nos períodos entre seus shows grandes, marque alguns shows caseiros. Esses shows particulares serão só para amigos e famílias dos fãs que quiserem te contratar, então há menos chance de ficar repetindo a mesma plateia. Eles vão te colocar na frente de pessoas que não ouviriam sua música de outra maneira e, se você cobrar ingresso ou aceitar doações, vai te gerar uma renda (não esqueça de levar mercadorias da sua banda para vender),

5. Grave ao Vivo

Se você tem os equipamentos e as morais para gravar uma apresentação que ficou bem boa, filmer um vídeo de uma faixa sendo tocada ao vivo pode ser um jeito de dar um ânimo a ais ao show. A oportunidade de ser visto ou ouvido em uma faixa transmitida ao vivo ou num vídeo gravado pode ser um dos motivos que levará o fã a sair de casa. Além do mais, você pode vender o resultado da gravação e usar o vídeo musical para se promover no YouTube.

6. Use Brindes e Concursos

Todo mundo ama um bom brinde ou um concurso! E, muitas vezes, a possibilidade de ganhar algo é suficiente para fazer as pessoas saírem de casa e irem a um show. As possibilidades aqui são literalmente infinitas. Você pode usar brindes para aumentar a pré-venda de ingressos, dando um presente para quem comprar o ingresso antecipadamente. Você pode também dar brindes como incentivo para as pessoas comprarem as mercadorias da sua banda, tipo um CD ou um EP para quem comprar uma camiseta. Ou dar uma lembrancinha para qualquer um que for com a camiseta da sua banda para o show.

Concursos são um jeito ótimo de transformar seus shows em eventos duplos e que incluem seus fãs. Promova um concurso de dança ou uma competição de bater cabelo, cujo vencedor vai poder passar um tempo com a banda no camarim.

Eu espero que sua mente esteja começando a ficar se coçando, cheia de ideias boas para fazer do seu próximo show mais interessante. Se você quiser saber mais sobre como marcar e promover seus shows, pode fazer download do meu ebook mais famoso, Hack the Music Business (Hackeie o Negócio da Música, em inglês) de graça aqui. Ou você pode se encontrar comigo e com mais de 1000 outros músicos independentes no curso online New Artist Model Essential, o programa completo de negócios de música, projetado especialmente para músicos independentes.

[hana-code-insert name=’Marketing Guide’ /]