O segredo para fazer das suas apresentações ao vivo um negócio de sucesso

Foto da banda 9 Mile Roots.

[Este post foi escrito pelo colaborador Steve “Renman” Rennie, um veterano do mercado musical e mentor de artistas no Renman Music & Business e no Renman U.]

Ter um negócio próspero com suas apresentações ao vivo pode ser parte importante do processo de construção de uma carreira. Apresentações ao vivo são quando um artista, suas músicas e seus fãs ficam cara a cara. Uma coisa é cantar num estúdio onde você pode continuar refazendo uma música várias vezes, até chegar no ponto onde quer, ou dar uma trapaceadinha com auto-tune para fazer tudo soar perfeito, e outra coisa é estar numa sala com um artista realmente bom, que se conecta com seus fãs enquanto toca ao vivo.

É verdade que as vendas de discos caíram muito nos últimos anos, mas o negócio de shows não caiu. Um artista que consegue lotar uma casa de shows gera uma receita enorme. E, ao contrário do que acontece com direitos autorais ou uso de sua música num comercial, em que o dinheiro vai-se embora com incontáveis impostos, no mundo dos shows é só você aparecer, tocar e ser pago. Toda noite.

Mas transformar suas turnês num negócio de sucesso não tem de acontecer por acidente ou acaso. Os artistas que mais fazem sucesso com turnês têm uma estratégia para fazer delas um negócio, e usaram alguns elementos-chave.

Então, quais são os elementos essenciais para fazer de suas turnês um bom negócio?

Nº 1 – A Banda Certa

“Vendas de disco vêm e vão, mas uma boa apresentação pode ser eterna.”

Se você é promoter, conseguir a “banda certa” significa conseguir um artista que atraia gente suficiente para pagar as contas. Por outro lado, se você é um artista ou uma banda que está começando, você vai querer ser a banda certa para esse show. E depois que conseguir esse primeiro show, vai querer outro e o único jeito de isso acontecer é continuar melhorando.

Quando você está começando, ser a banda certa significa ser a banda que está disposta a tocar na festa que alguém vai dar no salão de festas. Pode ser até a banda que consegue vender 50 ingressos para os amigos no bar local.

De qualquer jeito, o negócio de turnê de um artista continua rodando muito tempo depois de os discos dele terem parado de vender, então se você quer ser um artista maior e melhor, tem de se apresentar para grupos cada vez maiores e diferentes de pessoas, sempre que possível.

Nº 2 – O Local Certo

“Tudo se resume a colocar o artista certo numa casa de shows que ele consiga lotar.”

Quando você tiver uma banda, precisa achar a casa de shows certa onde a colocar. Isso significa uma casa de shows com a capacidade adequada e que também faça sentido para o estilo da música.

Se um artista está começando na carreira e ainda não consegue arrastar muita gente para o seu show, seria esperto colocá-lo na menor casa de shows que houver. Também seria bom que a vibe da casa de shows fosse parecida com a do artista. Um cantor acústico num bar de rock podreira, que não tem nem cadeiras, pode ser uma péssima ideia. A mesma apresentação num café pequeno, com um clima de intimismo, seria muito mais legal. Se você está trabalhando com uma estrela como a Taylor Swift, que tem um número de datas bem limitado, vai querer tocar no maior lugar que puder encontrar.

Casas de show vêm em todos os tamanhos, e parte importante de fazer um show de sucesso é saber que artistas colocar num club, que artistas agendar num teatro e que artistas conseguem lotar um estádio.

Nº 3 – A Data Certa

“Pense no timing do show quando for decidir onde tocar.”

Geralmente, a data de um show precisa estar ligada com algo que gere interesse. Um álbum novo pode gerar interesse. Uma música que esteja estourada nas rádios pode fazer uma baita diferença. Mas mesmo com esses elementos trabalhando a seu favor, o timing tem um grande papel no sucesso de um show. Se uma banda marca um show bem perto do lançamento do seu álbum, é bem capaz que as pessoas não tenham tido tempo para conhecer (ou para curtir) as músicas novas. E isso vai resultar em vendas piores. Nesse contexto, um empresário esperto pode optar por tocar em casas de show menores antes, e deixar o álbum ir penetrando no público até chegar nas casas de show maiores, quando a música já estiver na cabeça do povo.

Eu aprendi uma lição valiosa sobre escolher a data certa para um show, no comecinho da minha carreira de produtor de eventos. Um dos primeiros shows que promovi profissionalmente foi do Ozzy Osbourne. Eu marquei um show na cidade de Bakersfield, Califórnia, que era um lugar com bom púlbico de Heavy Metal. Infelizmente, escolhi uma data horrorosa (na verdade, o agente escolheu a data e eu disse sim). Eu fiz o show no feriado de 4 de Julho, quando, descobri depois, acontece a maior festa de Bakersfield. Mas ela fica fora da cidade, num lugar chamado Kern River, então meu show terminou sendo um fracasso. Moral da história? Timing é uma parte imensa do sucesso ou do fracasso de um show.

Nº 4 – Ingresso com Preço Certo

“Facilite que seus fãs venham te ver, e eles virão.”

Se você for um artista ou uma banda que está começando na carreira, é melhor facilitar muito que as pessoas vejam seu show, deixando os preços dos ingressos o mais baixos que você puder. Nos primeiros dias, a entrada pode ser de graça, inclusive. A ideia de fazer show é se apresentar na frente do maior número possível de pessoas e melhorar suas habilidades no palco. Conforme você for ganhando fãs e tiver uma história mais interessante, com mais músicas para tocar, pode começar a subir aos poucos o preço do ingresso.

O cantor country Garth Brooks, um dos artistas que mais vendeu ingressos na história, sempre lembrou de onde seus fãs vinham e manteve os preços do ingresso relativamente baixos, mesmo quando ele poderia ter cobrado mais. Seja esperto. Facilite que seus fãs venham te ver, e eles virão.

VÍDEOS COMPLEMENTARES (EM INGLÊS):

Como Construir uma Estratégia de Turnê, com Tom Windish:

https://www.youtube.com/watch?v=7hgPfGj2Vbc

Ferramentas para Artistas: ReverbNation – Traçando a Rota e Fazendo o Marketing da sua Turnê: https://www.youtube.com/watch?v=4HoYW7rNjIo

O Negócio dos Shows, centavo por centavo, com Mark Campana: https://www.youtube.com/watch?v=gpu0B9E1sjE

Sobre o autor: Veterano da indústria fonográfica, Steve “Renman” Rennie, administra uma plataforma de tutores de música online Renman Music & Business e o curso o